Como acessar sites e blogs bloqueados na biblioteca

O professor Hamilton da UFC está promovendo uma campanha interessante:

Diga não ao bloqueio de blogs

A campanha “Diga não ao bloqueio de blogs”, que tem dois objetivos principais:
1. Conscientizar os blogueiros de que empresas, bibliotecas, faculdades e escolas bloqueiam blogs com palavras específicas na url como blogger, blogspot, blog, wordpress entre outros, sem levar em conta o conteúdo desses blogs.
2. Conscientizar os administradores de rede de empresas, bibliotecas, faculdades e escolas que nossos blogs possuem conteúdo relevante para seus colaboradores e estudantes.

vejam lá no blog a campanha detalhada

Bibliotecas em especial que bloqueiam blogs, sites, orkut, msn, estão contribuindo para a idiotização das massas muito mais do que tentando impedi-la. Acesso à informação e construção do conhecimento não se dá apenas através de formatos canônicos do conhecimento registrado.

Bibliotecários e gestores da informação que se acham imponentes o suficiente para julgar a qualidade e relevância do que circula hoje na web, e bloqueiam sites, estão jogando no lixo um dos maiores potenciais da biblioteca enquanto instituição, que é compreender as necessidades pontuais da comunidade a qual se volta, e oferecer conteúdo que faça sentido para a vida dessas pessoas.

Existem diversas maneiras de acessar sites e blogs bloqueados, especialmente para acesso à blogs (blogspot e wordpress). Entre as formas mais simples de garantir acesso, eu sugiro:

1. utilizar um proxy no browser. Procure por “proxy browser” no google e veja quais deles você consegue acessar.

2. acessar através do leitor de rss. Assine o feed do blog e pronto.

3. para sites estáticos, dá pra usar o wayback machine

9 pensamentos em “Como acessar sites e blogs bloqueados na biblioteca”

  1. Gente, só para esclarecer… A campanha não está sendo promovida por mim. Eu sou só mais um que vestiu a camisa e está passando a ideia a diante. Lá na postagem no meu blog, vocês verão que os idealizadores são outros. Grande abraço.

  2. Vejo o problema de bloqueios de sites e blogs devido a conteudos pornograficos e violencia.
    Porem, tudo depende do administrador de redes para liberar determinados blogs e sites. Pelo servidor de internet ha essa possibilidade…
    Nosso blog da biblioteca municipal de Guarulhos esta bem ativo e é do blogspot…. Ele é novo e estamos modernizando e ajustando ferramentas e informações.
    http://bibliotecaguarulhos.blogspot.com/

  3. Quando eu estudava na CEFET/UNED Sapucaia do Sul (RS) “protegeram” os computadores do laboratório a tal ponto que qualquer site que tivesse letra X não abria. Tudo por causa da palavra “sexo”.

Deixe uma resposta