Como divulgado, eu e o Tiago ministramos coletivamente um mini-curso no IX EREBD SE/CO neste último final de semana na USP.
Eu fiquei encarregado de falar sobre o como o WordPress pode ser utilizado por bibliotecários.
Normalmente, para cursos desse tipo, existem 3 tipos de abordagens: mostrar o básico para usuários leigos e sem aptidão tecnológica e acompanhá-los de perto; apresentar ferramentas que possibilitam o uso do software de forma autônoma, para usuários com aptidão tecnológica intermediária; e desenvolver soluções colaborativas e aplicar e utilizar a ferramenta em funcionalidade plena, para usuários avançados.
No caso do WordPress para bibliotecários: 1) criar um blog no wordpress.com, sugerido para bibliotecas de pequeno porte e sem recursos financeiros; 2) instalar o wordpress localmente e negociar a aplicação do software no sistema da biblioteca, seja como cms ou blog; 3) usar o wordpress como OPAC da biblioteca, usando o pacote Scriblio.
No mini-curso do Erebd ficamos no meio termo. Mostrei como fazer a instalação do WordPress usando o xampp
e a partir daí cada pessoa pode pensar a melhor forma de adaptar o WP às suas necessidades individuais ou de sua instituição. A instalação local garante toda a liberdade de configuração antes que o sistema esteja pronto para ser vendido (enquanto idéia) e possa ser incorporado pela unidade de informação (e pelos responsáveis de TI, caso o bibliotecário não tenha autonomia para fazer sozinho).
Disponibilizo aqui todo o material que usei no curso. Conceitos básico de WordPress aplicado à serviços de bibliotecas e um manual de instalação local do WordPress.
Ficou a sugestão de que a gente criasse uma lista de plugins e temas (sem contar o Scriblio, obviamente) que podem ser utilizados no WP como facilitar da vida de bibliotecários e usuários de bibliotecas. Vou levantar uma lista também de bibliotecas que utilizam wordpress, para vocês terem como modelo.
As minhas dicas de plugins são:
OpenBook Book Data, que captura as capas e metadados de livros da Open Library
WP-dTree , para quem quer trabalhar com facetadas
ICS Calendar,que pode ser usado para um calendário de eventos da biblioteca
Deixem as suas nos comentários e posteriormente atualizo o manual com a lista de plugins e temas sugeridos.
9 respostas para “WordPress para bibliotecários”
Oi!
Que pena, o arquivo do manual está quebrado, e me interessaria [aliás, me interessa] muito baixá-lo; dá para você repetir a manobra.
Obrigada, um abraço.
o arquivo não está quebrado..é um pdf, pode ser problema do seu browser. Clique com o botão direito do mouse e salve o arquivo como
Parabéns aos Editores do BSF…site com conteúdo bem interessante!
Sugestão: vcs poderiam abordar tb o tema bibliometria e bases de dados científicas.
abraço
[…] o uso do software de forma autônoma, para usuários com aptidão tecnológica inte… leia mais fonte: […]
[…] WordPress para bibliotecários – Moreno Barros dá as bases de como se implantar o WP para bibliotecas […]
Parabéns pelo trabalho, realmente muito bom… mesmo bibliotecários como eu que só têm a força de vontade pode utilizar mais essa ferramenta sem saber nada de programação…valeu!
[…] Mas um plugin para wordpress merece destaque, o Scriblio. Este plugin permite transformar o wordpress em um catálogo OPAC. Um texto com muitas informações e textos sobre o uso do WordPress para bibliotecas e do Scriblio foi publicado pelo blog Bibliotecários sem Fronteiras em 2008 e pode ser lido aqui. […]
[…] WordPress para bibliotecários – Moreno Barros dá as bases de como se implantar o WP para bibliotecas […]
[…] e do Scriblio foi publicado pelo blog Bibliotecários sem Fronteiras em 2008 e pode ser lido aqui. Veja, neste link, um exemplo do Scribilio sendo utilizado por uma […]