Um ponto em que venho refletindo há um tempo com relação ao ensino de biblioteconomia no Brasil é: até que ponto um doutorado em CI é bom para formar bibliotecários? Cada vez mais temos doutores com graduação em diferentes áreas, e experiências profissionais idem, ensinando biblioteconomia e formando bibliotecários. Até que ponto isso é bom para a profissão?
Art. 6o – São atribuições dos Bacharéis em Biblioteconomia, a organização, direção e execução dos serviços técnicos de repartições públicas federais, estaduais, municipais e autárquicas e empresas particulares concernentes às matérias e atividades seguintes:
a) o ensino de Biblioteconomia;
b) a fiscalização de estabelecimentos de ensino de Biblioteconomia reconhecidos, equiparados ou em via de equiparação
E não pode ser diferente disso. Se para ser bibliotecário é preciso ser formado em biblioteconomia e ser regitrado no conselho, como se pode ter pessoas que nunca trabalharam com biblioteconomia formando bibliotecários? Claro, existem disciplinas que podem ser ensinadas por pessoas de áreas diferentes, e outras que só um bibliotecário para ensinar para os futuros. A questão é que é difícil definir quais são essas disciplinas, por um lado, e como a pós em CI já existe há um temmpo por aqui, alguns curriculos de biblioteconomia se tornaram vazios no tocante à biblioteconomia, em prol de uma pretensa formação em CI. Dia desses descobri que minha amiga secreta do BSF, Amanda, não tem no currículo a disciplina História do Livro e das Bibliotecas, tem algo parecido com isso. Pelo amor dos meus filhinhos, como se formam bibliotecários que não estudam história do livro e das bibliotecas?
Por outro lado, temos também professores “biônicos”. Que terminam a graduação, emendam com mestrado, emendam com doutorado e vão ensinar biblioteconomia. Cadê a experiência? Cadê o cotidiano do bibliotecário no ensino? Não tem.
Isso tudo, a meu ver, prejudica sobremaneira a formação dos futuros bibliotecários. Que ao terminar o curso precisam aprender a ser bibliotecários na prática, e muitas vezes não é nada fácil.
A meu ver, uma saída é ter mais profissionais nas salas de aula, independentemente de ter títulos. Vale muito mais 10, 15 anos ou mais à frente de uma biblioteca do que um pós-doutorado em CI. Estamos formando bibliotecários, e não cientistas.
Levanto a discussão nesse momento, pois é de acordo com a lei atribuição do Conselho fiscalizar o ensino de biblioteconomia. E isso definitivamente não vem sendo bem feito.
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