Periódicos interessantes

Uma pequena listagem do que tá rolando nos periódicos:

D-Lib Magazine: Definição de padrões para repositórios, Professores como usuários de bibliotecas digitais, Necessidade de se educar bibliotecários digitais e outros.

El professional de la informacion: Intranets e outros. E Acesso Livre no anterior.

Ciência da Informação: Acesso Livre à Informação

Perspectivas em Ciência da Informação: um monte de coisas interessantes.

Alguém ai tem mais alguma dica?

2 pensamentos em “Periódicos interessantes”

  1. A questão do livre acesso é super relevante. Os repositórios digitais vieram para ficar. Os estudantes precisam ficar antenados em relação a padrões para gerenciamento de informações e disseminação de informação através destes novos recursos (metadados, rss, etc.).

    No entento, não percebe como este novo modelo ainda representa o profissional desenvolvendo serviços centrados no acervo? Minha impressão é que o problema maior não é o de livre acesso ao material científico. Pois afinal de contas, qual é a parcela da população que está interessada neste tipo de informação? 1%?

  2. No Webology.ir tem um artigo bom sobre profissionais da informação em comunidades marginalizadas, e no número anterior sobre implicações da Web 2.0 na biblioteca, Biblioteca 2.0.

    E no atual número da Informação&Sociedade tem um esclarecedor artigo do Prof. Francisco das Chagas sobre a formação do bibliotecário no Brasil. Vale conferir.

Deixe uma resposta