Traité de Documentation: Le livre sur le livre

O Traité de Documentation do Paul Otlet é uma das grandes obras que são referência na Biblioteconomia, mas ninguém nunca leu. Foi muito citada para a 1ª lista dos Livros que influênciaram a Biblioteconomia. Há uns anos atrás, eu resolvi procurá-la na USP e achei registros na FEA, no IEB e na Faculdade de Direito. Fui na FEA e nenhum dos dois exemplares estava lá, não conheço o IEB direito e a Faculdade de Direito é no centro da cidade e por isso desencanei um pouco de ir atrás deste livro.
Como estou de férias e estava de bobeira, decidi ir atrás dele na faculdade de direito da USP. Consegui chegar até o livro, mas foi com certeza a biblioteca em que mais fui mal atendido em toda a minha vida. O livro é de 1934 e ainda por cima descobri que a USP só empresta livros para cópia que são mais novos que 1935… fiquei na mão…
Mas por uma grande ironia do destino, e graças principalmente ao trabalho de digitalização de obras raras, descobri que o livro está disponível para download no repositório institucional da Universidade de Ghent. Mas mesmo assim, eu tentei de noite e não consegui, mas consegui baixar de manhã, nao sei o porque disso… ele tem 200 mb, mas para quem se interessa pela história, acho que vale a pena.

Se não conseguirem baixar, deixa um comentário que eu dou um jeito de enviar…

PS. Para quem se interessa sobre o Paul Otlet, vale a pena ler a dissertação da Paola de Marco Lopes dos Santos: “O ponto de inflexão Otlet: uma visão sobre as origens da documentação e o processo de construção do princípio monográfico”, que está disponível no banco de teses da USP.

Updade: Consegui fazer o upload do livro no RapidShare.

13 pensamentos em “Traité de Documentation: Le livre sur le livre”

  1. Se ainda estiver interessado na obra e não conseguiu tirar cópias dela, tente isso por Comut(ibict), talvez vc consiga ao menos parte da obra por lá! Mesmo sendo obra muito antiga…talvez, quem sabe?!

  2. Oi, tudo bem?

    Obra muito interessante, também estou com dificuldades em abrir, teria como me enviar, por favor?

    Grata!

  3. Fiquei curiosa em conhecer o livro”Traité de Documentation” de Paulo Otlet.
    Sou estudante de Biblioteconomia da Universidade de Santa Úrsula do Rio de Janeiro.Se poder me enviar eu agradeço.

    Um abraço!!!!

  4. Gostaria de conhecer o livro “Traité de Documentation” do Paulo Otlet. Daço Biblio n IESF Campo Grande, o meu prof vai adorar também… Agradeço antecipadamente

  5. Olá tudo bem??
    Sou estudante de Biblioteconomia da UFPA, e to precisando muito dessa obra de Otlet para fazer um trabalho, se você puder me enviar ficarei muito grata.

    Biblioabraços…

  6. Faço uma pesquisa sobre Paul Otlet há quase 4 anos e achei o site de vocês muito bom. Amanhã é minha defesa de TCC sobre Otlet no universo teórico da Ciência da Informação, mas gostaria que vocês me mandassem o livro mesmo minha pesquisa estando concluída, pois não consegui baixar por aqui e realmente vale a pena!
    Estudo biblio na UNESP de Marília.
    Beijos e desde já agradeço muito.

    michelenagae@hotmail.com

Deixe uma resposta