Softwares de Automação de Bibliotecas

Precisei fazer um levantamento de todos os softwares/sistemas de automação de bibliotecas disponíveis no Brasil e não encontrei nenhum artigo, site ou blog que tivesse uma lista confiável atualizada. A maioria dos sites que eu vi são deprimentes, eu não compraria um sistema de automação de uma empresa que nem fazer um site decente consegue.

Então a tarefa é a seguinte: enumerar os softwares e os seus sites de venda. Divididos em proprietários e open source, empresas que tenham representantes comerciais no Brasil (softwares proprietários). Se souberem de algum que não foi mencionado, usem os comentários e eu vou atualizando a lista. Mas a menção só vale se a empresa possuir um site ou uma página dedicada ao software que comercializa. Se não, convenhamos, não merece entrar na lista.

Softwares proprietários

AINFO – Embrapa
Aleph
Alexandria
Arches Lib
Argonauta
BiblioBase
Biblioshop
Biblium
BNWeb
Caribe
Dixi
GIZ Biblioteca
Informa
MultiAcervo
Ortodocs
Pergamum
Sábio
Siabi
Sophia
Thesaurus
Virtua
Zeus

Softwares Open Source

BibLivre
Emilda
Evergreen
GNUTeca
Koha
Library a la carte
NewGenLib
OpenBiblio
PHL
PMB
Scriblio

Softwares Grátis


Biblio Express

Biblioteca Fácil
BiblioteQ
Minibiblio

44 pensamentos em “Softwares de Automação de Bibliotecas”

  1. Excelente blog, no hace mucho lo descubrí y lo leo a diario. Me atrae el tema Automatización y les agradezco esta pequeña recopilación, muy útil. Aunque todos tienen sus bondades mi preferido, el mejor: Koha.
    Saludos cordiales

  2. Nossa !! muito bom Moreno! vcs tem postado cada vez mais dicas interessantes, esta será muito util. Aliás… preciso me atualizar alguns nunca tinha ouvido falar!Parabéns

  3. “(…) Eu não compraria um sistema de automação de uma empresa que nem fazer um site decente consegue”
    Na mosca! O pior é que muita gente não leva isso em conta e se deixa enganar por essas “empresas” que tratam informações como itens de supermercado.

    Sugestão: vê se o Google recupera esse post pelo assunto, pois sempre tem colegas precisando de uma lista dessas.

  4. Moreno Barros, dá licença de incluir um off topic. Fiquei intrigada com isso que acabei de ler:

    http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2009/09/02/o-samba-do-bibliotecario-doido/

    Todoprosa – Blog de literatura de Sérgio Rodrigues
    02/09/2009 – 19:35

    O samba do bibliotecário doido

    O que os livros “A condição humana”, de André Malraux, “Killer in the rain”, de Raymond Chandler, “Christine”, de Stephen King, e “The complete shorter fiction”, de Virginia Woolf, têm em comum? Foram todos lançados no ano de 1899, segundo o Google Book Search. Onze anos depois de “A fogueira das vaidades”, de Tom Wolfe.

    E o pior é que esse tipo de disparate está muito longe de ser raro na Biblioteca Universal do Google, que chega a extremos bibliográficos hilariantes como o de classificar uma edição de “Moby Dick” na rubrica Computação – informa Geoffrey Nunberg em artigo (em inglês) publicado pelo “Chronicle of Higher Education”.

    Sim, em breve todo o conhecimento produzido pela humanidade estará online. Resta saber a que preço.

    (Via Arts & Letters Daily.)

  5. Pessoal, alguem saberia me informar se no PHL é possível anexar um arquivo (.pdf por exemplo) a um documento? Ou seja, quando eu faço uma busca, aparecer um link pra eu abrir o arquivo relacionado à busca, parecido com o Hyperlink do Excel.

    Obrigado pela atenção

    1. Olá, Danilo na vrdade não estou respondendo sobre a sua dúvida do PHL, mas pra saber se vc já trabalhou na biblioteca da FECLESC?

  6. Bom dia!!

    Sou bibliotecaria e estou querendo usar o arquivoexpress para o setor de documentos de RH alguem poderia me ajudar em dizer ou enviar uma lista de instituições ou empresas que usam ?

