Bibliorandum

Eu estou impressionado com o bibliotecário 2.0 (β), que nem virou ainda release candidate, mas já criou coisas geniais para a área.

Pelo que tenho acompanhado, ele acaba de criar o Bibliorandum: uma ferramenta de busca para “o universo de páginas de bibliotecas portuguesas, blogues de bibliotecas e de profissionais e investigadores de Informação-Documentação”.

Uma das funcionalidades que mais gostei foi a adaptação do harvesting de OAI para a nossa área (chamado de Akademya). Isso permite saber o que está sendo depositado nos repositórios abertos. Quando ele implementar a possibilidade de RSS ou o alerta por e-mail (que nos permitirá acompanhar a produção científica mundial da área), ai sim vai ficar fantástico.

1 pensamento em “Bibliorandum”

  1. Obrigado pelas simpáticas palavras, assim o meu professor pense o mesmo. Sejam benvindos ao meu “trabalho de casa”

    O RSS já funciona. Ainda o tenho de fazer o sectorial, ie: um RSS para informações lusófonas, um RSS para latinos (castelhano , francês e italiano), um RSS para anglófonos e um para tudo o resto (nunca se sabe quando aparece algém que consegue ler Russo ou Grego ou Turco?!) antes de me abalançar para o alerta por email, que quero fazer também para estes 4 sectores linguisticos.

    Outra coisa interessante (pelo menos está dando um trabalhão) é a sala de revistas neste momento a nascer em http://www.bibliorandum.net/periodicos.php, mas o forte aqui vai mesmo ser a pesquisa no universo agregado destas revistas… e de outras assim que conseguir agregar debulhas de OAI com feeds de RSS (e que porá a dlib, a adriane, etc no saco).

    Queria chamar a atenção para isto ser um produto ainda abaixo de beta, aliás nem sequer alfa (chamo-lhe mesmo “aleph”) conforme explicado em http://www.bibliorandum.net/sobre.php e (até de maneira mais completa) http://www.bibliorandum.net/about.php .

    Se tiver tempo até Abril hei-de pôr uma secção de apontadores para podcasts biblionómicos de que já há uns 5 nos EUA (alguem me sabe indicar se há algume a produzir no mundo lusófono ou pelo menos latino) e library videos.

    Feliz 2007 a todos!

    Julio Anjos

Deixe uma resposta