Informação digital

O blog DWD:3 é um dos blogs que costumo acompanhar. Ele trouxe uma série de posts interessantíssima com o título “A web 2.0 é só a crista da Tsunami”.

Nesta série, ele traz uma argumentação interessante sobre o conceito de informação, em que afirma que a informação é importante, mas é apenas parte de um todo. Isso acontece porque grande parte de nossas operações cotidianas está sendo feita em um sistema digital e com isso a rede como suporte passa a ter um papel muito mais importante. Os novos produtos digitais não deixam de ser sistemas de informação, mas agregam a eles as funcionalidades de ferramentas de software, e com isso a informação deixa de ter foco na navegação e passa a focar a interação. E ainda, o indivíduo pode interferir no conteúdo e redistribuí-lo e por isso as ferramentas agora são remotas, interativas, evolutivas, orgânicas e multiusuários.

É inevitável parar para refletir sobre dois assuntos chave para nós da Biblio e CI: A teoria do conceito e a idéia de informação como recurso (information as thing). Se a informação agora está com foco na interação e está intrisecamente ligada as ferramentas de software, então não pode mais ser tratada como estática e imutável.

Está exposto ai um grande desafio. Organizar informação interativa e em um contexto dinâmico.

Deixe uma resposta