Akinator, melhor que bibliotecário de referência

akinator gênio nx zero

Quem já brincou com o Akinator Dog Day Afternoon buy sabe que ele é coisa do demo, do capeta, do coisa ruim. O gênio acerta tudo, é bizarro. Eu tenho medo desse jogo, sério.

Você pensa em um personagem da vida real ou ficção, e com poucas perguntas, o gênio acerta (na maior parte das vezes).

Mas até hoje eu ainda não consegui descobrir o que está por trás da dinâmica do jogo, como ele funciona tecnicamente. A home page é tosca, o design é péssimo, mas ainda assim, a base de dados parece ser super potente.

Tendo uma base de dados farta, e bons algoritmos de combinação e exclusão, é possível conseguir resultados precisos. O grande lance é que, quando o gênio não acerta, o sistema sugere que você inclua o nome do personagem que você pensou inicialmente. Ou seja, a base possui um estoque prévio, mas que é alimentada pelos próprios usuários.

Se fosse um bibliotecário de referência, o gênio cumpriria bem o seu papel. A diferença é que nesse caso o gênio não sabe exatamente o que o usuário procura (o desejo é oculto), então a partir das perguntas no processo de referência, ele seria capaz de encontrar um determinado livro, ou autor, ou qualquer coisa do tipo.

Se eu descobrisse como o sistema foi modelado, daria para adaptá-lo a um sistema de referência online, por exemplo, um chatbot.

Se bem que, se tivesse um gênio desses numa biblioteca, eu ia ter medo do consultá-lo. Freak!

8 pensamentos em “Akinator, melhor que bibliotecário de referência”

  1. Este geniozinho é muito do mal mesmo… porém, eu já pensei em várias pessoas que ele naõ acertou…hahaha, peguei ele…=P

  2. Num sei se é do meu pc, ou o que, mas esta tarja preta no lado esquerdo não ficou boa não…
    olha a amanda se metendo onde nao foi chamanda…=P

  3. o akinator ele acertou até o zé nimguem e eu tava pensando nele como é que pode só
    pode ser macumbeiro ele tambem acertou o todinho e foi mas o tredicional o que eu tava pensando e tambem acertou a minha sombra e ainda tambem ele mesmo e aida min acertou

Deixe uma resposta