Eu estava montando essa lista para a publicidade no RABCI, mas acho interessante divulgar aqui também os livros que eu particularmente considero essenciais em qualquer biblioteca de bibliotecário:
Esse é o livro essencial para um bibliotecário. Ele nos dá a visão histórica de nossa profissão, fundamental para um posicionamento crítico de nossa atuação.
Esse é essencialmente prático, mas profundo. Nos mostra que para ser um grande bibliotecário, é necessário saber lidar com a biblioteca, superando os obstáculos burocráticos. É uma ferramenta essencial para quem quer deixar de ser coitado e demonstrar o seu valor para a organização.
Esse é uma introdução, feita pelas professoras da ECA. Este é a mais pessoal das escolhas, pois serão poucos os bibliotecários que lidam ou lidarão com linguagem documentária, mas fica a dica.
Os dois de cima são importantes para uma reflexão sobre o nosso papel. Eu particularmente não gosto do Milanesi como pessoa, mas gosto muito de seus livros.
E agora como Web 2 ( 😛 ), indique nos comentários livros que você considera importante ter na biblioteca particular dos bibliotecários.
UPDATE:
Com as valiosas contribuições do Gustavo e do Roosewelt, adiciono:
Eu ainda não li este livro, mas assisti a uma palestra do César Augusto Castro na ECA sobre o tema que foi muito boa.
E dois que merecem destaque, que foram dicas do Gustavo:
Missão do bibliotecário, de Ortega y Gasset
e
Ser ou não ser bibliotecário, Edson Nery da Fonseca
Esse eu não consegui achar… mas vou atrás…
e uma dica do Roosewelt:
“Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração” da profª Maria Luiza de Almeida Campos
Tb não consegui achar… 🙁
14 respostas para “Livros importantes para um bibliotecário”
Muito bom post, Tiago.
Eu ainda acrescentaria:
Missão do Bibliotecário, de Ortega y Gasset
e
Ser ou não ser bibliotecário, Edson Nery da Fonseca.
Ah, e História da Biblioteconomia no Brasil, de César Castro, também.
[…] Tiago Murakami, no Bibliotecários sem fronteiras, acaba de publicar uma lista de livros importantes para qualquer bibliotecário (só me falta “A Casa da Invenção”, do Milanesi). E me veio a pergunta: por alto, qual a porcentagem de bibliotecários formados e atuantes que tem ou já leram esse livros? Digo isso pois isso sim, para mim, é valorizar a profissão. É conhecer suas raízes, sua missão, suas razões, seus alicerces, seus autores. Fazendo as contas pelos bibliotecários que conheço mais de perto, essa porcentagem não supera 30%. É muito pouco. Para ser valorizado, é preciso começar a se valorizar. Ler mais sobre biblioteconomia é um ótimo começo. […]
Isso faltou o livro de César, meu grande mestre, ele e Edson Nery são os poucos que centraram suas pesquisas sobre a história da biblioteconomia.Eu tb adicionaria o livro “Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração” da profª Maria Luiza de Almeida Campos que juntamento com esse Para entender as linguagens documentárias são ótimas referências sobre as teorias da classificação.
O livro “Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração” não está mais disponível. Entrei em contato com a autora, Profa. Maria Luiza de Almeida Campos, na esperança de que ele pudesse indicar onde comprar o livro, mas fui informado de que não encontra-se mais disponível e que ela mesma possui apenas duas cópias.
Consegui emprestado com uma professora e li. Realmente é um bom livro. Bibliografia básica.
Olha ai Tiago, uma versão digital do livro 😀 http://www.uff.br/ppgci/editais/linguagem.pdf
Olá Tiago.. Excelente Post!
Acho conviniente ressaltar a existência de uma
biblioteca interativa, locada no site: http://br.librarything.com/
onde se pode catalogar livros usando a Amazon, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos ou 680 diversas outras bibliotecas do mundo e ainda ler recomendações e usar tags para organizar seus próprios livros e explorar as tags dos outros usuários. E para Blogueiros, colocar seus livros em seu blog.
Abraço
Olá Tiago, Moreno, Diego e Vivi, td bem?
Além destes livros, quais outros seriam essenciais para a formação de um bibliotecário? Refiro-me aos livros técnicos também, não somente aos citados acima?
Obrigado
Na parte técnica recomendo o Robredo e para se interar da essência da biblio, vale todos do Lancaster!
O contexto dinâmico da informação, tb é muito bom! É do Kevin McGarry (fala dos três mundos e/ou das três memórias)…
A Ciência da Informação, de Le Coadic!
Embora date de 1996 (a última edição que até então conheço), acredito ser bastante atual e amplo! Encontramos diversos assuntos relacionados tanto a CI quanto a Biblioteconomia propriamente dita! Desde Serviço de Referência, Bibliometria, Representação Temática, Tecnologia da Informação, entre outros…enfim, uma obra bastante abrangente! Essencial…
[…] Esse mapeamento da bibliografia fundamental bibliotecária já foi feito aqui anteriormente pelo Tiago, em duas ocasiões, Livros que influenciaram a biblioteconomia e Livros importantes para um bibiotecário. […]
Sou bibliotecária e considero importante o papel da Tabela PHA, de Heloisa de Almeida Prado, todavia, gostaria de poder atualiza-lo e não consigo contato com quem detem os direitos autorais, assim como tantos outros. Se voce souber por favor me diga. Parabens mais uma vez pelo maravilhoso site colega.
[…] Esse mapeamento da bibliografia fundamental bibliotecária já foi feito aqui anteriormente pelo Tiago, em duas ocasiões, Livros que influenciaram a biblioteconomia e Livros importantes para um bibiotecário. […]