CBBD – Atualizações

Apenas um relato do que está acontecendo no CBBD:

A palestra de abertura foi com o Prof. Emir Suaiden e a relação entre politica e informação, abordando a atuação do IBICT.

Hoje teve uma ótima palestra da Bianca Melo e do Fernando Leite sobre Acesso livre. Muito produtivo por que tivemos intervenção dos bibliotecários e sua realidade.

A tarde está tendo uma palestra do Marcus Mannarino sobre a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). O mais interessante são as parcerias que eles estão desenvolvendo, inclusive na atualização do Portal da Capes.

Em seguida, palestra do José Murilo sobre as políticas de cultura digital e o bibliotecário 2.0: nos demonstrou que o MinC está com políticas para a cultura digital muito coerentes.

No dia 07, de manha está tendo uma palestra sobre recuperação da informação na área de saúde e sobre a rede BVS/Bireme.

Depois assisti a apresentação do Gustavo Nogueira sobre a iniciativa de distribuir material científico em braille na UFS.


Uma nota em off:
Me informaram (desculpem, mas não lembro o nome) que há estudos na UAB (Universidade Aberta do Brasil) para criar o curso à distância de biblioteconomia nas federais, com oferecimento a partir de março de 2010. Vamos acompanhar.

Em breve mais atualizações.

9 pensamentos em “CBBD – Atualizações”

  1. Obrigada pelas novidades Muraka. Queria estar aí mas tive que me decidir pelo Enebd.. Você também vai estar por lá? Se sim, até dia 12!!

    Abraços!

  2. Caros Bibliotecários
    A lei 4084/62, proibe o registro nos CRBs de bacharéis que tenham obtido título a distância.
    Como na época da sanção da Lei essa modalidade era chamada de ensino por correspondência, lá está escrito dessa forma, pois significava educação não presencial.

    Muita água ainda irá rolar

  3. Alô Tiago,
    Grato pelo comentário sobre a política de Cultura Digital do MinC. Queria muito ter visto a sua apresentação sobre sistemas de gestão de conteúdos e bibliotecas. Pelo título, imagino que estamos pensando de forma alinhada, e seria muito bom contar com a sua participação no Fórum da Cultura Digital (culturadigital.br). Caso tenha interesse, mande e-mail solicitando convite.
    Abraço,
    Murilo

  4. Gostaria muito de fazer o curso superior de Biblioteconomia a distância, moro em Brasília-DF.Por a caso conhecem alguma universidade reconhecida pelo MEC que disponham o curso?

  5. Olá a todos. Gostaria de saber se alguém já tem informações sobre o proximo CBBD 2010.

    Obrigada,
    carmen

Deixe uma resposta