O que causa o cheiro de livros novos e velhos?

Todo mundo está familiarizado com o cheiro de livros antigos, o perfume estranhamente inebriante que assombra bibliotecas e sebos. Da mesma forma, quem não gosta de folhear as páginas de um livro recém-adquirido e respirar o aroma fresco de papel novo e tinta recém-impressa? Tal como acontece com todos os aromas, as origens podem ser traçadas a um número de constituintes químicos, e permitir o exame dos processos e compostos que podem contribuir para as duas causas.

Quanto ao cheiro de livros novos, é realmente muito difícil identificar compostos específicos, por várias razões. Em primeiro lugar, parece haver uma escassez de pesquisa sobre o assunto – para ser justo, é compreensível que o tópico não esteja exatamente no alto da lista de prioridades científicas. Em segundo lugar, a variação dos produtos químicos utilizados para a fabricação de livros também significa que se trata de um aroma que varia de livro para livro. Adicione a isso o fato de que existem literalmente centenas de compostos envolvidos, e torna-se mais claro por que ele foge da atribuição a uma pequena seleção de produtos químicos.

É provável que a maior parte do “cheiro de livro novo” possa ser atribuído a três fontes principais: o próprio papel (e os produtos químicos utilizados na sua fabricação), as tintas utilizadas para imprimir o livro, e a cola utilizada no processo de encadernação de livros.

O fabricação de papel requer a utilização de produtos químicos em várias fases. Grandes quantidades de papel são feitas de polpa de madeira (mas ele também pode ser feito a partir de algodão e tecidos) – produtos químicos tais como hidróxido de sódio, muitas vezes referido como “soda cáustica”, podem ser adicionados para aumentar o pH e fazer com que as fibras na polpa inchem. As fibras são, em seguida, branqueadas com um número de outras substâncias químicas, incluindo peróxido de hidrogênio; em seguida, são misturadas com grandes quantidades de água. Esta água vai conter aditivos para modificar as propriedades do papel – por exemplo, AKD (dímero de alquilceteno) é comumente usado como um “agente de cola” para melhorar a resistência do papel à água.

Muitos outros produtos químicos também são utilizados – esta é apenas uma visão geral sobre o processo. O resultado disso é que alguns destes produtos químicos podem contribuir, através de suas reações ou não, para a liberação de compostos orgânicos voláteis (COV) para a atmosfera, os odores que podemos detectar. O mesmo é válido para os produtos químicos utilizados nas tintas, e as colas utilizadas nos livros. Um número de diferentes colas são usadas ​​para encadernação de livros, muitas das quais são baseadas em orgânicos dos “co-polímeros” – grandes números de pequenas moléculas quimicamente interligadas.

Como dito, as diferenças de papel, adesivos e tintas utilizadas influenciam o “cheiro novo livro”, por isso nem todos os novos livros cheiram igual – talvez a razão porque nenhuma pesquisa ainda tentou definir conclusivamente o aroma.

Um aroma que tem tido muito mais pesquisas realizadas em torno dele, no entanto, é o de livros antigos. Há uma razão para isso, já que tem sido investigado como um potencial método para avaliar a condição de livros antigos, através do monitoramento das concentrações de compostos orgânicos diferentes que eles emitem. Como um resultado, nós podemos ter um pouco mais de certeza sobre alguns dos diversos compostos que contribuem para o aroma.

Geralmente, é a degradação química de compostos dentro do papel que leva à produção do “cheiro de livro antigo”. O papel contém, entre outras substâncias, celulose, e quantidades menores de lignina. Ambos são originários das árvores a partir do qual o papel é feito; papéis finos contêm menos lignina do que, por exemplo, papel de jornal. Em árvores, a lignina ajuda as fibras de celulose a se unirem, mantendo a madeira dura; também é responsável pelo processo de amarelado no papel com a idade, já que as reações de oxidação causam a decompor-se em ácidos, que, em seguida, ajudam a quebrar a celulose.

O cheiro de livro velho é derivado dessa degradação química. Documentos modernos de alta qualidade serão objetos de processamento químico para remoção da lignina, mas a quebra de celulose no papel ainda pode ocorrer (embora a um ritmo muito mais lento) devido à presença de ácidos nos arredores. Estas reações, referidas geralmente como “hidrólise ácida”, produzem uma ampla gama de compostos orgânicos voláteis, muitos dos quais podem contribuir para o cheiro de livros antigos. Um número selecionado de compostos tiveram suas contribuições identificadas: benzaldeído adiciona um aroma de amêndoas; vanilina adiciona um aroma de baunilha; etilbenzeno e tolueno comunicam cheiros doces; e 2-etilhexanol tem um contributo ligeiramente floral. Outros aldeídos e álcoois produzidos por essas reações têm baixos limiares de odor e também contribuem.

Outros compostos emitidos foram marcados como úteis para determinar a extensão da degradação de livros antigos. O furfural é um desses compostos, mostrado abaixo. Ele também pode ser usado para determinar a idade e composição de livros, com livros publicados após os meados dos anos 1800 que emitem mais furfural, e a sua emissão geralmente aumentando com o ano de publicação relativa aos livros antigos compostos por algodão ou papel de linho.

340px-Furfural_structure.svg

Assim, em conclusão, como acontece com muitos aromas, não podemos apontar um composto específico, ou a família de compostos, e afirmar categoricamente que ele é a causa do cheiro. No entanto, podemos identificar potenciais contribuintes, e, em particular, no caso do cheiro de livro velho, foram sugeridas uma série de compostos. Se alguém é capaz de fornecer mais informações sobre o “cheiro de livro novo” e suas origens, seria ótimo para incluir alguns detalhes mais específicos, mas eu suspeito que as grandes variações no processo de produção do livro fazem deste um pedido difícil.

No meio tempo, se você é incapaz de resistir ao cheiro de livro novo ou velho, vai gostar de saber que uma empresa tem produzido uma série de aerossóis destinados a replicá-los, embora eles já não parecem estar disponíveis para compra. Alternativamente, se você mesma quiser cheirar como um livro, parece que o aroma também está disponível em forma de perfume.

[tradução de What Causes the Smell of New & Old Books?]

cheiro de livro


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

5 respostas para “O que causa o cheiro de livros novos e velhos?”

  1. Avatar de Paula
    Paula

    Ciao Moreno, muito bom o artigo sobre o que causa o cheiro nos livros novos e velhos. Interessante é saber tambem a reaçao do leitor e/ou usuario quando tem o contato com o livro novo ou velho. Mas sobre isso, penso que ja exista alguma coisa escrita.
    Um abraço.

  2. Avatar de Adriana

    Adorei o post … Pois estou pesquisando sobre aromas e a relação existente com o mundo sensorial do olfato.

  3. Avatar de Marina

    Oi! Tudo bom? Indiquei seu blog ao Very Inspiring Blogger Award em meu humilde blog. Só passando para avisar! Dá uma olhada http://loucadobatomvermelho.blogspot.co.uk/2014/07/very-inspiring-blogger-award-indicacao.html

    Um beijão!

  4. Avatar de Magdiel Araujo
    Magdiel Araujo

    Tem alguns erros no texto. Mas nada que uma revisada não localize.
    Abraços.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.