Informação x Conteúdo

kumi2

Estou escrevendo um projeto de mestrado cuja proposta é estudar os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo com base em preceitos de organização da informação. Os CMS (Content Management Systems) são as ferramentas de suporte em praticamente toda a World Wide Web atual.
O primeiro grande problema que encontrei foi tentar diferenciar conteúdo e documento. São palavras que se forem estudadas no contexto dos softwares e textos são tratadas de maneira genérica, se referindo a tudo dentro do sistema e muitas vezes são tratadas como sinônimos.
Do meu ponto de vista, conteúdo é mais volátil e documento mais estável. Ai até cai um pouco na interessante discussão sobre a autoridade dos blogs que estamos tendo. Acredito que os blogs tem caracteristicas mais parecidas com o conteúdo, em que há mais dinamismo, mas de certa forma é uma informação com menos aprofundamento e com um caráter mais comunicativo. Já as publicações científicas em geral tem características mais parecidas o documento. Uma publicação mais estável, porém menos dinâmica. Eu ainda quero aprofundar meus estudos sobre esses dois conceitos e assim que tiver algo mais concreto, publico aqui.

Imagem: Kumi Yamashita

4 pensamentos em “Informação x Conteúdo”

  1. Legal, entendi o que quer dizer. Mas deixe bem claro se é possível ter um documento isento de conteúdo, e vice versa. Vai fundo, isso dá uma bela pesquisa.

  2. uá… não entendi, um conteúdo pode estar inscrito em vários documentos diferentes, entretanto não consigo imaginar um conteúdo fora de um documento. penso aliás que o conteúdo só será instavel quando posto em um documento aberto. mas de fato a pesquisa é boa e vale um longa dissertação.

  3. Se você estiver estudando os softwares de gerenciamento de conteúdo não se esqueça de citar o Documentum da Emc2.É um bom sistema, possui uma ampla possibilidade de organização de workflow mas uma interface um tanto espartana. Nele, tudo é documento, cada um com seu id específico. Pra ele, conteúdo é o que você recupera quando faz uma busca ou um mashup.
    Visite: http://www.documentum.com/
    San.

Deixe uma resposta