Já ouvi falar de vários sistemas que emitem as referências automáticas, e esse é apenas mais um (que não funciona muito bem).
Ver também BibTex, Easybib, EndNote, Citation Machine, FormatEase, todos americanos.
A idéia é muito boa, mas ainda falta no Brasil um sistema que cumpra as normas da ABNT com precisão, e com o menor número de informações possível. No caso do OttoBib por exemplo, basta inserir o ISBN de um livro qualquer, que ele fornece a referência automática, com autor, título, editora, ano, etc. Funciona bem para trabalhos escolares, mas não para artigos científicos.
Alguém sugere outra ferramenta? Ou quer inventar uma 100% nacional, de acordo com NBR 6023?
4 respostas para “Referências automáticas”
Tem o MORE – Mecanismo online para referências, mas ele não é tão legal e prático
Olá, Não sou da área, sou Psicólogo Clínico e professor universitário e uso o Bibliografia Pessoal 4.0 (desenvolvido pela Ararazul Desenvolvimento – http://www.bibliografia.cjb.net/). Além do cadastro de meus livros, revistas etc., consigo ainda a referência bibliográfica segundo ABNT (O Estilo ABNT, fornecido com o programa segue as normas NBR 6023 da Associação Brasileira de normas técnicas publicados em agosto de 2000) e ainda tem mais 2 estilos e o próprio usuário pode fazer uma normalização personalizada (o que mais uso por meus trabalhos seguirem o Padrão APA)
Para mim o programa tem sido bem completo. Minha biblioteca pessoal consta de quase 2.000 volumes e além disso tenho mais de 3.000 artigos cadastrados.
Espero que possa ter ajudado.
Grato,
Nelson de Campos Nolasco
Belo Horizonte – MG
Oi, sou bibliotecária, do Rio de Janeiro. Tomei conhecimento do OttoBib agora. Não consegui usar digitando o ISBN… Tem de selecionar mais alguma coisa naquele menu MLA, APA… ? Em fim, não consegui usar. Vocês podem me dar uma ajuda?
Grata. Helena Duval. he******************@pe*******.br
o problema de não haver um sistema que cumpra ABNT é pq ABNT não é um padrão. Olha por exemplo nesta tentativa…
http://www.citethisforme.com/pt Ao tentar selecionar ABNT há SETE 7!!!! formatos