IX EREBD SE/CO – Algumas considerações

Link para as outras fotos

Detalhe para a camisa rosa da CO. Não temos nenhuma foto com todos e por isso tenho que parabenizar os responsáveis por esse evento (CO, apoios e apoios externos):

João Pedro, Paloma Altran, Andréa Alves, Abraão Silva, Gilmar Ferreira, Robson Andrade, Derneval Cunha, Eliane Sales (Lily), Eva Dutra, Fábio Albuquerque, Amanda Franco, Beatriz Texeira, Daniel Oliveira (Urso), Carolina Kokumai, Verônica Marques, Roger Numao, Marília Benini, Thiago Gaudêncio, Leonardo Assis, Otávio Rossato, Patrícia de Oliveira, Rodrigo Aglinskas, Luiz Menici (Patrocinador), Suellen Cunha, Marina Dantas, Bruna Bacalgini, Alex Cardoso, Ana Carolina D´Eça e Lilian e os apoios externos:Tadashi, Daniel Meksicano (UFSC), Jonathan Faria (FESP), Josué Mineiro (UFMG), Laura Andrade (UNESP), Luan Yannick (UNIRIO), Martha Gaúcha (UNIRIO),

Espero não ter esquecido de ninguém, pois esse EREBD foi feito de façanhas que dificilmente se repetirão.

O que mais gostei: palestras com Johanna Smit(que disse que temos que adaptar as LDs as multiplas linguagens.. isso é uma visão muito diferente da concepção atual das LDs), Briquet de Lemos (uma grande aula sobre liberdade de expressão), Pablo Ortellato (com uma interessante apresentação sobre a questão dos direitos autorais), Luli Radfharer – Marcos Mucheroni e Fabiano Caruso (leiam os posts da Luana e do Web Librarian), Maria Aparecida Aquino (muito interessante)
E o melhor, foram transmitidas na web e serão disponibilizadas em breve

O que ficou a desejar: Muitos não acreditaram na qualidade das palestras e deixaram de ver as palestras acima, e ainda, perderam a chance de ver o mini curso do Luciano Ramalho sobre Bancos de dados.. foi uma oportunidade única disperdiçada

O Moreno falou sobre o WordPress, eu sobre o OJS. Como prometido, vcs podem baixar aqui a apresentação, que teve como objetivo apresentar um pouco da cultura de software livre e mostrar como instalar o OJS.

E tem as opiniões de outras pessoas que valem a pena serem confereridas: Web Librarian, Luana Coelho e o pessoal no Twitter (procure pela tag #erebd)

E que venham o EREBD N/NE (agora em Janeiro) e o EREBD SE/CO do ano que vem que será na UFG!

4 pensamentos em “IX EREBD SE/CO – Algumas considerações”

  1. Muito interessante os vídeos do evento. Outro dia fui surpreendida pela pergunta de um cliente em relação ao nosso trabalho e no resumo da mesa sobre virtualidade (blog Luana) há 2 frases que ilustram bem a dúvida em questão:

    ? Ciência da Informação é mais importante do que nunca, afinal quem irá limpar a bagunça da Internet? [Radfahrer]

    ? As pessoas não precisam de intermediários, de mediadores da informação. E agora, qual é o nosso papel? [Caruso]

    A limpeza da bagunça envolve um trabalho de mediação, então atuamos como facilitadores. A dúvida do cliente era justamente sobre a questão da independência do usuário incluído digitalmente. Qual seria nosso papel para este usuário? Acho que isso ilustra no que pensar para vender nosso peixe.

  2. As mesas redondas estavam muito boas – única ressalva quanto à (falta de) pontualidade.
    E, de fato, o mini-curso do Ramalho estava muito bom (só falta ele mandar a apresentação, como prometido) e teve só uns 6 que participaram dos dois dias.

Deixe uma resposta