WordPress para bibliotecários

Como divulgado, eu e o Tiago ministramos coletivamente um mini-curso no IX EREBD SE/CO neste último final de semana na USP.

Eu fiquei encarregado de falar sobre o como o WordPress pode ser utilizado por bibliotecários.

Normalmente, para cursos desse tipo, existem 3 tipos de abordagens: mostrar o básico para usuários leigos e sem aptidão tecnológica e acompanhá-los de perto; apresentar ferramentas que possibilitam o uso do software de forma autônoma, para usuários com aptidão tecnológica intermediária; e desenvolver soluções colaborativas e aplicar e utilizar a ferramenta em funcionalidade plena, para usuários avançados.

No caso do WordPress para bibliotecários: 1) criar um blog no wordpress.com, sugerido para bibliotecas de pequeno porte e sem recursos financeiros; 2) instalar o wordpress localmente e negociar a aplicação do software no sistema da biblioteca, seja como cms ou blog; 3) usar o wordpress como OPAC da biblioteca, usando o pacote Scriblio.

No mini-curso do Erebd ficamos no meio termo. Mostrei como fazer a instalação do WordPress usando o xampp

e a partir daí cada pessoa pode pensar a melhor forma de adaptar o WP às suas necessidades individuais ou de sua instituição. A instalação local garante toda a liberdade de configuração antes que o sistema esteja pronto para ser vendido (enquanto idéia) e possa ser incorporado pela unidade de informação (e pelos responsáveis de TI, caso o bibliotecário não tenha autonomia para fazer sozinho).

Disponibilizo aqui todo o material que usei no curso. Conceitos básico de WordPress aplicado à serviços de bibliotecas e um manual de instalação local do WordPress.

Ficou a sugestão de que a gente criasse uma lista de plugins e temas (sem contar o Scriblio, obviamente) que podem ser utilizados no WP como facilitar da vida de bibliotecários e usuários de bibliotecas. Vou levantar uma lista também de bibliotecas que utilizam wordpress, para vocês terem como modelo.

As minhas dicas de plugins são:
OpenBook Book Data, que captura as capas e metadados de livros da Open Library

WP-dTree , para quem quer trabalhar com facetadas

ICS Calendar,que pode ser usado para um calendário de eventos da biblioteca

Deixem as suas nos comentários e posteriormente atualizo o manual com a lista de plugins e temas sugeridos.

9 pensamentos em “WordPress para bibliotecários”

  1. Oi!
    Que pena, o arquivo do manual está quebrado, e me interessaria [aliás, me interessa] muito baixá-lo; dá para você repetir a manobra.
    Obrigada, um abraço.

  2. Parabéns aos Editores do BSF…site com conteúdo bem interessante!
    Sugestão: vcs poderiam abordar tb o tema bibliometria e bases de dados científicas.
    abraço

  3. Parabéns pelo trabalho, realmente muito bom… mesmo bibliotecários como eu que só têm a força de vontade pode utilizar mais essa ferramenta sem saber nada de programação…valeu!

Deixe uma resposta