Referências automáticas

ottobib

Já ouvi falar de vários sistemas que emitem as referências automáticas, e esse é apenas mais um (que não funciona muito bem).

Ver também BibTex, Easybib, EndNote, Citation Machine, FormatEase, todos americanos.

A idéia é muito boa, mas ainda falta no Brasil um sistema que cumpra as normas da ABNT com precisão, e com o menor número de informações possível. No caso do OttoBib por exemplo, basta inserir o ISBN de um livro qualquer, que ele fornece a referência automática, com autor, título, editora, ano, etc. Funciona bem para trabalhos escolares, mas não para artigos científicos.

OttoBib

Alguém sugere outra ferramenta? Ou quer inventar uma 100% nacional, de acordo com NBR 6023?

3 pensamentos em “Referências automáticas”

  1. Olá, Não sou da área, sou Psicólogo Clínico e professor universitário e uso o Bibliografia Pessoal 4.0 (desenvolvido pela Ararazul Desenvolvimento – http://www.bibliografia.cjb.net/). Além do cadastro de meus livros, revistas etc., consigo ainda a referência bibliográfica segundo ABNT (O Estilo ABNT, fornecido com o programa segue as normas NBR 6023 da Associação Brasileira de normas técnicas publicados em agosto de 2000) e ainda tem mais 2 estilos e o próprio usuário pode fazer uma normalização personalizada (o que mais uso por meus trabalhos seguirem o Padrão APA)
    Para mim o programa tem sido bem completo. Minha biblioteca pessoal consta de quase 2.000 volumes e além disso tenho mais de 3.000 artigos cadastrados.
    Espero que possa ter ajudado.
    Grato,
    Nelson de Campos Nolasco
    Belo Horizonte – MG

  2. Oi, sou bibliotecária, do Rio de Janeiro. Tomei conhecimento do OttoBib agora. Não consegui usar digitando o ISBN… Tem de selecionar mais alguma coisa naquele menu MLA, APA… ? Em fim, não consegui usar. Vocês podem me dar uma ajuda?
    Grata. Helena Duval. helenaduval.personal@petrobras.com.br

Deixe uma resposta