É duro para mim, que escrevi meu TCC exatamente exaltando que o tesauro seria uma ferramenta importante para o desenvolvimento futuro da Web, admitir que o uso de tesauro é inviável para organizar documentos na Web (Web, não em bibliotecas).
Tenho que admitir o maior erro que fiz durante o trabalho: acreditar que o futuro seria linear, isto é, acreditar que o que surgisse de novo não atrapalharia o desenvolvimento que estava em curso. E o novo surgiu durante o trabalho e não depois… mas na época optei por não falar de folksonomias, e hoje reconheço o erro.
O lado bom de tudo isso é saber que apesar da inviabilidade atual, os princípios fundamentais dos tesauros como o estabelecimento de relações entre termos será algo muito importante. O tesauro então não morreu, apenas sofrerá mutações que o tornarão irreconhecível para os bibliotecários mais antigos, mas que o tornará uma ferramenta muito útil.
Como?
Imaginem em e-commerce: Vc quer comprar uma câmera digital. O fabricante poderia disponibilizar um arquivo com todas as especificações em formato legível por máquinas. Esse arquivo poderia ser relacionado com gateways (termos de tesauros), que devem estar descentralizados e conectados com outros gateways de descrição por meio de relacionamentos que devem estar em formato legível por máquinas, como por exemplo um gateway chamado “3.1 MP”. Assim, outras câmeras estariam relacionadas a esse gateway e vc poderia com um click, obter todas as informações, tabelas comparativas e outros dados sobre todas as câmeras digitais que tem a resolução de 3.1 MP, e ainda, como o 3.1 MP poderá estar relacionado com um maior, como 7.1 MP, seria possível comparar outros modelos melhores e perceber que compensa comprar uma melhor. Tudo isso sem ter que entrar em site por site de fabricante ou obter informações incompletas em sites de e-commerce. Fora as comparações de preços (em toda a web e não apenas em alguns sites)
Fora as aplicações em relação a web científica…
Para tanto, ainda falta flexibilizar as normas de tesauros (mesmo as já flexibilizadas como o SKOS) e ainda, desenvolver um sistema aberto para manipular todas as relações possíveis. Com certeza vai demorar muito, e quem sabe ainda pode aparecer alguma coisa nova e mudar tudo de novo.. hehehe
Deixe uma resposta