Fabiano Caruso, que é o mentor da EL, surgiu como um nova proposta baseada na incubação de projetos e aprendizagem colaborativa, o que ele está chamando de ExtraLibris 2.0. Depois eu vou dar um peteleco no olho dele, porque isso é o que merece todos aqueles que colocam 2.0 no final de qualquer palavra (incluso bibliotecários sem fronteiras 2.0). 3.0 então, um soco.
Segue as instruções do próprio:
Para a comunidade criei um ambiente wiki (extralibris.org/wiki) dividido em três seções: Projetos, Inteligência Social e Recursos de Informação.
As regras iniciais de participação são simples:
Cadastramento
A pessoa interessada cadastra-se no ambiente wiki e deixa uma mensagem na página “novo membro” colocando o seu nome e seu login no ambiente para criação de link para a sua página pessoal. Em sua página inicial ela pode colocar informações pessoais, apresentando-se para todos os membros da comunidade.
Projetos
Cada projeto é administrado por uma pessoa, que tem o compromisso de descrevê-lo para a comunidade e solicitar o apoio dos membros da comunidade para o projeto. Os membros da comunidade podem deixar comentários, dúvidas e sugestões sobre o projeto na página de discussão dentro de cada projeto. O administrador de cada projeto tem a liberdade de selecionar os membros da comunidade para colaborar com o seu projeto, mas tem o compromisso de divulgar de forma transparente para toda a comunidade sobre o andamento do projeto.
Os membros da comunidade também poderão sugerir projetos. A incubação do projeto será avaliada, e implementada para o novo colaborador que tem o compromisso de administrar o seu projeto e convidar outras pessoas para trabalhar em conjunto. Mas a criação dos primeiros projetos por novos membros da comunidade, será feita apenas após os primeiros meses desta nova proposta, para que a comunidade possa assimilar os recursos de informação utilizados nos projetos existentes e a dinâmica de aprendizagem colaborativa.
Aprendizagem
Com esta proposta buscamos incentivar a formação de uma comunidade orientada para a participação crítica e aprendizagem colaborativa, através da troca de informações e desenvolvimento de projetos entre os seus membros.
Sejam bem vindos a nova ExtraLibris, críticas e sugestões serão bem vindas.
Uma resposta para “ExtraLibris 2.0”
Bom…
só passei mesmo pra dizer q seu blog é ótimo!!!
E gostaria de aproveitar pra te passar um link interessante
de uma campanha de leitura feita nos EUA
http://www.omelete.com.br/quad/100010299/Alex_Ross_cria_posteres_com_herois_DC_para_bibliotecas_dos_EUA.aspx
São com idéias criativas e inovadoras que o espaço Biblioteca se torna mais amigável.
Abços de uma futura bibliotecária
OBS: e que tem tatuagem…hahahahaha