Tim Berners Lee

O Tim Berners Lee é um genio, começando pela criação World Wide Web.

Por que da genialidade?

Por que lá na década de 80 ele começo um projeto de hipertexto em rede que não deu certo. Ele desistiu desse projeto? Não, ele aprendeu com ele.

Em 1989, ele identificou um problema na empresa em que trabalhava, o CERN. Ele percebeu que haviam diversos tipos de computadores, com diversos sistemas operacionais diferentes (UNIX, DOS, Mac) e isso impedia os pesquisadores de trocarem informações entre si. Ele então utilizou o que aprendeu com o projeto que não deu certo, adaptou ele a Internet (que já existia) e criou um sistema de comunicação baseado em padrões (basicamente 3: HTTP, HTML, URL). Isso foi revolucionário.

Ele teve dois pequenos enganos: Não criou um browser e o seu primeiro software para acessar o sistema era de edição de conteúdo e não de consulta, pois acreditava que todos iriam contribuir (isso efetivamente não ocorre, segundo informação obtida no deakialli, 1% dos usuários criam todo o conteúdo da web, 19% são contribuidores e 80 % são leitores)

Isso demonstra que ele sempre pensou no lado social da web, pois criou uma arquitetura aberta a contribuições, um organismo para dar suporte ao desenvolvimento (W3C)… isso lá em 1990 e não na Web 2.0.

Recomendo para quem tiver um tempinho sobrando que leia a seção sobre a história da web.

3 pensamentos em “Tim Berners Lee”

Deixe uma resposta