A impressão de livros sob demanda está se popularizando cada vez mais (apesar de que aqui no Brasil uma idéia inicial não funcionou muito bem) e editoras e sites surgem por toda parte, lentamente, garantindo mais e mais fatias do mercado. Recentemente a renomada editora inglesa Faber & Faber também entrou nesse domínio. No entanto, ao contrário dos outros sites que estão em grande medida centrados na publicação personalizada, os planos da Faber era levar a impressão sob demanda para uma parte do mercado, que devido às formas tradicionais de publicação, simplesmente deixou de ser qualquer tipo de mercado: os livros que não são mais editados. Faber Findes é o nome do serviço e acaba de ser lançado com um repertório inicial de mais de 100 títulos, com mais a serem adicionados em breve.
Além disso, o projeto apresenta algo bastante interessante: cada livro possui seu próprio desenho de capa, distinto de qualquer outra capa a ser produzida. E essas capas são confeccionadas automaticamente no processo de impressão.
O trabalho técnico consistiu da criação de um conjunto de desenhos simétricos e um software capaz de realizar infinitas combinações a partir desses desenhos para confeccionar as capas.
Eis o resultado:
Deixe uma resposta