Biblioteca Parque Estadual – Rio de Janeiro

Mais uma grande biblioteca pública do país reabriu suas portas, depois de longos anos fechadas, e taí. Nada melhor do que um projeto inovador para oxigenar a crença pública nas bibliotecas.

Todas as informações da biblioteca podem ser encontradas no site, que também ficou da hora: bibliotecasparque.org.br

[fotos encontradas livremente na internet, preguiça de conceder créditos]

34 pensamentos em “Biblioteca Parque Estadual – Rio de Janeiro”

  1. Ontem mesmo eu estava pesquisando sobre design de bibliotecas e não havia achado nenhum exemplo de super design aqui no Brasil. Poxaaaaaaaaaaaaa, ameeeeeeeeeeeeeei. Fica a dica para aqueles que querem aumentar os leitores em suas bibliotecas, nada melhor do que um ambiente que atraia os leitores pela beleza, conforto e um estilo moderno e descolado. Nossas bibliotecas precisam e devem acompanhar o avanço tecnológico em todos os âmbitos, e porque não no design?

  2. Concordo, Mariana. Sou apaixonada por arquitetura de biblioteca e tudo relacionado à organização do espaço, acredito que faz toda a diferença um ambiente desse para a apropriação da informação

  3. Linda e renovada é bem organizada e seu espaço faz a diferença. Diferente e atraente , um lugar que cativa o leitor. É um sonho poder um dia conhecer.

  4. Bom dia para todos!

    Trabalho na biblioteca da UERJ em Nova Friburgo e estamos tentando montar um projeto para reforma da biblioteca.
    Acredito que a biblioteca é a alma da universidade e pensando assim temos várias ideias para transformá-la.
    O problema é que precisamos de muitas orientações e até um arquiteto que trabalhe com bibliotecas.
    Quem puder e quiser participar dessa empreitada, por favor, entre em contato conosco. Nosso facebook é bibliotecadoiprj.iprj ou pelo e-mail ctce.circ@gmail.com.
    Agradeço o espaço e parabéns pela biblioteca exemplar!

    Rogério Pinheiro da Costa

    1. arquiteto é caso sério.. ele fica em separado do ‘loco’ q desenha, num sabe nem se interessa em conhecer nada dos procedimentos e só faz dor e cabeça pra quem executa e depois utiliza; designers tbm têm esse mesmo dom.. num é coisa do outro mundo, basta sensibilidade, coisa inoperante na modernidade.. por exemplo, uma escultura enorme e inútil no centro, onde poderia ser um palco, um teatrinho de arena na parte interna ao ar livre.. a biblioteca parque é linda, tem de tudo,só falta agora os livros.. mas quem se interessa com funcionalidade numa estética de shopping center ?!!!

      1. Era isso que eu ia comentar. A biblioteca realmente está linda, o espaço está super atraente mesmo. O povo precisa disso sim! Mas precisa mais ainda de um acervo de qualidade, né não? Vi pouquíssimos livros nessas fotografias…

  5. Muito bonita mesmo, mas me parece ter mais tamanho do que qualidade. Achei o acervo de livros fraco e desorganizado, com pouquíssimos clássicos, e o acervo de dvds também é fraco, cheio de blockbusters americanos. Cadê os clássicos! Enfim. Ah, e o café é muito caro.

  6. Adorei! Vamos manter, vamos participar para que ela cresça e se aprimore.
    Vou frequentar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!

  7. Cabralzinho demorou 6 anos para reformar essa biblioteca. Gastou “oficialmente” quase 18 milhões de reais para reformar, não para construir do zero! Vocês acham que vai ter manutenção do equipamento e estrutura dessa biblioteca? Previsão: Com o tempo vai ficar sucateada e os equipamentos estragarão. O Judas inalgurou a biblioteca a toque de caixa(esqueci, esse ano tem eleição) com as estantes vazias e acreditem, funcionários me informaram que há caminhões de livros ainda ainda guardados sem ter feito o registro no sistema e serem colocados nas estantes. Vi vários livros nas estantes ainda lacrados com plástico. Não sou contra biblioteca, sou contra políticos oportunistas que se aproveitam de pessoas desinformadas e que não tem retorno nenhum de seus impostos para o lazer, cultura,educação, etc..

  8. Uma vergonha, contratam vários estudantes de outras áreas para desempenhar a função de bibliotecário a um custo muito menor. Não apenas esta, mas todas as bibliotecas-parque. Não entendo porque ninguém fala nada e não vejo nosso CRB agir! Se ele está fazendo algo, eu retiro o que digo, mas nada é dito. Ninguém fala nada contra esse ultrajante insulto à nossa classe.

  9. Muito linda mesmo,espero que todos tenham acesso a este espaço maravilhoso.
    Nós é que devemos cuidar e cobrar melhorias sempre,mesmo porque este espaço é de todos.
    Quero conhecer cada canto e poder apreciar bastante.
    Espero que tenha um espaço para quem deseja fazer pesquisa e estudar também.

  10. Há cerca de um mês, eu e meu Grupo de ESTUDO, fomos visitar BP
    do Estado.Para nós que já montamos o nosso acevo foi fundamental!!!.
    Destaco o espaço para crianças, o espaço denominado ócio.pesquisa TV,etc Quanto ao acervo,está sendo montado aos poucos.TODO O ACEVO fora queimado….

  11. Linda e com uma arquitetura bacana. Mas muito barulho. As pessoas não sabem estar/comportar dentro de uma biblioteca. Gente falando alto e crianças correndo e gritando de um lado para o outro…

  12. Não nada mais maravilhoso do que poder curtir uma biblioteca no centro da cidade. Eu, particularmente, como escritor, sempre que posso dou-me a pesquisar livros antigos e a anotar dados importantes referentes ao Rio Lindo de Janeiro. Contudo, há muito barulho, principalmente por parte de estudantes desavisados, os quais, já na entrada, devem ser orientados pelos seguranças quanto ao comportamento. Mas não são apenas os estudantes que fazem barulho, há também adultos falando alto e usando celular. Por fim, sugiro que aos atendentes que atendam o pessoal da terceira idade com mais consideração.

  13. Gostaria de frequentar a biblioteca mas não estou localizando o endereço. Quais os dias e horários de funcionamento? Grato

  14. Boa tarde gente. Estou fazendo um trabalho sobre essa biblioteca e preciso de plantas e cortes, mas não estou achando… Alguém possui essas informações e poderia me enviar? Eu ficaria muuuuito agradecida! Se alguém puder se disponibilizar meu e-mail é laizcsribeiro@gmail.com. Obrigada!!!

Deixe uma resposta