Introdução à Biblioteconomia

Acabei de ler o livro: Introdução à Biblioteconomia – Segunda Edição, do Edson Nery da Fonseca.

É um livro que eu deveria ter lido no começo da minha faculdade, que conta a história da Biblioteconomia e que para mim é de extrema importância para a criação de uma identidade na Biblioteconomia.

Recomendo aos estudantes, mas também aos bibliotecários.

18 pensamentos em “Introdução à Biblioteconomia”

  1. Dafne, eu já me formei e só agora fui conhecer a história da Biblioteconomia, então acredito mesmo que vale o investimento (o livro é baratinho em relação a maioria por ai..)

    ah, isso me lembra que só fui capaz de explicar o que era biblioteconomia aos meus amigos quando estava no 3º ano.. hehehe..

  2. opas..minha monografia vai ser sobre a historia de biblioteconomia no Rio Grande do Norte, onde faz 10 anos q o curso foi implantado..mas para isso se faz necessario que eu fale antes sobre a biblioteconomia no brasil..esse livro ajudará nesse tema? se tiver algo sober ahistoria da biblioteconomia no brasil..e o profissional biblioetcario..e quiser me mandar p incrimentar minah monografia, ficarem muito grato..desde ja te agradeço.
    meu nome é Sebastião Lopes Neto, e meu email é netoufrn@hotmail.com
    desde ja agradeço.

  3. Olá, Lopes.

    Antes de auxiliar, dentro das minhas possibilidades, ao referido aluno, gostaria de aproveitar este instrumento democrático para dizer que:

    deve ser papel do orientador(a) sugerir a leitura na revisão de literatura para elaboração de conteúdo da literatura cinzenta, neste caso, uma mongrafia de graduação. Fica aqui meu registro sobre o assunto.

    E, dando prosseguimento, espero poder ajudar o Lopes com a literatura que de alguma forma contextualiza a biblioteconomia nacional sob os aspectos históricos, teóricos e práticos. Por tanto seguem as informações q disponho abaixo:

    1 – CASTRO, César Augusto. História da biblioteconomia brasileira. Brasilia: Thesaurus, 2000. 288 p. ISBN 857062239-2.

    2 – MILANESI, Luis. Biblioteca. São Paulo: Ateliê, 2002. 117 p. ISBN 857480118-6.

    3 – FAR EL, Alessandra. O livro e a leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. 72 p. ISBN 857110918-4

    4 – MIRANDA, Antônio. Ciência da Informação. (Org. pela Elmira Simeão). Brasilia: Thesaurus, 2003. 212 p. ISBN 857062374-7. (Ler Apresentação, Partes 1 e 2).

    5 – MORAES, Rubens Borba de. O bibliófilo aprendiz. 4. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros; Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005. 207 p. ISBN 858563713-7.

    6 – VERRI, Gilda Maria Whitaker Templários da ausência; experiencia das bibliotecas populares no Recife. Recife: Pimes/UFPE, 1990.

    Além disso vc pode conseguir alguns artigos, que seria recomendado vc ler, por tomarem menos tempo e apresentarem o assunto de forma mais objetiva e suscinta, nas diversas revistas eletrônicas editadas no país.

    Boa sorte no trabalho.
    Abraço.
    Diego Salcedo – DCI – UFPE.

  4. Prezado Dafne,

    Que bom que leu um pouco sobre a história do campo disciplina da Biblioteconomia na visão de bibliotecário erudito como Nery da Fonseca. Se tiver interesse em aprofundar seus estudos, recomento ler um artigo introdutório de Jesse Shera e Margareth Egan do livro de Bradford sobre Documentação, em que apresentam uma abordagem retrospectiva sobre os percursos e problemas da Biblioteconomia. Muito embora o artigo seja do início da década de 1050, parece uma leitura ainda muito atual. Além deste e das sugestões que já recebeu, também recomendo ler a tesse de doutorado da Solange Puntel Mostafa concernente à epistemologia da Biblioteconomia, o livro Ordenar para desordenar que é a editoração da tese de doutorado do Luiz Milanesi, assim como o meu livro Biblioteconomia: dimensão social e educativa publicado pelas edições UFC. Se desejar outros textos eletrônicos muito interessantes sobre a temática (informar a língua além da vernácula), envie-me uma mensagem para fatimaportelapcmc@yahoo.com.br.

    Cordiais Saudações
    FPCysne

  5. oi gostei muito do site, gostaria de ter contato com alguns bibliotecarios e saber se alguém conhece alguma faculdade de Biblioteconomia aqui em minas gerais. abraços

  6. Olá Bibliotecários, futuros e interressados pela profissão.
    Estou na etapa final do curso de Biblio… já li vários materiais interessantes sobre a história da biblioteconomia, mas estou precisando de mais coisas sobre história da biblio…e Gestão da informação. Se alguém quiser colaborar com a minha pesquisa desde já agradeço.

  7. Estou cursando o 1º periodo de biblioteconomia, e pediram esse livro, não encontro em lugar nenhum, alguem sabe me dizer onde encontra-lo????
    Grato

    Cleide SErra

  8. Ola, meu nome é Dandreia e estou cursando o 1°Semestre de Biblio…
    Gostaria de saber de vCs como é o curso, como foi algumas dicas porque pra mim é tudo novo, faço biblioteconomia porque é uma coisa que me chamou muito a atenção mas estou me sentindo um peixe fora d’agua uma coisa super nova na minha vida, é sempre bom ouvir pessoas q já passaram pela experiencia que estou passando hj, até porque tenho 18 anos e não tenho muita experiencia, apesar de pouco tempo de curso gosto muito doque já vi e espero muito seguir a profissão.
    Agradeço muito se me derem algumas dicas e conselhos.
    Desde já agardeço
    Att
    DanN Raiza

  9. DanN, sou graduada neste curso ha 6 anos e só agora enxerguei o que é Biblioteconomia. O que tenho a dizer é que essa profissão é lindissima e muito necessaria a humanidade. Estude intensamente e busque sempre alem do que te for passado. Pesquise o que é Biblioteconomia e Ciencia da Informação. Qualquer formação profissional necessita em de um Bibliotecário pq precisa de conhecimentos para construção do seu próprio. O Biliotecário trata a informação, seja ela qual for, para levar ao seu leitor. Não deixe pra saber o que é a Biblioteconomia e sua importancia no futuro. Se você se aprofundar neste mundo da Biblioteconomia hoje, vais aproveitar muito mais o curso e se apaixonar por esse mundo mágico…
    beijos

  10. Olá, bom dia estou fazendo o 1º de Biblioteconomia na UFMT, e tenho que fazer um seminário sobre a criação e o desenvolvimento da Biblioteconomia no brasil e no Mercosul, e nem sei por onde começar alguém me ajudar. Desde já agradeço.

Deixe uma resposta