Seria muita pretensão minha abrangir toda a CI, mas pelo menos vou citar os assuntos que acredito serem mais importantes em 2008 relacionados à Informação na Web:
Separação entre a biblioteconomia tradicional e a organização da informação digital: A biblioteconomia tradicional desenvolveu eficientes sistemas para a organização da informação em suporte papel, mas como os sistemas digitais utilizam seus principios de organização, isso tornou os sistemas atuais limitados. É necessário tratar como diferente os tipos de organização. Acho que esse ano isso ficará mais claro.
Interfaces: Para mim, 2008 será o ano das interfaces e da criação de novas formas de manipulação das informações. É claro que com isso muda a essência da informação e não poderemos mais organizá-la como um objeto (information-as-thing) e ainda, os instrumentos de representação como utilizamos deverá ser seriamente repensado.
Especialização: É necessário criar padrões para tipos específicos de informação. Os últimos anos o esforço foi em separar o conteúdo da formatação para apresentação. 2008 será o ano em que começarão a aparecer padrões universais de informação especializada, manipulável por máquinas.
Informação utilitária: 2008 é o inicio da popularização do acesso a internet por dispositivos móveis. Para eles, não basta transformar as informações já existentes para que eles acessem, e sim, há uma demanda de informação utilitária, que ajude nas pequenas coisas do dia a dia. Localização (uso de mapas) será uma delas, mas há pequenas outras coisas que podem ser úteis, como por exemplo a transmissão de resultados de futebol, loterias. Ou a indicação de restaurantes, shows, etc.
Para definir essas questões acima não levei em consideração questões relacionadas a information literacy, gestão do conhecimento ou qualquer assunto relacionado a um tratamento direto com os usuários. Por que acredito que não conheço muito sobre isso.
E que façamos de 2008 um grande ano.
Deixe uma resposta