Minha primeira experiência com Educação a Distância

Eu esperei terminar as primeiras matérias para falar um pouco sobre o curso de Administração que estou fazendo a distância na Universidade Federal de Ouro Preto.

Eu entrei um pouco cético quanto a uma graduação na modalidade a distância, mas estou me surpreendendo muito com a qualidade do curso, dos professores e dos serviços oferecidos a nós, estudantes.

Vou fazer uma pequena lista das desvantagens e vantagens, começando com as desvantagens:

  • Falta de contato presencial entre os alunos, pois achei que foi parte muito importante durante a minha primeira graduação
  • Sensação de que o curso não existe: é estranho, mas parece que o curso só começa a existir quando estamos no pólo.
  • Agora as vantagens:

  • Estrutura de suporte ao aluno muito superior ao ensino tradicional: Além do professor, existem em cada matéria 2 tutores a distância para auxilio e mais 2 tutores que são responsáveis pelas turmas.
  • Preparação de aula: as aulas são obrigatoriamente preparadas por ser um curso a distância.
  • Horário: é óbvio que é a maior vantagem é poder estudar em qualquer horário e em qualquer local.
  • Porém, é importante ressaltar que todas as provas são presenciais, o pólo conta com Biblioteca para apoio aos alunos e a plataforma utilizada é o Moodle.

    17 pensamentos em “Minha primeira experiência com Educação a Distância”

    1. Boa tarde,

      Fiz o curso técnico em Biblioteca escolar e gostaria de saber se existe o curso superior de Biblioteconomia à distância.

      Agradeço antecipadamente!!

      Ana Paula Galdino

    2. Sou formada em Pedagogia, mas tenho curso de auxiliar de biblioteca, porque amo trabalhar na biblioteca. Tenho interesse em fazer um curso de Biblioteconomia,mas procuro um curso a distância por falta de tempo, para frequentar um curso com aulas presenciais.

    3. Olá, também trabalho em uma biblioteca pública e tenho interesse em me especializar na área. Só teria chance de fazer a graduação em Biblioteconomia se fosse a distancia. Já dei até uma sugestão ao MEC/EAD , por email, sobre esta possibilidade de oferecer aos profissionais que já atuam nesta área e que já realizam competencias de um biblioteconomista,e porém não temos a graduação, que é o que importa.Poderiamos nos organizar para reivindicar esta oportunidade de especialização pois imagino que muitos se encontram na mesma situação que eu.

    4. Gostaria muito de fazer um curso de graduação de biblioteconomia à distancia, e venho até vocês para saber onde posso esta me escrenvendo pra fazer este curso?
      Desde ja agradeço e aguardo uma resposta.

    5. Moro em Fortaleza-Ceará. Estou à procura de um Curso de Biblioteconomia à Distância.

      Gostaria de receber informações sobre este cuirso. Quais são as atividades, quais as disciplinas, se é possível aproveitas disciplinas, enfim todas as informações necessárias.
      Agradeço,
      Júlia

    6. OI, PESSOAL ESTOU TRABALHANDO EM UMA BIBLIOTECA, MAS SÓ TENHO O ENSINO MÉDIO. O QUE EU FAÇO PARA FAZER PELO MENOS UM CURSO DE BIBLIOTECARIO À DISTÂNCIA OU QUAL O POLO MAIS PERTO P MIM. MORO EM VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE MATO GROSSO. ME AJUDEM, POR FAVOR…

    7. Sou bacharel em Administração de Empresa porém trabalho como auxiliar de Biblioteca a 10 anos, gostaria de fazer Biblioteconomia a Distância, pois moro no interior, se souberem de algum me avisem.
      Obrigada

    8. Boa Noite Pessoal,

      Seguinte, vejo a grande procura de Biblioteconomia à distância e também quero muito, então entrei em contato com a Unochapecó, que está verificando a possibilidade de oferecer o curso à distância, uma vez que precisamos estar em peso para que isso aconteça. Peço para quem estiver interessado favor enviar para o meu e-mail(jean.condher@hotmail.com)Nome completo e contato para que eu encaminhe para a UNOCHAPECÓ representando nosso interesse pelo curso. Vamos lá, aguardo o contato de todos para conseguirmos o tão esperado curso a distância de biblioteconomia.

      Um forte abraço!

      Jean

    9. Sou Bibliotecária com 33 anos prestados a esse serviço, com várias formações profissionais, estudante do penultimo ano de Curso de Licenciatura em Filosofia, gostomuito da filosofia, sou Cabo Verdeana, com responsabilidade familiar, gosto muito de fazer o curso Técnico de Professora da Biblioteca a Distancia só para completar o meu curriculum porque gosto muito desta área, não tenho possibibilidade de sair fora.

    10. Ola´Bom Dia!
      Bom, gosto muito da área de biblioteca porém não tenho curso,existe alguma alternativa de trabalhra em bibliotecas sem experiência, mesmo que seja como voluntário?

      Obrigada!

    11. ESTOU TRABALHANDO EM UMA BIBLIOTECA, MAS SÓ TENHO O ENSINO MÉDIO. O QUE EU FAÇO PARA FAZER PELO MENOS UM CURSO DE BIBLIOTECARIO À DISTÂNCIA OU QUAL O POLO MAIS PERTO PARA MIM. MORO EM VILA VELHA. FORTALEZA CEARÁ. AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE. JOELMA

      Reply

    12. gostaria de fazer o curso tecnico de biblioteconomia a distancia,trabalho na biblioteca mais só tenho o ensino médio

    13. Olá a todos. meu nome é Darlana Godoi e sou responsável na CApes pela coordenação do curso de Biblioteconomia á distância.

      O curso de Biblioteconomia encontra-se atualmente em fase de elaboração de materiais, construimos em conjunto com o Conselho Federal de Biblioteconomia o projeto pedagógico do curso e em breve daremos inicio á produção de material.

      Ainda não está definido o inicio do curso, mas posso adiantar que ele será ofertado por instituições públicas e será gratuito, ainda não definimos também em quais polos ele será ofertado, no entanto adianto que tentaremos atender o máximo de localidades possíveis.

      Qualquer dúvida estamos a sua disposição.

      darlana.godoi@capes.gov.br

      1. sou professora de escola publica lotada na biblioteca, gosto mutio do meu trabalho, quero fazer o curso de biblioteconomia. A unica opção wue conheço a ufc, julgo ser dificil de conseguir-la.
        Gostaria de informações,
        ficarei grata.

    14. Boa tarde, Tiago, tudo bem?

      Meu nome é Carmen, sou repórter do Guia de Educação a Distância, da Editora Segmento, e estou escrevendo uma matéria sobre essa modalidade de ensino: como organizar os estudos, qual é o perfil dos alunos, vantagens e desvantagens, como funciona, dificuldades etc. Li esse texto seu e por isso gostaria de entrevistá-lo para essa reportagem, se possível por telefone, para que você me conte mais sobre sua experiência. Seria possível?

      Meu prazo é essa sexta-feira até o fim do dia. Espero que você tenha interesse e disponibilidade para colaborar com a matéria. O Guia de EaD é anual e estamos fazendo o de 2012: http://www.editorasegmento.com.br/GuiasDetalhes.aspx?item=8

      Obrigada, aguardo seu retorno no email carmen.guerreiro@gmail.com ou nos telefones abaixo.

      Carmen

      Carmen Guerreiro
      (11) 3467-8538
      (11) 9440-8009

    Deixe uma resposta