Novo curso de Biblioteconomia da Faculdade Palotina – FAPAS

cibele
Cibele Dziekaniak

Foi aprovado pelo MEC, através da Portaria Nº 173, DE 7 DE MARÇO DE 2008, o Curso de Biblioteconomia da Faculdade Palotina – FAPAS, em Santa Maria – RS.

Fui a responsável pela elaboração e reconhecimento do projeto e é muito prazeroso saber que o esforço foi recompensado e que teremos o 1º curso de Biblioteconomia na região central do Estado do Rio Grande do Sul (3º em todo o Estado).

O vestibular será só em janeiro de 2009 em julho de 2008.

Professores interessados, enviar currículo para fapas@fapas.edu.br com o assunto: Professor Curso de Biblioteconomia.

Entrevista dada ao jornal Diário de Santa Maria.

Um abraço!
Cibele V. Dziekaniak, Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Faculdade Palotina – FAPAS.

A bibliotecária de 29 anos é de Rio Grande, uma das duas cidades gaúchas – a outra é Porto Alegre – onde há curso superior de Biblioteconomia. Há oito anos, Cibele veio para Santa Maria e aqui começou a trabalhar. Atualmente, é diretora da biblioteca da Fadisma. Na última quarta, ela comemorou o Dia do Bibliotecário. Mas poderá comemorar mais em breve, pois foi autorizado pelo MEC a criação do primeiro curso de Biblioteconomia da região aqui em Santa Maria. Cibele é uma das responsáveis pela viabilização do projeto, na Fapas.

O curso enfrentava preconceito por não ser considerado um mercado promissor. Como é hoje?

A informação é, atualmente, importante ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país. A profissão vem sendo apontada entre as 10 mais promissoras de nossa época.

O mercado de trabalho cresce?

Sim, e muito. O principal foco é a informação. Há ofertas de trabalho distintas e diversificadas em um amplo mercado, que vai além de bibliotecas públicas, escolares, universitárias, centros de documentação e culturais, até atividades em empresas públicas e privadas, sindicatos e associações.

Que setor que mais emprega?

O de educação como um todo, mais especificamente as bibliotecas universitárias. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o bibliotecário não trabalha só em bibliotecas. Há um amplo mercado.

– O novo curso vem preencher uma demanda por profissionais na região?

Da cidade e da região. Há carência de bibliotecários. Profissionais de fora vêm para cá, acarretando grande rotatividade. Isso gera insatisfação dos empregadoras, que não conseguem ter um quadro fixo.

65 pensamentos em “Novo curso de Biblioteconomia da Faculdade Palotina – FAPAS”

  1. O ARQUIVO HISTÓRICO DO RIO GRANDE DO SUL PROMOVE
    I CURSO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE LIVROS, DOCUMENTOS E JORNAIS EMPRESSOS E MANUSCRISTOS COM ENSAIO PALEOGRÁFICO DE MANUSCRITOS.
    LOCAL: RUA SETE DE SETEMBRO, 1020, 2º ANDAR, CENTRO, PORTO ALEGRE – RS
    INSTRUTORES: SÍLVIA M J BREITSAMETER, MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DE FREITAS, ELIZEBETH BROCHIER, EVANGELIA ARAVANIS, PAULO ROBERTO STAUD MOREIRA, VANESSA CAMPOS
    INÍCIO DO CURSO: 12 DE AGOSTO DE 2008.
    HORÁRIO: DUAS TURMAS DE 10 ALUNOS CADA, TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS, TURNO MANHÃ E TARDE.
    CARGA HORÁRIA: 120 HORAS/AULA
    INVESTIMENTO POR ALUNO: R$ 950,00 PARCELADO EM 3X.
    INTERESSADOS CONTATAR: (51) 3221-0825/9946-6206 (FALAR COM SÍLVIA OU VERA).

  2. Gostaria de saber se a possibilidade de se fazer este curso( Biblioteconomia) a distancia, qual o procedimento que devo tomar,e se não for possivel gostaria de saber se a alguma instituição a qual eu possa procurar. Desde já obrigado por sua atenção.

  3. Eu também gostaria de saber se vai haver o curso a distância, pois são poucas faculdades que oferecem esse curso e em nenhuma existe nesta modalidade. Já pesquisei todas…
    Obrigada!

  4. Olá, sou de Santa Catarina e gostaria de saber se existe algum curso de biblioteconomia a distancia no Brasil, aqui no estado tem na federal, mas para mim é inviável…. Fico grata se me repassarem informações a respeito. Até.

