Analfabetismo Visual

Tenho sorte em pertencer a última geração que nasceu antes da famosa World Wide Web, pois me permitiu acompanhar toda a sua evolução e perceber que quem faz a WWW são as pessoas e não a tecnologia (tá certo, isso tá em moda atualmente), mas porque eu digo pessoas? Por que já erramos muito e ainda continuamos errando muito nesse ambiente virtual. Tive um professor que nos dizia e que somos analfabetos visuais, isto é, ainda somos muito dependentes do texto para nos comunicar e ainda não sabemos lidar com esse novo ambiente. No seu livro, ele fala que sente falta de tradição, de buscar referências importantes. E na época que ele escreveu (2001) não existia Web com cara de Web, pois tudo o que existia poderia ser feito com sucesso em outras mídias. Hoje a coisa mudou um pouco (e o livro dele está sendo atualizado), mas ainda dá para perceber que temos que aprender a comunicar visualmente. (o que o video acima faz muito bem)

Espaço existe de monte: Comunicação científica … os catálogos de bibliotecas que são feios e ineficientes (ah, infelizmente as Bibliotecas Digitais estão indo pelo mesmo caminho) e fora que o grande desafio é aprender a comunicar visualmente grande quantidades de dados.

Ainda volto a esse assunto posteriormente e deixo uma dica que vale a pena visitar: Visualmente


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Analfabetismo Visual”

  1. Avatar de Patricia
    Patricia

    poxa esse site ta ruinzinho, galera façam outro layout e configurem esse word press direito, acredito no potencial de vcs…seria bom fazer um layout personalizando ao invés de copiar e colar codigos e mashups..assim fica complicado, deve ser por isso que esle está cheio de erros nos posts, comentários. Qualuer coisa tem o fabiano caruso q mexe com blogs e podem dá uam força a vcs. abraços

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.