Semântica no Twitter

twitter1

Quando entramos no twitter, a tendência natural é escrever da mesma forma que estamos acostumados. Depois com o tempo é comum nos acostumarmos a usar algumas características próprias da ferramenta, pois como dizia McLuhan: “o meio é a mensagem”. Uma dessas características interessantes do twitter são as tags e a citação de pessoas. No caso das tags, usamos o #tag e no de pessoas @pessoa. Refletindo sobre isso, achei que era a primeira massificação da ideia da web semântica, uma vez que usar tags e mostrar as pessoas demonstra uma preocupação em representar aquela informação de maneira diferente. Porém o foco das tags no twitter é muito diferente das tags do delicious e por isso, minha primeira reflexão está incorreta. Um tweet da Dai ajudou a complementar a reflexão: “@trmurakami Acho legal que a tag faz parte, complementa ou por vezes é o conteúdo e não apenas o representa, classifica…”. É isso, as tags tem uma função mais complexa do que substituir o conteúdo.

Alguns exemplos:

A Tag pode ser usada para agregar opiniões sobre qualquer coisa: é possível acompanhar em tempo real as opiniões sobre uma corrida de #F1.

Há tags que dizem muito: #prontofalei #comofas #mimimi #medo #fail

A @rosana (Rosana Hermann) usou a tag #datatwitter para fazer algumas enquetes rápidas como as pessoas que seguem ela. Como por exemplo, se estavam vendo o #cqc.

PS. Fonte da imagem

Deixe uma resposta