  5. Sou de Minas Gerais e trabalho na Biblioteca Municipal, não tenho muita disponibilidade para viajar mas estou muito interessada no curso.
    Quero mais informações.
    Obrigada

  6. Sou formada em pedagogia mas trabalho numa biblioteca a 13 anos e gostaria muito de fazer um curso de biblioteconomia a distancia. Será que isso é possivel ou ainda nao tem?

  7. Preciso fazer o curso de Biblioteconomia à distância,mas não sei por onde começar a me informar.Gostaria de ter esta informação

  8. gostaria de fazer um curso a distancia na area de Biblioteconomia, onde posso encintrar???
    ja trabalho numa escola preciso buscar uma faculdade na minha area de serviço.

  9. Gostaria de cursar Biblioteconomia a Distãncia. Não conheço nenhuma faculdade que tenha esse curso.Como faço para saber se existe algum projeto ou pra quem peço informações?

  10. Entrem no Site da FATEA/Lorena , o curso a distância de biblioteconomia está sendo avaliado pelo MEC para sua aprovação.

  11. gostaria de cursar biblioteconomia à distância mas não sei por onde começa. por favor me ajudem.

  12. Olá pessoal, aqui em vitória da conquista na bahia, também foi reconhecido o curso de biblioteconomia e ciência da informação pela faculdade juvêncio terra, não me lembro desse negócio de portaria e coisa e tal, o mais importante é que no final de 2008 teremos a formatura da primeira turma.

  13. GOSTARIA DE INFORMACOES E DETALHES SOBRE O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA A DISTANCIA,
    AGUARDO CONTATO COM URGÊNCIA.
    ADRIANA V.V

  14. oi meu nome é marizete cortes da siva e gostaria de fazer um curso de bibliotecario a distancia pois moro em um municipio pequeno e não oferesm moro em placas no pará porfavor mande me a resposta logo.pois quero fazer já em 2009.

  15. Oi pessoal eu também sou uma das que gostaria de fazer o curso de biblioteconomia a distância, eu trabalho em uma biblioteca a 8 anos, faço licenciatura em química. Mais meu interesse mesmo é em biblioteconomia.

    Aguarda contato

    Kássia

  16. olá sou estudande de biblioteconomia,SEGUNDO SEMESTRE, pela UFC-UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-
    GOSTEI MUITO DO BLOG. E EU ATÉ TEM UM LINK DO BLOG ” BIBLIOTECÁRIO SEM FRONTEIRAS 3.0 ” NO MEU BLOG.

  17. OI PESSOAL EU TENHO GRANDE INTERESSE EM FAZER UM CURSO DE BIBLIOTECONOMIA, SE POSSÍVEL Á DISTÂNCIA PELA FALTA DE HORÁRIO LIVRE PARA FREQUENTAR AULA.TRABALHO EM UMA BIBLIOTECA PARTICULAR E TENHO O CURSO DE AUXILIAR DE BIBLIOTECA. MAS OS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA É UMA GRANDE NECESSIDADE.VAMOS NOS UNIR E ASSIM CONSEGUIREMOS. AGUARDO NOTÍCIAS URGENTES.GRATA.VERA LUCIA

  18. GOSTARIA DE SABER INFORMAÇOES SOBRE O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA A DISTANCIA,VALORES E QUANDO TERA INICIO. AGUARDO RESPOSTA
    MUITO OBRIGADA.

  19. Ola eu sou Silvio da cidade de Imbituva Pr. Trabalho na biblioteca Pública Municipal e gostaria muito de fazer a faculdade de ” Biblioteconomia ”
    Curso a distância, pois nas cidades vizinhas a minha, não tem esse curso. Se puderem me ajudar agradeço.
    Um abraço.

  20. Boa tarde.
    Gostaria de saber se há um curso de Biblioteconomia à distância nessa faculdade, se é reconhecido pelo MEC e quando será a inscrição.
    Muito obrigado,
    André Luiz

  21. Sou Pedagoga e trabalho há muitos anos em biblioteca de uma escola estadual em Recife.
    Gostaria de fazer o curso de Bibliotecária e queria mais detalhes a respeito do mesmo
    Agradece Thetis

  22. Gostaria de saber se tem um curso de auxiliar de biblioteca em Chapecó sc, se é grtuito ou não,se é a distÂncia e reconhecido pelo MEC.
    Agraeço Mara

  23. Gostaria de ter mais informações sobre o curso de biblioteconomia e se tem este curso a distancia, pois se tiver gostaria de faze-lo. obrigada pela atençao cristiane

  24. Estou matriculada no curso de pedagogia, mas para o serviço que faço preciso do curso de biblioteconomia,quero saber como faço para começar o mais rapido. Posso fazer transferência de minha faculdade para esta?

