Mahalo é mais um novo serviço de buscas operado por humanos (e não algoritmos). Espera-se superar as buscas no Google dentro de pouco tempo (sei não…). O grande lance é tentar eliminar todas as páginas spams que normalmente os resultados de busca em máquinas carregam consigo, tendo em mente que os humanos, teoricamente, possuem melhor compreensão da informação relevante para consumidores e a melhor forma de ela ser apresentada.
Na prática, não vi nada demais. Pra quem sabe o que quer, qualquer máquina de busca serve, e pra quem não sabe o que quer, qualquer resultado pode servir. Dá até pra fazer um paralelo com serviços de bibliotecas. Mahalo ainda está muito americanizado. Seus 30 e poucos funcionários são de lá, e eu fui querer saber mais, descobri que estão contratando mão de obra ao preço de $10 a $15 por resultado de busca.
O engraçado é que eles incentivam os funcionários a doar seus rendimentos à Wikimedia e assim ajudar o Wikipedia a continuar existindo.
O que me leva a um outro ponto. O Wikipedia corre risco de sair do ar (e corre mesmo, não como esses boatos e spams que a gente recebe dizendo que o Portal Capes e Portal do Domínio Público vão fechar), o Wales já tá cansado de pedir dinheiro por aí pra manter os servidores rodando. A questão é: você contribuiria com dinheiro para manter o Wikipedia no ar?
Deixe uma resposta