Aplicativo android de realidade aumentada para estantes

Se você já trabalhou em uma biblioteca sabe como é problemática a reposição de livros nas estantes. É quase regra geral solicitar que os usuários NÃO reponham os livros de volta às estantes, pois uma vez mal localizados, dificilmente serão reencontrados.

O grupo de pesquisa em realidade aumentada da Universidade de Miami, liderada pelo professor Bo Brinkman, desenvolveu um aplicativo para Android que ajuda os bibliotecários a resolver esse tipo de problema. Usando a câmera de um aparelho com Android (no caso do vídeo ele tá usando um Sansung Galaxy), o aplicativo “lê” uma estante, e com uma sobreposição de RA, rapidamente indica aqueles livros que estão fora de lugar. Ele também irá apontar para o local correto na estante, para que o livro possa ser facilmente relocalizado corretamente.

O aplicativo também pode ajudar a realizar os inventários, gerando um relatório do que uma biblioteca realmente possui em suas prateleiras.

Existem alguns inconvenientes. Livros finos, tais como aqueles encontrados nas seções infantis, são difíceis de marcar. Além disso, o protótipo utiliza apenas 16 bits nas etiquetas, mas Brinkman diz que o grupo está trabalhando em uma versão que lhes permita colocar em torno de 72 bits nas etiquetas, permitindo que o sistema tenha escalabilidade para trabalhar com acervos de grande porte (ver comentários no youtube).

O aplicativo foi desenvolvido pela assistente de pesquisa de graduação Matt Hodges, e será apresentado no próximo mês na conferência Association of College and Research Libraries.

via ReadWriteWeb

—-

Não é a primeira que eu vejo um protótipo como esse. Mas um app do android é uma solução mais simples e barata.

Realidade aumentada na biblioteca por morenobarros no Videolog.tv.

Send to Kindle

6 opiniões sobre “Aplicativo android de realidade aumentada para estantes”

  1. A aplicação em si é meio bobinha, mas as possibilidades da realidade aumentada (RA) são infinitas, imagine um aplicativo no qual vc possa fazer a ligação do livro na estante com o resgitro da OPAC…dá para ficar viajando nas possibilidades. Tenho brincado com o Android desde de o final do ano passaso, vale a pena dar uma olhada na página http://developer.android.com/index.html

Deixe uma resposta