  25. Gostaria muito de fazer o curso de biblioteconomia a distancia mais, necessito de informaçoes a respeito. nessecito muito deste curso pois esse curso elevara meu nivel no meu emprego.

  26. Gostaria de saber se há algum curso de bibliotecaria a distancia no Parana,moro a 220 km da capital e longe para ir todo dia,estudar.

    desde ja agradeço atenção obrigada

    Bernadete

  27. Gostaria de fazer o curso de Biblioteconomia à distância. Gostaria de ter mais informações à respeito. Agradeço desde já.

  28. Gostaria de saber quando vai ter vestibular a distancia para biblioteconomia, pois moro no ceará. Gostaria muito de fazer esta faculdade. achei muito importante, gostaria de receber informação.

  29. ola! Gostaria de saber informações sobre o curso de Biblioteconomia a distancia, valores e quando tera inicio. Muito obrigado.

  30. Olá, boa tarde!
    fiquei sbendo deste site na revista historia e quereia mais informações sobre os temas abordados e tudo mais.
    Lendo as reportagens do site notei que tem um curso aqui no RS na faculdade palotina. Se possivel gostaria de receber mais informções e se há cursos a distancia aqui no Rs.

  31. Resido em Mogi das Cruzes, SP, gostaria de saber onde há uma escola mais próxima para se fazer um curso de bibliotecário.

  32. Olá pessoal,

    Também estou interessado no curso de biblioteconomia à distância. Entrei em contato com a FATEA que para o 2º semestre de 2009 iniciaram as inscrições para o curso à distância (porem precisam atingir um número X para iniciarem o curso). Estou aguardando o contato do coordenador do EAD de lá para me passar mais informações.
    Qualquer outra informação a respeito postarei aqui para todos.

    Abraços!

  33. Como faço para citar um texto de outro autor nos meus trabalhos escolares? Grato Júlio
    Quais são as normas da ABNT?

  34. Olá Pessoal.
    Meu nome é Elaine Tekla Sou Diretora da Biblioteca Pública de Rio Negrinho/SC. Trabalho a 7 anos na mesma. E tenho muito interesse em fazer a faculdade de Biblioteconomia a distancia. Pois na nossa região a carência deste curso. Isso gera insatisfação do empregadores que não conseguem ter funcionários no quadro fixo. Pois os profissionais vem de fora. Na cidade vizinha São Bento do Sul tem uma extensão da UDESC ,porém o curso na biblioteconomia não tem.

  35. Gostaria de saber se tem o curso de biblioteconomia a distânciajá tenho o técnico e trabalho a baste tempo na aréa.Só preciso de um nevel superior alguém sabem ?

  36. Gostaria de saber se essa nova faculdade é a distância e qual o preço da mensalidade e o tempo de duração.
    Pois tenho interesse em fazer esta faculdade.
    Por favor pedir para CIBELI DZIEKONIAK entrar em contato conosco pelo telefone 47-3644-4090 para nos dar mais informações do curso.
    Aguardo resposta.

  37. I Fórum de Debates sobre Bibliotecas Públicas

    Dia: 7 de julho de 2009
    Horário: 9:00h – 18:00h
    Local: XXIII CBBD – Bonito – MS
    Sala Multiuso 1

    PROGRAMAÇÃO

    9:00h – 9:30h – CREDENCIAMENTO

    9:30h – ABERTURA OFICIAL

    9:30h – 11:00h – MESA REDONDA
    Ilce Cavalcanti – FBN/CGSNBP
    Fabiano dos Santos – MinC/ Coordenador de Articulação
    Federativa do Programa Mais Cultura

    11:00h – 11:30h – Debate

    11:30h – 13:00h – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

    – Regina Célia Montenegro de Lima
    Bibliotecas Públicas: Informação, Sincronicidade e Inclusão Social

    – Margareth Lopes de Moraes
    Digitalização, Projetos Multimídias, Acessibilidade e Cidadania: Um
    Estágio Profissional em Bibliotecas Francesas – Relato de
    Experiência

    – Maria Ione Caser da Costa
    Um Olhar sobre Sistemas: considerações acerca do Sistema
    Nacional de Bibliotecas Públicas e do Sistema Nacional de
    Arquivos

