Mashup e Software Livre

Uma das características mais interessantes dos softwares livres baseados na Web é a possibilidade de se fazer mashups com eles. Os softwares baseados na Web em sua grande maioria são conjuntos de scripts, que interagem entre si, e por isso, é possível usar diversos softwares diferentes interagindo. É o mesmo principio da remixagem das músicas por DJs.

E por que o software livre?

Creative Commons - RemixPor que para se fazer mashups é necessário poder modificar o software e para isso não devem ter barreiras legais.

E nós com isso?

Na maioria dos softwares livres feitos para automação de Bibliotecas, ou para a criação de Bibliotecas Digitais, ou mesmo aqueles que são usados por bibliotecas que não foram feitos essencialmente para elas (o que já não deixa de ser uma forma de mashup), é possível adicionar novas funções combinando softwares, o que permite uma infinidade de possibilidades para melhorar a vida do usuário.

Um exemplo que podemos dar é o próprio BSF, que é um mashup dos mais variados softwares, como por exemplo o WordPress, o Ultimate Tag Warrior, Wp-Video, o Flickr, o Tecnorati, o Delicious, FirstRSS, FeedBlitz, e muitos outros.

No post Commons-based Digital Libraries eu falei que a tecnologia não era mais o problema. Quem sabe não seja possível fazer uma Biblioteca Commons somente com mashups?

3 pensamentos em “Mashup e Software Livre”

  1. Muito interessante a idéia do mashup, infelizmente ainda são poucos os bibliotecários interessados em lidar com a parte de desenvolvimento de softwares.

Deixe uma resposta