Para quem quer consultar, a prova de Biblio do Concurso da Câmara Municipal já está disponível.
Como vocês poderão perceber, tem muitas perguntas relacionadas a tecnologia. Então, para acabar com o clima de tensão que estou agora esperando o resultado (não fui mal, mas estou dependendo de um monte de combinações.. ahuauhaa), resolvi fazer uma comparação com as questões de tecnologia e o RABCI como brincadeira:
A primeira (questão 18) é sobre Open Access —–> O RABCI está plenamente de acordo com o Open Access, compartilhando trabalhos.
Em relação a MTD-Br (Questão 25) e marcação de conteúdo (Questão 26), não marcamos conteúdo ainda e não usamos o MTD-BR, mas exportamos os registros em endnote e bibtex, outros padrões de metadados, mais utilizados internacionalmente…
Dublin Core (Questão 27) – o RABCI usa o Dublin Core para descrever os itens não bibliográficos, graças ao Drupal.
A questão 28 fala sobre a sintaxe XML. Seria muito útil se existisse um sistema atual que utilizasse o XML nativo para a gestão de documentos. Vou ser sincero, essa é a tendência, mas não conheço nenhum sistema XML que funcione redondo ainda…
Questão 34 é sobre publicação eletrônica de periódicos, não aplicável ao RABCI, mas é uma questão interessante…
Questão 35 – Web Semântica.. sonho ainda, mas vale dar uma entendida nos princípios envolvidos…
Questão 36 – Autoarquivamento – no RABCI utiliza a maneira mais escancarada de autoarquivamento.. acreditar tanto na qualidade dos trabalhos que não avaliamos, e por isso, os autores se responsabilizam sobre a submissão, cabendo a eles a atitude de compartilhar o trabalho.
Questão 37 – Verbos de requisição do OAI.. para mim a questão mais difícil da prova, pois é um conhecimento muito específico… no RABCI disponibilizamos o OAI, então a requisição deve ser feita usando os verbos da resposta 2, como por exemplo: http://infocultura.info/rabci/oai?verb=Identify. Para saber um pouco mais sobre o Protocolo e os verbos, vale a pena visitar: The Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting
Questão 39 – Preservação digital: não fazemos isso no RABCI, mas tem dois ótimos TCCs sobre o tema..
Questão 44 – Web 2.0.. estamos ligados 🙂 .. qq um pode participar..
Questão 46 – Direitos autorais na Web.. todo o conteúdo é disponibilizado em Creative Commons e há bons trabalhos sobre direitos autorais…
Não é uma analise tão boa quanto a do Gustavo (apesar de discordar de algumas coisas que ele disse), mas tentei demonstrar que ganhei muito ao construir o RABCI, não foi perda de tempo e dinheiro… e lembrando que ele está aberto a colaboradores.
Deixe uma resposta