    – Debate

    Coordenadora: Sandra M. M. Domingues – FBN/SNBP
    Relatora: Bianca Lopes Siqueira – FBN/SNBP

    13:00h – 14:30h – ALMOÇO

    14:30h – 17:00h – APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

    – Maria Sônia Santos Carvalho
    Ação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de
    Sergipe

    – Salime Daige Marques e Vinícius de Carvalho Araújo
    Mato Grosso fez Bonito: Um novo conceito de Bibliotecas
    Públicas

    – Shirly Pimentel Vieira
    Diagnóstico do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais do
    Estado de Pernambuco

    – Sandra Maria de Mendonça Domingues
    Visão das Bibliotecas Públicas implantadas pela Fundação Biblioteca Nacional: Programa Livro Aberto 2004

    – Debate

    17:00h – 18:00h – RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

    – Rita de Cássia Maia e Silva Costa
    Política de preservação da
    Biblioteca Pública do Espírito Santo

    – Alzinete Maria Rocon Biancardi
    História e Patrimônio: a preservação das Coleções Especiais da
    Biblioteca Pública do Espírito Santo

    – Reinaldo Santos Neves
    A Montanha Mágica

    – Debate

    Coordenadora: Ilce Cavalcanti – FBN/CGSNBP

    Relator: Luciano de Felice Abeid – FBN/SNBP

    18:00h – ENCERRAMENTO

  38. Pessoal, QUEM TIVER INTERESSE NO CURSO À DISTÂNCIA DE BIBLIOTECONOMIA acesse o site da FATEA http://www.fatea.br e SE CADASTRE, as inscrições estão abertas para o vestibular – 2º semestre de 2009; porém como precisam atingir um número X para iniciarem o curso – só aqui nesta página já tem mais de 30 interessados – se não fizermos o cadastro não teremos chance de ver a concretude do curso e o sonho de muitos realizado!

  39. OI, SOU PROFESSORA, FORMADA EM LETRAS E PÓS GRADUADA E Gostaria de saber se a possibilidade de se fazer este curso( Biblioteconomia) a distancia, qual o procedimento que devo tomar,e se não for possivel gostaria de saber se a alguma instituição a qual eu possa procurar.
    Desde já obrigado por sua atenção.
    SANDRA BRAGANHOLO

  40. Boa Noite Pessoal,

    Seguinte, vejo a grande procura de Biblioteconomia à distância e também quero muito, então entrei em contato com a Unochapecó, que está verificando a possibilidade de oferecer o curso à distância, uma vez que precisamos estar em peso para que isso aconteça. Peço para quem estiver interessado favor enviar para o meu e-mail(jean.condher@hotmail.com)Nome completo e contato para que eu encaminhe para a UNOCHAPECÓ representando nosso interesse pelo curso. Vamos lá, aguardo o contato de todos para conseguirmos o tão esperado curso a distância de biblioteconomia.

    Um forte abraço!

    Jean

  41. Boa noite!

    Minha mae trabalha em biblioteca a 12 anos, e necessita fazer o curso de biblioteconomia, como funciona essa faculdade a distancia como devemos proceder?para começar agora no meio do ano ja da?
    agurado resposta o mais rapido possivel.
    muito obrigada!

  42. Olá!! Sou recepcionista há 15 anos num consultório médico e preciso urgentemente fazer um curso de Medicina a Distancia…Meu irmão tb é office boy numa firma de Advocacia e precisa fazer um curso de Direito a Distancia pra … Será que podem me ajudar???

  43. Ainda bem que não existe curso de Biblioteconomia a Distância. Se no presencial a matação rola solta, imagina num curso a distância.

  44. Adorei a notícia e gostaria de saber quando abre as inscrições para o curso de Biblioteconomia a distância para eu me inscrever. quero muito fazê-lo.
    Ficarei muito grata pela atenção dispensada.
    Neuza

  45. oi, gostaria muito de me inscrever, mas sou do ceará. alguém sabe me informar onde posso me increver aqui no curso de biblioteconomia a distância?
    ficarei muito grata.

  46. Sou formada em pedagogia mas trabalho numa biblioteca a 13 anos e gostaria muito de fazer um curso de biblioteconomia a distancia. Será que isso é possivel ou ainda nao tem?

    Umburanas-Bahia

  47. Olha,acho que não tem esse curso a distância!Eu gosto muito,mas fica difícil se não for a distância.será que ninguém sabe?Até agora só vi pergunta e ninguém respondeu.

Deixe uma resposta