Modelo Genérico de Relacionamentos na Organização da Informação Legislativa e Jurídica

Para quem se interessa por FRBR, Informação jurídica (tanto profissionalmente quanto para concursos) e ainda por modelos conceituais e semântica na web, recomendo a leitura da tese de João Alberto de Oliveira Lima:

Modelo Genérico de Relacionamentos na Organização da Informação Legislativa e Jurídica

Olhem o resumo:

A informação, normalmente, não se apresenta de forma isolada, estando quase sempre inserida em um contexto, relacionando-se com outras entidades. A informação legislativa e jurídica, de forma especial, caracteriza-se por um alto grau de relacionamentos. As normas jurídicas, proposições legislativas, acórdãos e doutrina interligam-se de várias formas, criando uma rica rede de informações. Os esforços para a organização da informação geram modelos artificiais que tentam representar o mundo real, criando sistemas e esquemas de conceitos utilizados nos processos de classificação e indexação de recursos informacionais. Esta pesquisa teve como objetivo principal propor o Modelo Genérico de Relacionamentos (MGR) que, baseado em constructos simples, permite estabelecer, de maneira uniforme, relacionamentos entre conceitos e unidades de informação. A concepção do MGR apoiou-se sobretudo na Teoria do Conceito de Ingetraut Dahlberg e nos modelos CIDOC CRM (ISO 21.117:2006), FRBROO e Topic Maps (ISO 13.250:1999). A identificação dos relacionamentos e das características das unidades de informação do domínio jurídico foram coletadas no projeto Coletânea Brasileira de Normas e Julgados de Telecomunicações, utilizando a abordagem metodológica Pesquisa-Ação. Além do MGR e de sua aplicação para a organização da informação legislativa e jurídica, esta pesquisa contribuiu com a definição de um sistema de identificação unívoca de versões de documentos e com a definição de uma nova acepção para o termo “unidade de informação”.

E olha que não sou só eu que recomendo…

1 pensamento em “Modelo Genérico de Relacionamentos na Organização da Informação Legislativa e Jurídica”

  1. Gostaria de obter artigos de estudos de caso de marketing de relacionamento em bibliotecas universitarias. Obrigado.

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