História dos blogs no Brasil

Algumas semanas atrás os editores do BSF receberam um convite do pessoal do blog alemão Infobib para participar de uma série de posts com diversos blogueiros bibliotecários ao redor do mundo, relatando as perspectivas blogueiro-bibliotecárias em cada país. Eu me dispus a escrever o artigo e enviar para eles. A iniciativa é excelente, os caras estão de parabéns por querer conhecer novas realidades profissionais e uso dos blogs por parte dos bibliotecários. O meu artigo está disponíveis em inglês, dentro da seção que se chama LibWorld. Já tem lá relatos do Irã, Noruega, Hungria, Espanha e outros.

Após algumas trocas de email, Nadine me pediu que eu fizesse um apanhado histórico dos blogs relacionados à biblioteconomia no Brasil e apresentar alguns bons blogs dentro desta esfera. Eu tive que explicar que, por razões diversas, os blogs relacionados à biblioteconomia no Brasil nem sempre representam bibliotecas como uma ferramenta institucional per se, e poucos são criados como representação de uma camada liberal profissional, o que é comum em outros países e talvez pareça estranho para eles (não conheço bibliotecários de instituições públicas, além dos presentes na minha lista de menções, preocupados em expor e compartilhar suas atividades rotineiras através de blog, por exemplo).

Os poucos blogs bibliotecários que eu consegui catalogar até hoje são de profissionais da área de informação que executam atividades relacionadas à tecnologias de alguma forma, ou de estudantes de biblioteconomia que começam a escrever blogs como um desvio forçado do padrão acadêmico de comunicação científica, onde em grande parte, somente pessoas possuidoras de títulos acadêmicos e patentes são capazes de publicar em periódicos qualis da área.

Eu escrevi em inglês, e acredito haver alguns erros já que eu nem sempre entrei em acordo com o corpo editorial de lá. Então posso traduzir para o português se quiserem e ir publicando aqui. Mas visitem o blog, e leiam os outros textos, deixem comentários. Essa é uma das melhores iniciativas da biblioblogosfera em anos e merece ser valorizada.

Brazil ranks first in concentration of servers and using internet in Latin America1.
Concerning quality and quantity the scientific offer is barely short of the European. Not only the National Library offers some online services on her homepage. For instance you can save queries (Minha estante, my shelf) and compile your own profile (Cadastro, personal entry) including an alerting service. Also unofficial contributions are interesting, for a thing the virtual library Bibvirt created by Brazilian students. It records a significant number of Brazilian and Portuguese literary works, some of them in full-text version.

Today our guest author Moreno Albuquerque de Barros will define the role of the Brazilian biblioblogosphere. He is a Brazilian librarian and editor of ExtraLibris and BSF blog and has already written a few articles on the blogging subject.

Infobib e LibWorld

8 pensamentos em “História dos blogs no Brasil”

  1. saudações!!
    Interessante a questão… os biblios não escrevem blogs por não ter tempo? por falta de “intimidade” com eles? preconceito? ou por não saber bem o que publicar?

    na dúvida, daremos tempo ao tempo e vamos ver o que acontece! (será que os Bibliotecários encararão o desafio?? cenas dos próximos capítulos)
    🙂

  2. Adorei este site e gostaria de fazer parte dele.
    Ola,
    Meu nome e Lilian Imsirovic, sou Bibliotecaria e desenvolvo projetos de organizacao de Bibliotecas Particulares – Residencias e Acervo Fotografico-Banco de Imagem.
    Fone- 80878283
    melldesofia@yahoo.com.br

  3. Olá!

    Mantenho um blog sobre biblioteconomia, ed. patrimonial e afins e tenho dificuldades em obter colaborações de colegas, mas procuro disponibilizar um conteúdo relevante, atual e opinativo, algumas vezes. Há artigos, eventos, notícias…

    Visitei os blogs linkados aqui no BSF (nov. 2009)e muitos estão “abandonados”, e penso se não seria interessante disponibilizar outros links, sendo que, sem falsa modéstia, gostaria de sugerir o meu blog!

    Conheçam-no em http://biblioteconomiaepatrimonio.blogspot.com.br

    Agradeço o apoio de vocês, porque até agora não consegui o apoio de nenhum outro blog ou sítio de biblioteconomia relevante. É difícil produzir sobre biblio se o pessoal de biblio não te lê…

  4. Oi sou tecnica em biblioteconomia e gostaria de participar dos blogs dos bibliotecarios sem fronteira,tambem tenho um blog me visitem.lleudysporto.blogspot.com e deixem comentários

  5. Olá, meu nome é Edson, sou graduando em Biblioteconomia, e estou a cada dia me apaixonando mais pelo curso, as disciplinas,e tendo em vista o grande crescimente da interação entre bibliotecas com as tecnologias, estou gostando cada vez mais do curso que estou fazendo, mas gostaria de saber de vocês que já fazem estão engajados na área de biblioteconomia se terá como: sendo bibliotecário consiliar no futuro duas áreas que também gosto muito: a informática em si e também a área de Letras.

    um abraço e muita sorte a todos os bibliotecário

Deixe uma resposta