Informação x Conteúdo

kumi2

Estou escrevendo um projeto de mestrado cuja proposta é estudar os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com base em preceitos de organização da informação. Os CMS (Content Management Systems) são as ferramentas de suporte em praticamente toda a World Wide Web atual.
O primeiro grande problema que encontrei foi tentar diferenciar conteúdo e documento. São palavras que se forem estudadas no contexto dos softwares e textos são tratadas de maneira genérica, se referindo a tudo dentro do sistema e muitas vezes são tratadas como sinônimos.
Do meu ponto de vista, conteúdo é mais volátil e documento mais estável. Ai até cai um pouco na interessante discussão sobre a autoridade dos blogs que estamos tendo. Acredito que os blogs tem caracteristicas mais parecidas com o conteúdo, em que há mais dinamismo, mas de certa forma é uma informação com menos aprofundamento e com um caráter mais comunicativo. Já as publicações científicas em geral tem características mais parecidas o documento. Uma publicação mais estável, porém menos dinâmica. Eu ainda quero aprofundar meus estudos sobre esses dois conceitos e assim que tiver algo mais concreto, publico aqui.

Imagem: Kumi Yamashita

4 pensamentos em “Informação x Conteúdo”

  1. uá… não entendi, um conteúdo pode estar inscrito em vários documentos diferentes, entretanto não consigo imaginar um conteúdo fora de um documento. penso aliás que o conteúdo só será instavel quando posto em um documento aberto. mas de fato a pesquisa é boa e vale um longa dissertação.

  2. Se você estiver estudando os softwares de gerenciamento de conteúdo não se esqueça de citar o Documentum da Emc2.É um bom sistema, possui uma ampla possibilidade de organização de workflow mas uma interface um tanto espartana. Nele, tudo é documento, cada um com seu id específico. Pra ele, conteúdo é o que você recupera quando faz uma busca ou um mashup.
    Visite: http://www.documentum.com/
    San.

Deixe uma resposta