Introdução ao Gephi

Dessa discussão no Facebook da Manuela surgiu a idéia de fazer um post de introdução sobre o Gephi. Espero que o resultado seja útil a quem tiver interesse.

Gephi: “Um photoshop de gráfos”

Gephi é uma plataforma interativa de visualização e exploração de todos os tipos de redes e sistemas complexos, grafos dinâmicos e hierárquicos.”

É um software escrito em Java e roda tanto no Windows, Linux e Mac. Você pode fazer o download do Gephi 0.8 beta aqui.

As principais características do Gephi: Visualização em tempo real, Layout, Métricas, Análise de redes dinâmicas, Criação de cartografias, Clusterização e gráfos hierárquicos, Filtros dinâmicos, Centrado no usuário, Modular e Possui um centro de plugins.

Um pequeno tutorial

Este post pretende ser apenas uma referência inicial para quem está querendo explorar essa poderosa ferramenta de análise de redes.

O que é um grafo?

“Um grafo G é definido como sendo um par ordenado (V,E), onde V é um conjunto e E uma relação binária sobre V. Os elementos de V são denominados de vértices ou pontos ou nós, e os pares ordenados de E são denominados de arestas ou linhas ou arcos do grafo.”

“Um grafo pode ser dirigido ou não dirigido. Um grafo é dito dirigido se suas arestas possuem orientação.”

RABUSKE, Márcia. Introdução à teoria dos grafos. Florianópolis: UFSC, 1992.

No Gephi, nós são nodes e arestas são edges.

Gephi na prática

O primeiro passo é criar um novo projeto. Cumprido esse passo, o Gephi te mostra 3 telas principais: Visão Geral (Overview), Laboratório de Dados (Data Laboratory) e Visualização (Preview). Você pode acessar uma descrição detalhada de toda a Interface Gráfica do Usuário (GUI) aqui. Recomendo sempre começar seu projeto pelo Laboratório de dados:

Laboratório de Dados

Esta área é composta por duas tabelas (Nós (Nodes) e Arestas (Edges)), sendo a de arestas relacional.

Inicie configurando todos os campos de atributos que irão descrever os seus itens de pesquisa. Esses atributos são importantes para gerar estatísticas posteriormente, por isso é fundamental cuidado nesse momento. O Gephi permite o uso de todos os principais formatos de dados para a descrição do campo, mas se não souber o que usar, use “string” para caracteres e “integer” para números. Para criar um gráfo dinâmico, crie uma coluna tipo “integer” (por exemplo, ano), preencha alguns valores, clique em “mesclar colunas”, selecione a coluna criada e como estratégia de mesclagem, escolha “Criar intervalo de tempo”. Será criado uma coluna “TimeInterval” permitindo você utilizar filtros temporais da aba “Visão Geral”. Importante lembrar que a cada cálculo rodado, os resultados são adicionados como campos na tabela.

A aba Arestas já vem praticamente configurada, e é preenchida relacionando os registros adicionados na tabela Nós através de seus IDs. Existem dois campos desta tabela que merecem atenção: Label e Weight. O Label é o nome dado ao relacionamento, que podem dar atributos semânticos para sua rede. E o Weight (Peso) é o valor dado ao relaciomento, esse valor será utilizado nos cálculos no Overview e na representação visual do Gráfo.

Visão Geral

Consulte o GUI Description

Farei um post só para tentar deixar mais claro os cálculos das estatísticas.

Visualização

Consulte o GUI Description

Finalizando

Tem alguma dúvida? Consulte se alguém já postou no fórum, se não, não deixe de postar. Lembrando também uma frase comum em fórums de discussão internacionais: “Google is your friend”.

Coleta de dados

Algumas maneiras de coletar dados:

Twitter: Use o NodeXL.
Facebook: Use o Netvizz.
HTTP ou Rede de links: O Gephi tem um plugin: HTTP Graph. Ou uma melhor e mais trabalhosa opção, usar o NaviCrawler, que é um complemento que só funciona no firefox 3.6 (procure por uma versão portable).

Importando dados do excel

Leia esse tópico do forum: Creating the right Excel file

Send to Kindle

6 opiniões sobre “Introdução ao Gephi”

  1. Bom dia, gostaria de uma ajuda sua sobre o aplicativo NETVIZZ já pesquisei em algumas fontes porem nao
    consegui sanar a minha duvida,
    Quando eu gero um arquivo do netvizz
    ele manda um arquivo para ser inserido no Gephi
    porem quando ele mostra o gráfico ao invez de ser o nome do perfil do face
    ele gera a ID do face como faço pra ele mandar o nome do perfil

  2. Oi!!!
    Tenho um computador com o XP 32, o gephi abre então ele mostra uma informação dizendo que o diretório esta sendo usado e então ele
    some.
    Sugestões?

Deixe uma resposta