Livros importantes para um bibliotecário

Eu estava montando essa lista para a publicidade no RABCI, mas acho interessante divulgar aqui também os livros que eu particularmente considero essenciais em qualquer biblioteca de bibliotecário:

Introdução 
a biblioteconomia

Esse é o livro essencial para um bibliotecário. Ele nos dá a visão histórica de nossa profissão, fundamental para um posicionamento crítico de nossa atuação.

Planejamento e serviços de informação

Esse é essencialmente prático, mas profundo. Nos mostra que para ser um grande bibliotecário, é necessário saber lidar com a biblioteca, superando os obstáculos burocráticos. É uma ferramenta essencial para quem quer deixar de ser coitado e demonstrar o seu valor para a organização.

PARA ENTENDER AS LINGUAGENS DOCUMENTÀRIAS

Esse é uma introdução, feita pelas professoras da ECA. Este é a mais pessoal das escolhas, pois serão poucos os bibliotecários que lidam ou lidarão com linguagem documentária, mas fica a dica.

Biblioteca
A casa da invenção

Os dois de cima são importantes para uma reflexão sobre o nosso papel. Eu particularmente não gosto do Milanesi como pessoa, mas gosto muito de seus livros.

E agora como Web 2 ( 😛 ), indique nos comentários livros que você considera importante ter na biblioteca particular dos bibliotecários.

UPDATE:

Com as valiosas contribuições do Gustavo e do Roosewelt, adiciono:

História da biblioteconomia brasileira

Eu ainda não li este livro, mas assisti a uma palestra do César Augusto Castro na ECA sobre o tema que foi muito boa.

E dois que merecem destaque, que foram dicas do Gustavo:

Missão do bibliotecário, de Ortega y Gasset

e

Ser ou não ser bibliotecário, Edson Nery da Fonseca

Esse eu não consegui achar… mas vou atrás…

e uma dica do Roosewelt:

“Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração” da profª Maria Luiza de Almeida Campos

Tb não consegui achar… 🙁

14 pensamentos em “Livros importantes para um bibliotecário”

  1. Muito bom post, Tiago.

    Eu ainda acrescentaria:

    Missão do Bibliotecário, de Ortega y Gasset

    e

    Ser ou não ser bibliotecário, Edson Nery da Fonseca.

  2. Isso faltou o livro de César, meu grande mestre, ele e Edson Nery são os poucos que centraram suas pesquisas sobre a história da biblioteconomia.Eu tb adicionaria o livro “Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração” da profª Maria Luiza de Almeida Campos que juntamento com esse Para entender as linguagens documentárias são ótimas referências sobre as teorias da classificação.

  3. O livro “Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração” não está mais disponível. Entrei em contato com a autora, Profa. Maria Luiza de Almeida Campos, na esperança de que ele pudesse indicar onde comprar o livro, mas fui informado de que não encontra-se mais disponível e que ela mesma possui apenas duas cópias.
    Consegui emprestado com uma professora e li. Realmente é um bom livro. Bibliografia básica.

  4. Olá Tiago.. Excelente Post!

    Acho conviniente ressaltar a existência de uma
    biblioteca interativa, locada no site: http://br.librarything.com/
    onde se pode catalogar livros usando a Amazon, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos ou 680 diversas outras bibliotecas do mundo e ainda ler recomendações e usar tags para organizar seus próprios livros e explorar as tags dos outros usuários. E para Blogueiros, colocar seus livros em seu blog.

    Abraço

  5. Olá Tiago, Moreno, Diego e Vivi, td bem?
    Além destes livros, quais outros seriam essenciais para a formação de um bibliotecário? Refiro-me aos livros técnicos também, não somente aos citados acima?

    Obrigado

  6. O contexto dinâmico da informação, tb é muito bom! É do Kevin McGarry (fala dos três mundos e/ou das três memórias)…

  7. A Ciência da Informação, de Le Coadic!
    Embora date de 1996 (a última edição que até então conheço), acredito ser bastante atual e amplo! Encontramos diversos assuntos relacionados tanto a CI quanto a Biblioteconomia propriamente dita! Desde Serviço de Referência, Bibliometria, Representação Temática, Tecnologia da Informação, entre outros…enfim, uma obra bastante abrangente! Essencial…

  8. Sou bibliotecária e considero importante o papel da Tabela PHA, de Heloisa de Almeida Prado, todavia, gostaria de poder atualiza-lo e não consigo contato com quem detem os direitos autorais, assim como tantos outros. Se voce souber por favor me diga. Parabens mais uma vez pelo maravilhoso site colega.

Deixe uma resposta