Repositórios digitais de acesso livre de monografias na área a ciência da informação

Achei no E-LIS . Um pouco discutível a metodologia, mas não posso deixar de divulgar o assunto:

Petinari, Valdinéa Sonia (2007) Repositórios digitais de acesso livre de monografias na área a ciência da informação.. Undergraduate thesis, Faculdade de Biblioteconomia, Pontíficia Universidade Católica de Campinas.

Resumo:

Apresenta-se a comunicação científica, seus canais de comunicação, suas fontes de informação e discute-se a disseminação da informação por meio de repositórios digitais de acesso livre. Aborda-se a formação superior no Brasil, a área da Ciência da Informação e a finalidade dos trabalhos de conclusão de curso e monografias. Investiga-se se os repositórios digitais de acesso livre de monografias podem ser uma nova ferramenta de comunicação científica na área da Ciência da Informação. Avalia-se na visão dos graduandos, egressos e docentes do Curso de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas o uso e a aplicabilidade dos repositórios digitais de acesso livre para disseminação do conhecimento científico. Verifica-se possível demanda e interesse da comunidade acadêmica para acesso digital a trabalhos de conclusão de curso, e se os docentes do curso de Ciência da Informação consideram pertinente a disponibilidade da produção científica da graduação (monografias) em um repositório digital de acesso livre. Utiliza-se como método pesquisa científica de caráter exploratório e aplica-se como instrumento da coleta de dados questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas. Tem-se como resultado da pesquisa que os docentes consideram pertinente a disponibilidade das monografias em meio digital e que há interesse da comunidade acadêmica a estoques informacionais por meio dos repositórios digitais. Conclui-se que, embora ainda não seja uma prática, o uso de repositórios digitais de acesso livre de monografias para a comunidade de sujeitos pesquisada, apresenta-se como uma nova ferramenta para disseminação da comunicação científica na área da Ciência da Informação.

4 pensamentos em “Repositórios digitais de acesso livre de monografias na área a ciência da informação”

  1. Olá! Nunca tinha entrado aqui no Blog, mas sabia de sua existência. Muito interessante, ainda mais essa conexão com Bibliotecários de diversos estados do nosso país e de fora também. Mas, ainda to no (árduo) caminho de estudantes, me faltam ainda 4 períodos pela frente, ou mais talvez. Abraços a todos. Thiago Leite, da UFPE.

  2. ADOREI….PARABÉNS BIBLIOTECÁRIOS PELO SITE…ME FORMO EM 2010…GOSTARIA MUITÍSSIMO DE PASSAR EM UM CONCURSO FEDERAL…ME ENVIEM E-MAIL SOBRE CONCURSO DAQUI PARA FRENTE.GRATA
    ROSANE

  3. Muito bom esse Blog… Parabéns a todos vocês bibliotecários, sua função em nossa sociedade da informação é muito importante… E esse artigo recomendado foi de grande valia pois eu estou em busca de bons repositórios de monografias para encontrar artigos relacionados para formar uma síntese e assim poder concluir minha revisão de literatura… Sim, também estou na árdua tarefa de concluir minha monografia… Beijos e meus parabéns…

Deixe uma resposta