Clubes de leitura

Eu não sei se entendi direito a proposta, mas vou acreditar que a iniciativa é das melhores e merece ser divulgada e replicada.

Publicado no Sedentário

Baby’s Day Out download

Hoje começou a primeira etapa de um importante projeto para o estímulo da formação de novos leitores chamada Clubes da Leitura do Ceará. A ideia é formar um clube em CADA um dos 184 municípios do Estado com acervo de livros e planejamento estratégico próprio.

Por que estou postando isso? Porque estou participando desse projeto como consultor convidado pela Secretaria de Educação adicionando algo a ele que antes não havia: Cultura digital. Nessa nova proposta, eu e meu companheiro Kelsen Bravos, esperamos conseguir que cada um dos municípios crie um clube e um blog da leitura, esses servirão de comunicação e ligação entre eles, divulgando ações que possam ser replicadas, experiências, opiniões, sugestões de leitura, entrevistas, podcasts e abrindo espaço para comentários e interação. Eles estarão ligados a um grande blog agregador oficial, dessa forma os clubes não se sentirão “isolados”, nem dependerão de reuniões semestrais ou anuais para demonstrar as ações e resultados.

Essa formação vai durar até o final do ano e é formada por seis etapas, sempre com duas turmas de cerca de cem técnicos representantes dos municípios cada. Começamos com a primeira turma que está passando por dois dias de ofinicas e palestras, depois repetimos tudo para a segunda turma.

Como forma a eles poderem visualizar melhor o alcance dessas ferramentas que são os blogs e a internet. Publiquei alguns dos textos produzidos hoje com o tema Carta para o amanhã, leitura etc.

O LINK PARA VER ALGUMAS PRODUÇÕES TEXTUAIS

Esse vai ser um grande desafio pois, em geral, nossa cultura é aversa a leitura e as mudanças, mas estamos confiantes de que o esforço vale a pena.

3 pensamentos em “Clubes de leitura”

  1. Adorei a iniciativa! Basta saber se isso irá funcionar, mas eu espero que sim.
    Creio que não é só o governo que deve estar a frente disso, mas a própria comunidade deve querer esse tal “clube da leitura”!
    Como diz Milanesi “o povo tem fome de comida e não de livros”. Mas devemos parabenizar!

  2. A iniciativa é verdadeira sim. Pode confiar. O governo do Ceará e as prefeituras dos 184 municípios do estado estão promovendo a alfabetização para crianças na idade certa, ou seja, até os sete anos (embora saibamos que não há idade errada para se alfabetizar). Como não há mudança por decreto apenas, os professores estão participando de capacitações em sensibilização para leitura, contação de histórias entre outras específicas para melhor trabalharem junto às crianças. Os gestores também recebem formação específica sobre avaliação, índices, indicadores e planejamento de ações. Além disso, foram criados os cantinhos da leitura, acervo que fica na sala de aula à disposição da criançada. Os clubes de leitura não são primoritariamente voltados aos alunos, mas aos professores, pois acreditamos que a melhor pedagogia é a do exemplo.
    Daí os clubes de leitura, para promover ações de leitura entre os professores. A Internet, os blogs e todas as suas possibilidades entram como meio de aproximação, socialização e colaboratividade dos 184, pelo menos, clubes de leitura do estado.

  3. Sou formadora do eixo de Literatura do município de Morada Nova e vejo essa iniciativa do PAIC como um projeto brilhante

Deixe uma resposta