    Muito Obrigada

  7. Gostei muito deste post. Faço curso té´cnico em informática e estagio em uma faculdade. Aqui na faculdade usam o Calímaco, gostaria de informações a respeito deste software. Se é livre, se não quanto custa a licença. Estamos pensando em fazer um projeto para automatizar a biblioteca do colégio onde estudo gostaria de dicas sobre qual melhor software para isso. Não tenho certeza se conseguiremos verba para a compra de um software pago, então, gostaria de uma opnião de um software grátis bom. Ou o menos pior pelo menos.
    Desde já agradeço a quem quer que possa me dar informações! Deixo meu e-mail para contato. wesleycbs@hotmail.com

  8. Alo malta, também senti a ausência de alguns softwares de automação de bibliotecas, por exemplo:o Eprint, Dspace,ABCD, Greenstone,etc…

  9. Olá Moreno, como vai? Uma fonte de 2002 (é de 10 anos atrás, eu sei) que vale a consulta para aprimorar a lista é esse livro: Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos : uma visão do cenário nacional. 2. ed.rev.ampl. São Paulo : Pólis, c2002. 221 p.
    Há softwares mencionados que não estão mais ativos e outros que não são muito conhecidos. Muitos não posso julgar se são bons ou não, mas acredito se vários continuem ativos e possam ser listados.

  10. Olá! Moreno Barros
    Parabéns pela iniciativa, estas listas facilitam muita o trabalho de que esta pensando em fazer automação de unidades de informação e precisam conseguir informações sobre os softwares.
    Aproveitando gostaria de fazer uma observação:
    O PHL esta classificado aqui como “Softwares Open Source”, porém ele não é totalmente aberto. Apenas os scripts que compõe o PHL são distribuídos com os códigos fontes abertos, com permissões de personalização. Lembrando ainda que ele é gratuito apenas na versão monousuário. Para usar este software em rede é necessário fazer um registro que hoje custa R$ 2.430,00.

  11. Moreno você decipou a minha grande dúvida. Mas, quero que me digam as características do BNWeB, Alexandria, BiblioExpress, BibliotecaQ e Biblivre. Agradeço de antemão a todos que poderem.

  12. Não encontro nenhum gerenciador eficaz o suficiente para instalar na biblioteca onde eu trabalho (escolar). Alguma sugestão de softwares gratuitos?

    1. Amanda,

      O Software Philos Web não é gratuito, mas com certeza é o mais completo e desenvolvido especificamente, para bibliotecas escolares e salas de leitura.

      O custo benefício dele é muito interessante e consegue oferecer suporte técnico, manutenção, backup, atualizações e Hospedagem, pois funciona em ambiente totalmente WEB via Browser e pode ser utilizado em tablet, smartphone, desktop, notebook, etc.

      A Empresa que desenvolveu o Philos Web é a Prima Informática, mesma desenvolvedora dos softwares Sophia Biblioteca, Sophia Acervo e Sophia Gestão escolar. O telefone para contato é (12) 2136-7200 ou (12) 99720-9833.

  13. Outro dia uma professora me pediu a indicação de um software monousuário compatível com Mac (Apple) para que ela possa registrar e recuperar seus livros, artigos etc. Alguém tem alguma dica?

  14. Olá Pessoal. Alguém conhece algum aplicativo que cadastre os dados dos livros a partir do ISBN, via consulta direta à base da Biblioteca Nacional? Achei um que faz isso com os ISBN que esteja na Biblioteca do Congresso americano , com cadastramento super rápido (BiblioteQ). Gostaria de uma versão tupiniquim!

  15. Estou com projeto em desenvolvimento (TCC) e achei que aqui tem muitas informações as quais me ajudam no meu texto.

  16. BOM DIA, MORENO.
    SOL DO PIAUÍ, LEMBRA DO EREDB?
    Qual sua opinião sobre o módulo educacional da TOTVS? Preciso dos teus conselhos/expertise com urgência? bjs

  17. OLÁ, BOA TARDE!
    ESTOU DESESPERADA A PROCURA DE INFORMAÇÕES SOBRE O SOFTWARE SÁBIO E NÃO ENCONTRO. INFORMAÇÕES DO TIPO PADRÃO BIBLIOGRÁFICO, FUNCIONALIDADES, CONFIGURAÇÃO NECESSÁRIA PARA RODAR..ENFIM, QUASE NADA A RESPEITO E PRECISO COM URGENCIA PARA APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO NA UNIVERSIDADE
    sE POR VENTURA ALGUÉM PUDER ME AJUDAR, SEREI IMENSAMENTE GRATA.

Deixe uma resposta