Wiki na universidade

Venho desenvolvendo minha pesquisa de monografia sobre ambientes colaborativos e em como a web 2.0 vem promovendo a participação do usuário, que possibilitou mudanças de autoridade e de filosofia, seja na construção de uma enciclopédia (Wikipédia) livre, ou na produção de informação de muitos para muitos, que temos em blogs, no Digg, youtube

, etc.

Idéias criativas, confronto de pontos de vista, diferentes competências, fazem com que novas e ilimitadas possibilidades surjam em um ambiente em que a construção do conhecimento seja colaborativa. Portanto, pautado nessa filosofia, é que estou implementando em uma disciplina do curso de biblioteconomia da UFC, um Wiki que possibilite tudo isso acima citado e um pouco mais.

É uma experiência nova no curso de biblio da UFC, haja visto que a comunidade acadêmica é a mais relutante quando se trata de mudanças, sejam elas de autoridade ou de mecanismos de ensino. Porém meu orientador, o Professor Wagner Chacon, que ministra a disciplina de Planejamento de Unidades de Informação se dispôs a usar o Wetpaint como ferramenta Wiki que possibilite a elaboração de um projeto pelos alunos, em que ele possa acompanhar o desenvolvimento e administrar cada passo dado pelos estudantes.

Enfim, fica a dica do Wetpaint para quem quiser utilizar em sala de aula ou em outros ambientes que possibilitem combinar idéias e perspectivas individuais para alcançar metas conjuntas. Tenham certeza que soluções surpreendentes irão surgir.

Tutorial Wetpaint.

9 pensamentos em “Wiki na universidade”

  1. Vocês não tentaram com o pessoal de sistemas da universidade implementar uma solução wiki interna para vocês? O MediaWiki é excelente neste sentido.

    Em relação a plataformas Wikis na Web as minhas duas sugestões são estas:

    http://pbwiki.com/
    http://www.wikispaces.com/
    http://www.wikidot.com/

    O que pode ajudar bastante os estudantes é a utilização do Google Docs para redação colaborativa e supervisão do professor pela Web.

    Quando era estudante, a nossa turma fez uma experiência de produzir um trabalho de pesquisa único para toda a turma, como trabalho de conclusão e o professor cobrou apenas o relatório de acessos e contribuições ao documento no Google Docs, para verificar se todos contribuiram de alguma forma.

    Parabéns pela iniciativa e sucesso! 🙂

  2. Eu estou usando o Wetpaint pois além do Wiki é permitido também fugir um pouco da aparência convencional do wiki e ainda ter blog e outras cositas mais, agregando logo tudo num só lugar, e facilitando pros alunos.

  3. Ah sim! além disso usuários podem receber atualizações de todas as páginas ou de apenas um tópico usando feeds RSS ou por e-mail.

  4. Implementar internamente com a “ajuda” do pessoal da UFC…é pedir pra sair daqui a 10 anos. Nem para o site do DCI deram espaço, imagina pra uma iniciativa que tem que começar já.

    Mas valeu pelas dicas, vou dar uma olhada em todas. Outra que estou olhando já tem um tempo é a Wikia, mais um projeto do Jimmy Wales.

  5. Já disse pessoalmente, mas vou deixar registrado aqui: vou fazer questão de ler tua mono, pois além de acompanhar desde a escolha do tema, é um assunto que me identifico bastante e vc sabe. Quando vc falou da idéia de implementar um Wiki na disciplina de Planejamento, achei fantástico e que bom que o Chacon aprovou,pois tentei algo semelhante em outra disciplina e com outro professor, mas infelizmente não foi aceita no meu semestre, mas soube que nos semestres seguintes a idéia foi posta em prática e está sendo usada até hoje. A idéia era parecida, só que tratava-se de um blog e não de um wiki, acho que cheguei a comentar isso contigo. Espero que dê certo e permaneça, pois próximo semestre farei essa disciplina e vou adorar esse novo método. Valeuuuu, Cauê!!!!

    Ah, a profa. Ursula Blattmann, da UFSC, mantém um wiki junto com seus alunos da disciplina de Fontes de Informação, nesse caso a plataforma utilizada é o http://www.wikidot.com/
    Segue o link: http://cin5329.wikidot.com/

  6. Legal o uso do wiki nas disciplinas, é realemente um uso bem relevante dos recursos disponíveis da Web2, mas Cauê, na sua pesquisa vc pretende acordar uso desses recursos em ambientes cooporativos ou somente em ambientes acadêmicos?

  7. Airtiane, não conhecia esse wiki da prof. Ursula Blattmann. Já vai ficar aqui pra ser mais um estudado.

    Luix, vou abordar os ambientes corporativos, mas somente por alto, como exemplificação mesmo. A experiência em um ambiente acadêmico será mais norteada dentro da pesquisa, pois acompanharei de perto passo a passo.

Deixe uma resposta