Windows Vista e o Speech Recognition

Eu estou atualmente usando a “Release Candidate” do Windows Vista e ele traz uma função interessante, que já existia nos Mac da Apple mas ainda é novidade para usuários do Windows: O Speech Recognition (SR, para não ter que ficar digitando).

O SR é um sistema de comando de voz que serve tanto para executar comandos, quanto para digitar textos no editor (Word, por exemplo). A minha versão só funciona em inglês, o que para mim é um sufoco, mas pelo menos serve para brincar…

O interessante é saber que esse é um caminho inevitável para a forma de como entraremos dados em sistemas computacionais. Isto é, como nos relacionaremos com as máquinas. Os recursos que conhecemos atualmente, teclado e texto fatalmente serão menos utilizados em detrimento ao som e imagens informativas não textuais (icones, videos, interatividade com Inteligencia Artificial em som e video). Para nós caberá a pergunta: E como organizar tudo isso? ou também, como utilizar isso a nosso favor, agregando valor?

8 pensamentos em “Windows Vista e o Speech Recognition”

  1. Esse sistema de comando de voz foi lançado pela IBM em 1997, 1998 só que não me recordo o nome do software.
    O interessante é que você ia fazendo “um treinamento” para que ele reconhecesse sua voz. Havia inclusive a versão em Português. Desconheço a razão pela qual “não pegou”. Sumiu.

    É algo muito semelhante as funções de comando de voz que encontramos em alguns aparelhos de celular hoje em dia.
    Sem dúvida é algo a irmos aprendendo, nos acostumando, pois agora vem “prá ficar”.

  2. O nome do software da IBM é o ibm via voice, e não pegou porque era muito ruim, tanto que foi retirado do mercado em pouco tempo pela ibm. A maioria das palavra o via voice escrevia errada, mesmo falando bem devagar. Ou seja, a IBM ganhou dinheiro com um produto que não fazia o prometido. Quando comecaram os processos judiciais ela resolveu tirar do mercado.
    A IBM também sofre da sindrome da microsoft, aquela, “parece que não foi feito aqui”.

    1. Muito ruim????
      Eu comecei a usar e fiz as leituras que o programa pede, depois fui aperfeiçoando, a cada texto escrito eu adicionava novas palavras ao dicionário do programa…, agora quase não erra mais. Claro, alguma coisa sempre preciso corrigir, mas o programa é excelente!!!
      Pena não estar mais disponível. Eu tenho uma cópia em cd, mas parece que falta um arquivo de instalação, pois não consigo instalar no computador novo que comprei…

  3. Parece que não funciona muito bem: http://www.liveleak.com/view?i=c463074f30

    😀

    Eu usava um sistema desses, desenvolvido pela Philips, o Free Speech, e era bastante razoável, rodava num Pentium 200 com Win98! Na época, 2000/2001, a Microsoft já oferecia suporte ao reconhecimento de voz, havia inclusive assistentes animados, um Mago, um Papagaio, e outros. A tecnologia era da Lernout & Hauspie, e o sistema era o Microsoft Agent. Acho que ainda dá pra baixar e instalar em http://www.microsoft.com/msagent/downloads/user.asp

  4. Olá,

    Meu Windows Vista(home premium) está em português e devido a isso o programa de reconhecimento de fala não funciona, dizendo não ter suporte à linguagem. Gostaria de usá-lo em inglês, mas as opções de troca de linguagem que o Windows oferece não fazem com que o “speech recognition” funcione, nem alteram a línguagem do sistema operacional como um todo.

    Qual seria a solução?

    Alguns sites sugerem utilizar um programa(Vistalizator) para instalar o “MUI” referente a língua inglesa, isso resolveria?

    Se alguém puder ajudar, por favor mande um email.
    Obrigado!

    1. Olá Miguel, eu acho que sei como resolver o teu problema.
      Quando ligares o teu pc carrega F11 e há-de te aparecer um menu. Nesse menu está lá tipo… opções (Tu depois vês onde é),procura por ‘linguagem’ e escolhe.
      Isto deve mudar tudo, se eu estiver a fornecer a informação errada então não sei.

  5. Olá Miguel.
    Olha estou exactamente com o mesmo problema que tu, efectivamente, já fiz as alterações que me são pedidas, mas após fazer-las, o programa em si diz-me que “A assemblagem referida não está instalada no sistema”, isso acontece sempre que tento fazer o reconhecimento da voz ou algo do genero.
    Por sua vez e após umas quantas horas aqui perdidas em pesquisas, encontrei esse mesmo programa, que infelizmente disse ” não é possivel adicionar mais linguas no seu sistema, está cheio”
    Bem se está cheio não sei, porque já tentei ver onde poderia desinstalar alguma lingua, nomeadamente chinês porque não me faz falta alguma, mas não encontro sitio algum onde estão as linguagens.
    Se eventualmente, já encontras-te solução para o teu problema, partilha comigo, entrando em contacto para o meu e-mail (jpsm17@hotmail.com), de qualquer forma se eu encontrar algum metodo que deia resultado, entrarei em contacto aqui, e tentarei explicar como fiz!
    Abraço a todos.

  6. Uso o reconhecimento de voz do Windows Vista, mas só consegui “me entender” com ele, depois de instalar um add-on chamado Voice Finger ( http://voicefinger.cozendey.com ), que facilita em muito clicar em qualquer ponto da tela usando a voz.
    No mais, espero que o reconhecimento no Windows 7 esteja melhor.

Deixe uma resposta