Perspectivas de 2008 para a Ciência da Informação

Seria muita pretensão minha abrangir toda a CI, mas pelo menos vou citar os assuntos que acredito serem mais importantes em 2008 relacionados à Informação na Web:

Separação entre a biblioteconomia tradicional e a organização da informação digital: A biblioteconomia tradicional desenvolveu eficientes sistemas para a organização da informação em suporte papel, mas como os sistemas digitais utilizam seus principios de organização, isso tornou os sistemas atuais limitados. É necessário tratar como diferente os tipos de organização. Acho que esse ano isso ficará mais claro.

Interfaces: Para mim, 2008 será o ano das interfaces e da criação de novas formas de manipulação das informações. É claro que com isso muda a essência da informação e não poderemos mais organizá-la como um objeto (information-as-thing) e ainda, os instrumentos de representação como utilizamos deverá ser seriamente repensado.

Especialização: É necessário criar padrões para tipos específicos de informação. Os últimos anos o esforço foi em separar o conteúdo da formatação para apresentação. 2008 será o ano em que começarão a aparecer padrões universais de informação especializada, manipulável por máquinas.

Informação utilitária: 2008 é o inicio da popularização do acesso a internet por dispositivos móveis. Para eles, não basta transformar as informações já existentes para que eles acessem, e sim, há uma demanda de informação utilitária, que ajude nas pequenas coisas do dia a dia. Localização (uso de mapas) será uma delas, mas há pequenas outras coisas que podem ser úteis, como por exemplo a transmissão de resultados de futebol, loterias. Ou a indicação de restaurantes, shows, etc.

Para definir essas questões acima não levei em consideração questões relacionadas a information literacy, gestão do conhecimento ou qualquer assunto relacionado a um tratamento direto com os usuários. Por que acredito que não conheço muito sobre isso.

E que façamos de 2008 um grande ano.

2 pensamentos em “Perspectivas de 2008 para a Ciência da Informação”

  1. que no vuelva a dersice aqui que los sindicatos no se mueven:UGT y CCOO apoyare1n a Garzf3n con dinero pfablico.UGT y CCOO se reunieron este viernes en Madrid para coordinar la celebracif3n de un gran acto conjunto en apoyo al juez de la Audiencia Nacional Baltasar Garzf3n. El objetivo era decidir cf3mo organizan esta movilizacif3n, cue1ndo la llevan a cabo y df3nde, aunque este faltimo dato ya se conoce, ya que se llevare1 a cabo en Madrid, segfan informaciones de la Cadena Ser.venga y sin animo de ofender ahi va un chiste algo viejo:Un pobre hombre padece de una grave enfermedad de testedculos y desgraciadamente tienen que ampute1rselos Durante la convalecencia, decide preparase una oposicif3n a auxiliar administrativo del Ayto. y la aprueba.El deda que tiene que incorporarse al trabajo, su supervisor, que no se sabe cf3mo, estaba al tanto de la desgracia del nuevo, le muestra su puesto y le presenta a los compaf1eros. Al terminar, pasan a hablar del horario, y comenta:- El horario es de 8.00 a 14.00 horas, pero usted no hace falta que entre hasta las 13.50 – cof1o bfy por que9? -pregunta el novicio– Pues porque hasta las 13.50 nos tocamos los cojones bfDe acuerdo? 1 2

Deixe uma resposta