Por que ler blogs

Em um contexto em que só durante esse pequeno tempo que vc está investindo lendo esse post, está sendo produzido uma quantidade de informação maior do que vc é capaz de ler na sua vida inteira, os blogs são uma maneira de se utilizar da chamada “inteligência coletiva” para ganhar tempo, ou seja, uma espécie de atalho para o que existe de melhor.

Pense na seguinte situação: quanto tempo não perdemos pesquisando assuntos de nosso interesse, tanto no Google quanto nas Bibliotecas Digitais. Normalmente em blogs encontramos dicas de pessoas que já investiram esse tempo e querem compartilhar o que de melhor eles acharam. Por que não aproveitar?

Fora que por blogs atualmente é possível acompanhar novos padrões que estão saindo, tecnologias de ponta e até eventos importantes através do relato de um blogueiro amigo.

Eu acho que os blogs cumprem uma função essencial no meio bibliotecário, que é demonstrar que existe produção de conhecimento por nossa parte fora dos artigos de periódicos (a grande fonte de informação da área). E essa produção é muito mais dinâmica e interativa. Criando inclusive circulos importantes de amizade.

Acabo de descobrir que o bibliotecário 2.0 (β) criou um agregador com as os posts das últimas 25 horas da biblioblogosfera. Genial!

————————————————————

Novidade:

O Deakialli está de casa e cara nova! Confiram: http://www.deakialli.com


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

6 respostas para “Por que ler blogs”

  1. Avatar de moreno

    beleza japa, excelente percepção. Sobre o agregador, ou a gente entra e contato e convence a inserir blogs em outras línguas, o que vai tornar a esfera ainda maior, ou pedimos o código emprestado pra criar um só com blogs em língua portuguesa. era uma idéia que eu tinha, mas não achamos um meio viável que agregasse blogs de diferentes plataformas (WP, MT, Blogger). O cara descobriu, agora falta melhorar o design- ver exemplo da página de blogs do globo, http://oglobo.globo.com/blogs/, pequena sinopse do post e link pro blog original, um meta blog (apesar de estarem todos sob o mesmo servidor)

  2. Avatar de Tudor Mendez

    Realmente muito bom o agregador. Excelente ferramenta para a biblioblogosfera.

  3. Avatar de o bibliotecário 2.0 (?)

    “só durante esse pequeno tempo que vc está investindo lendo esse post, está sendo produzido uma quantidade de informação maior do que vc é capaz de ler na sua vida inteira”

    Segundo o relatório “State of the Blogosphere” para o mês de Outubro de 2006, a blogosfera atingiu 54.000 posts por hora (média ponderada para os posts de entre 30 de Setembro e 30 de Outubro)!

    Mais dados em http://technorati.com/weblog/2006/11/161.html

  4. Avatar de Julio Anjos

    Só para avisar a todos que se a biblio-blogosfera está viva e de boa saude, também a produção científica na área está. Num trabalho académico que estou fazendo, adaptei um “harvester” de OAI e apresento os 50 documentos mais recentes na secção “Ciência” do trabalho, cujo endereço é http://www.bibliorandum.net/

    Só dia 12 de Dezembro houve mais de 30 depósitos em Repositórios Abertos. Pode ser apenas 1% da produção diária da Fisica ou da Quimica, mas mesmo assim é obra!

    Passem por lá e comentem e dêem idéias… o trabalho é de usabilidade e acessibilidade, não de idéias.

  5. Avatar de Donizete

    Aproveito para convidar a todos no Blog “Geraçãobiblio”

  6. Avatar de Donizete

    Veja! novo formato o BLOG “Geraçãobiblio”http://geracaobiblio.blogspot.com/ , faça um comentário.

    Boa Semana para todos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.