Omeka: open source para exibições online

Está disponível uma nova versão do software Omeka, desenvolvido para que bibliotecas e museus possam criar arquivos e exibições online. Grátis e open source. É uma espécie de WordPress para acervos digitais..bom, bonito e barato.

Vem com toda a papagaiada necessária, Dublin Core, plugins, rss, temas, etc. O Omeka é um projeto do Centro de História e Novas Mídias, da George Mason University.

A proposta é simples. Os desenvolvedores perceberam que bibliotecas e museus que disponibilizam coleções digitais não querem apenas empurrar uma caixa de busca aos seus visitantes ou uma navegação em ordem crescente-decrescente. A idéia é criar exibições que guiem as pessoas através de uma curadoria elegante dos objetos incluídos na base de dados.

Já tem um portfolio interessante de instituições utilizando o software, entre elas a NYPL, com uma instalação fotográfica chamada Eminent Domain retratando a mudança do espaço urbano em Nova York.

Quando a dissertação estiver pronta, quero publicá-la nesses moldes. Me cobrem.


7 respostas para “Omeka: open source para exibições online”

  1. Olá! Você conhece alguma alternativa ao omeka? ainda não pude testa-lo mas gostaria de saber entre algumas alternativas antes de escolher uma solução para esse mesmo proposito.

  2. é uma alternativa bem interessante e madura para repositórios digitais; integra conceitos de CMS (content managemente system) e curadoria digital, facilmente expansível através de plug-ins e de aparência customizável por temas baseados em CSS. Os fãs do Dspace ‘torcem o nariz’ no começo, mas depois de uma análise técnica bem fundamentada (e não apenas no ‘achismo’) reconsideram suas opiniões. Tem uma vasta comunidade, disponível em omeka.org.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.