A Biblioteca é um espaço público

Ainda em relação a função da biblioteca, A Dai me indicou um post interessante do Tiago Dória: Yoga do laptop.

Ele cita o estudo do designer Dan Hill sobre o uso do espaço para acesso pelo wi-fi disponível na biblioteca de Queensland. Neste estudo, ele identificou uma correlação entre a força do sinal do wi-fi e o uso do espaço. Nossa realidade ainda é dura, com muitas bibliotecas que nem tem acesso a internet, quanto mais possibilitarem acesso via wi-fi, mas acredito que esse tipo de serviço valoriza a biblioteca como espaço público de convivencia social. E o estudo mostra que é importante se preocupar em criar um espaço útil, com um mobiliário confortável.

Ele fez alguns esboços interessantes das posições dos usuários:

3 pensamentos em “A Biblioteca é um espaço público”

  1. De fato…se as bibliotecas públicas oferecessem um ambiente mais agradável e confortável certamente atrairia um número maior de pessoas (usuários ou não)…passe por qualquer loja da rede Starbucks e contem quantas pessoas vcs vem por lá lendo, estudando etc….e eu tenho certeza que não é só pelo café!!!

  2. me encanta esse mundo biblioteca/ciberespaço…
    seria um luxo podermos ter essa idéia em abundância pelo nosso Brasil.
    utopia?? não, acho que nós da área de Biblio podemos fazer acontecer.
    essas coisas me fazem seguir em frente…

  3. Que existem muitas limitações financeiras, burocraticas, etc para que os bibliotecarios possam transformar as bibliotecas em locais mais dinamicos e aprazíveis não é novidade nenhuma. Mas tb falta (muita)vontade e iniciativa. Joguem pedras se quiserem…mas a maioria é muito acomodada e não está nem aí. Volta e meia aparece a noticia de alguma pessoa humilde da periferia que criou por conta própria uma biblioteca comunitaria ou coisa do tipo, onde além de livros oferecem cursos e outras atividades a comunidade. Se elas conseguem criar um espaço desse tipo do nada , me digam o porquê dos bibliotecarios não conseguirem dar uma “melhorada” em espaço que já existem!!!

Deixe uma resposta