Organização das informações em blogs

A organização das informações em blogs é um caso particular devido a sua própria natureza. Os blogs são ferramentas de editoração de sites que utilizam como principal meio de informação os posts. Os posts são informações criadas pelos autores, mas utilizam uma forma de comunicação mais condensada, espontânea e informal. Portanto, não é possível utilizar os sistemas de organização que estamos acostumados a utilizar em bibliotecas. Então, quais são os sistemas de organização utilizados em blogs?

  • Ferramentas presentes em todos os blogs:
    • Ordenação cronológica: O sistema de ordenação mais fácil de identificar em um blog é a ordenação cronológica. Praticamente todos os principais blogs utilizam a ordem cronológica na tela principal para apresentar os seus posts.
    • Busca em texto completo por palavras: As principais ferramentas de publicação de blogs apresentam uma busca simples por palavras. Esse sistema utiliza os textos completos para encontrar as palavras similares dentro dos posts. Sinceramente, considero esse sistema pouco utilizado por visitantes, mas é um item essencial pois disponibiliza a possibilidade de criação de pontos de acesso para cada palavra dentro dos posts. E além disso, possibilita a utilização da lógica booleana.
    • Indexação em máquinas de busca: Os principais sistemas de blogs utilizam bases de dados que são facilmente indexadas por máquinas de busca. Esse normalmente é o principal ponto de acesso ao blog. O grande problema dele é que ele indexa por importância e não por ordem cronológica e o acesso é por similaridade de palavras. Isso pode dar problemas como: O autor do blog criou um post sobre um determinado assunto, mas recebeu alguns comentários ou novas informações e por isso criou um novo post, agora mais completo sobre o assunto. O usuário que acessar por meio de ferramentas de busca normalmente irá encontrar o post anterior, que está indexado a mais tempo e pode ter recebido comentários e links de outros blogs e por isso estar melhor rankeado e por isso não encontrar os posts mais recentes. A solução para esse caso é difícil, e ao meu ver, depende do autor fazer uma remissiva (link) no primeiro post para os posts mais recentes.
  • Outras ferramentas para organização da informação em blogs:
    • download Pulse 3

    • Categorização: Criação de categorias para os conteúdos dos posts. A diferença nesse caso entre a classificação de bibliotecas e a utilizada em blogs é que enquanto as bibliotecas utilizam uma classificação criada anteriormente, os blogs vão criando a estrutura de classificação conforme crescem. É claro que essa estrutura apresenta problemas como a não revisão dos posts anteriores a cada criação de categoria, pois pode acontecer de uma nova categoria abranger assuntos já abordados. E além disso, as categorias podem ser organizadas em ordem hierárquicas. E uma “novidade” e a visualização de nuvens de categorias por peso, salientando as categorias com mais posts das demais.
    • Folksonomia: A utilização de etiquetas (ou tags) para a descrição dos conteúdos dos posts é chamado de folksonomia. As tags são mais informais do que as categorias, mas apresentam o mesmo princípio. A vantagem das tags é a possibilidade de criação de um link automático para quaisquer posts de qualquer blog que utilizam as mesmas tags. Nesse caso, o sistema de tags funciona como um gateway (ponto de acesso ou porta de acesso). As tags possibilitam a visualização da totalidade do conteúdo descrito nessas palavras por meio de nuvem de tags. Elas podem ser ordenadas alfabeticamente (ascendente ou descendente), ou por peso (quantidade de vezes que aparecem) e ainda há um estudo interessante de como melhorar a visualização de nuvem de tags feito por Yusef Hassan Montero. Além disso, poderemos criar buscas específicas para tags, o que pode eliminar bastante ruído na busca. No blog Deakialli há um post interessante sobre a automatização de tags.
    • Outros tipos de ordenação: Outros tipos de ordenações podem ser utilizadas como um pontos de acesso a blogs como posts mais acessados, mais comentados, ou no nosso caso específico, estamos utilizando um sistema de rankeamento que permite aos leitores votarem nos posts e por isso dá para ordenar por maiores notas

    E como sempre: Alguém conhece mais alguns tipos de ferramentas para organização da informação em blogs?

    3 pensamentos em “Organização das informações em blogs”

    Deixe uma resposta