Mashup e Software Livre

Uma das características mais interessantes dos softwares livres baseados na Web é a possibilidade de se fazer mashups com eles. Os softwares baseados na Web em sua grande maioria são conjuntos de scripts, que interagem entre si, e por isso, é possível usar diversos softwares diferentes interagindo. É o mesmo principio da remixagem das músicas por DJs.

E por que o software livre?

Creative Commons - RemixPor que para se fazer mashups é necessário poder modificar o software e para isso não devem ter barreiras legais.

E nós com isso?

Na maioria dos softwares livres feitos para automação de Bibliotecas, ou para a criação de Bibliotecas Digitais, ou mesmo aqueles que são usados por bibliotecas que não foram feitos essencialmente para elas (o que já não deixa de ser uma forma de mashup), é possível adicionar novas funções combinando softwares, o que permite uma infinidade de possibilidades para melhorar a vida do usuário.

Um exemplo que podemos dar é o próprio BSF, que é um mashup dos mais variados softwares, como por exemplo o WordPress, o Ultimate Tag Warrior, Wp-Video, o Flickr, o Tecnorati, o Delicious, FirstRSS, FeedBlitz, e muitos outros.

No post Commons-based Digital Libraries eu falei que a tecnologia não era mais o problema. Quem sabe não seja possível fazer uma Biblioteca Commons somente com mashups?


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “Mashup e Software Livre”

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Muito interessante a idéia do mashup, infelizmente ainda são poucos os bibliotecários interessados em lidar com a parte de desenvolvimento de softwares.

  2. […] Além disso, em algumas oportunidades, pensar em possibilidades se torna um grande diferencial. Acostumamos a lidar com o presente e acreditamos que é só isso que existe. Coisas podem ser feitas de modo diferente. Um exemplo disso, é o computador pessoal: “A contracultura se responsabilizou por trazer o computador do plano industrial-militar para o plano do uso pessoal, quebrando o monopólio da IBM na área da computação. O escritor Pierre Lévy falou, corretamente, em desvio contracultural da alta tecnologia, em “bricolagem high tech” em meio a grupos da “nebulosa underground”, observando que “uma pitoresca comunidade de jovens californianos à margem do sistema inventou o computador pessoal. […]

  3. Avatar de gmail email login

    Mashup software? sounds interesting. Thank you for sharing.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.