Acabo de participar do 1º WAIU (Workshop de Arquitetura de Informação, Acessibilidade & Usabilidade), que valeu ao menos para abrir um pouco a leque de visão de mercado para os bibliotecários.
Bibliotecários são os mais indicados para serem arquitetos de informação?
NÃO!
Mas arquitetura da informação é para apaixonados por web e por organização da informação! E isso pode incluir bibliotecários… É um mercado em formação e por isso ainda exige muito dos que atuam nele a mostrar o seu valor. Mas está se mostrando com um potencial de crescimento.
Organizar a informação na Web é normalmente um serviço prestado, que objetiva o crescimento do uso do serviço de comunicação (website e sim, comunicação e não informação) por meio da criação de uma experiência positiva para o usuário. O foco é claro não é o usuário, mas isso não é ruim. Eu achei muito interessante.
Sobre usabilidade, é uma ferramenta interessante para melhorar a experiência do usuário. É algo que podemos usar melhor em nossos serviços.
Acessibilidade eu achei complicado. O PNE (pessoa de necessidades especiais) necessita de um serviço que ele possa usar e isso reflete na melhoria para todos. O desafio não é somente adaptar o conteúdo ao PNE, que é necessário, mas também criar um serviço que melhore a experiencia deles. Um desafio grande demais.. mas que dará um bom retorno, não apenas aos PNEs.
UPDATE: Vale a pena dar uma olhada: Will Universal Accessibility at Libraries Even Be Possible in 10 Years?
Minha visão pessoal do workshop é que ele me mostrou um mercado carente de profissionais e que há espaço, mas exige dedicação e empreendedorismo. Não sei se é para mim, mas sei que há uma geração de informações muito interessantes e podemos aprender muito com eles, e ainda, deveriamos mostrar conhecimentos da área de maneira mais incisiva e mostrar mais força nesse mercado.
Deixe uma resposta