Bastante cuidado quando ouvirem qualquer coisa sobre Web 2.0 nos dias de hoje, principalmente porque quem estás a defender Web 2.0 como uma r/evolução na Web hoje, está pelo menos 2 anos atrasado na cronologia dos fatos.
Se uma série de propostas e conceitos está baseada em ambientes colaborativos e a emergência de uma estrutura surgente – bottom up – enquanto que na realidade estão promovendo estas propostas e conceitos sem executá-los de fato, então é bem possível que não compreenderam direito do que se trata Web 2.0.
Um erro comum é tentar a inclusão forçada de um grupo de pessoas em uma esfera colaborativa – intranet 2.0, ciência 2.0, biblioteconomia 2.0, etc, ou por exemplo, em ferramentas educacionais como Elgg, Moodle – imaginando que todas as pessoas criarão seus blogs, professores irão inserir seus insights e todos compartilharão informação, produzindo conhecimento, fazendo a comunidade prosperar. Não, não funciona desta maneira.
O meu entendimento indica que [velha] Web 2.0 não diz respeito às tecnologias colaborativas em si (Orkut, Elgg, Youtube) e sim o que estas tecnologias trazem de benefício para a comunidade a qual se volta. Mas o ponto principal é compreender que a comunidade precisa construir sua necessidade colaborativa. Senão os softwares sociais serão encarados como meros softwares e não como “promotores de uma possibilidade” coletiva.
Existe uma grande barreira cultural e até de aptidão tecnica que tende a posicionar a dita Web 2.0 como mais um questionamento aos profissionais – ó céus, qual é o papel do profissional da informação frente à esta r/evolução? Calma, poucas coisas mudaram, estão mudando e vão mudar, porque todo este conceito é direcionado em grande parte para um elite da Web, já que poucas pessoas ainda são capazes de associar a utilização de softwares com uma estrutura que quebra noções de autoridade.
—–
Esta semana será realizado um evento em Portugal com a temática Web 2.0 relacionada à Ciência da Informação, iniciativa do colega blogueiro Fabiano Caruso.
Visitem o site, a programação está disponível.
Deixe uma resposta