Agora vai: Biblioteconomia a distância

Segundo notícia do CFB, foi estabelecida uma parceria entre eles e a UAB para oferecer o curso de Biblioteconomia a distância, com previsão de primeira turma em março de 2010.

Este curso terá seis eixos temáticos:

1. Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação;
2. Organização e Representação da Informação;
3. Recursos e Serviços de Informação;
4. Gestão da Informação;
5. Tecnologias de Informação e Comunicação;
6. Políticas e Gestão de Unidades, Sistemas e Serviços de Informação.

Eu vejo com bons olhos a criação do curso. Sou aluno de Administração pública a distância na UFOP, que é um curso de muita qualidade. Acredito que se for bem elaborado, também será possível ter um curso de qualidade. E ainda, é uma forma de aumentar o número de matriculados em biblioteconomia e afins que segundo o censo do ensino superior são de 10.206.

Um balde de àgua fria nos que procuram este blog para saber sobre o assunto é que para ser oferecido na sua cidade, ela tem que fazer um convênio com a UAB e disponibilizar um pólo com toda a infra-estrutura necessária. Não vai ter em todo lugar e apenas algumas universidades irão disponibilizar o curso. Aos bibliotecários já formados, serão criadas vagas de tutores presenciais.

(Valeu Leandro, Márcia e Gustavo que mandaram os links para a matéria do CFB)

51 pensamentos em “Agora vai: Biblioteconomia a distância”

  1. A iniciativa é excelente mesmo. O problema são os eixos temáticos:

    1. Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação: existem fundamentos teóricos consolidados da Biblioteconomia e da CI? Pelo que eu saiba até hoje estão em busca de fundamentos.

    2. Organização e Representação da Informação: tão vago…

    3. Recursos e Serviços de Informação: um tópico válido, a galera só precisa compreender bem o que é realmente um serviço.

    4. Gestão da Informação: existe isso, mesmo? se existe é realmente necessário?

    5. Tecnologias de Informação e Comunicação: é tão vago…

    6. Políticas e Gestão de Unidades, Sistemas e Serviços de Informação: virou bagunça, misturou política, com gestão, depois entra unidades, sistemas e serviços de informação.

    Cadê o foco minha gente, por favor?

  2. n dá pra esperar que seja algo diferente da presencial. no entanto, só ser a distância já é um avanço e tanto. Mas foco mesmo só quando for curso de pós, um MBA em biblio.

  3. Na minha opinão o curso de bibliotecomia é muito tecnico e precisa de um mediador presencial, haja vista, que ao utilizar a CDD encontramos muitas barreiras e, precisa sim de um professor para nos ensinar a utiliza-la. Acredito que este curso a distância vai deixar as pessoas confusas e não formará bons profissionais, bom pra mim que aprendi o que sei hoje em sala de aula com bons mestre.

  4. Gostei dos eixos.

    1. Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação: existem fundamentos teóricos consolidados da Biblioteconomia, na CI realmente…

    2. Organização e Representação da Informação. Pense em modelos de arquitetura da informação, fluxos de informação, propostas de organização, propostas para ordenar informação… pra facilitar: catalogação e classificação.

    3. Recursos e Serviços de Informação: um tópico válido, a galera só precisa compreender bem o que é realmente um serviço e também tecnologias que podem ser utilizadas (não subestimar ferramentas e possibilidades, nem a capacidade do usuário)

    4. Gestão da Informação: A Gestão da Informação existe (lembra do controle bibliográfico?) o que não existe é Gestão do Conhecimento (isso é RH, afinal, como gerenciar conhecimento que é inerente às pessoas?).

    5. Tecnologias de Informação e Comunicação: é tão empolgante! não vamos nos restringir ao conteúdo, vamos avançar. buscar novos suportes, novas formas de interagir com os usuários, vamos planejar sistemas, ocupar o que é nosso de direito: planejamento de sistemas de informação!

    6. Políticas e Gestão de Unidades, Sistemas e Serviços de Informação: Pra saber como agir precisar planejar, política é pra isso, e gestão pra colocar em ação. Seja em unidade, sistema ou apenas na prestação de serviço.

  5. Adorei essa notícia!Obrigada por compartilhar…Por motivo de saúde deixei a faculdade de Biblioteconomia que cursava na UNIRIO,mas tenho muita vontade de terminar e com a EaD isso será possível!Valeu Tiago!You made may day!!

  6. Katyusha Souza, gostei muito das suas colocações pontuais sobre cada tópico.

    Meu questionamento sobre foco é contra a abertura excessiva para as possibilidades de atuação, e com aulas baseadas apenas em leitura de materiais e produção escrita. No final da graduação o estudante está preparado para falar que sabe fazer de tudo, mas na hora dos vamos ver vai correndo para abraçar as única coisa que é ensinado a colocar a mão na massa: CDD, CDU e AACR2.

    Profissionais sem formação acadêmica, mas que colocaram a mão na massa, estudaram por conta própria e buscaram especializações estão muito mais preparados do que os Bibliotecários generalistas. Jamais contrataria um Bibliotecário para trabalhar com Arquitetura da Informação por exemplo – só baseado em sua formação acadêmica.

  7. Achei muito bom, pois trabalho em uma biblioteca
    E NAO NADA DISSO QUE O POVO FALA DA SIM PRA FAZER A DISTANCIA AS COISA TECNICAS NAO SAO DIFICIL QUALQUER UM PODE SIM FAZER EM CASA COM ORIENTAÇÃO DO PROFESOR ON LINE EXISTE PROF. MESMO PRESENCIAS QUE FICAM MUITO A DESEJAR
    GRATA

  8. Sou aluno do curso de Ciências da Informação da Universidade de São Paulo/Campus de Ribeirão Preto. Particularmente, sou contra o ensino a distância. Estamos vendo dia a dia o fim do significado real do que seja fazer uma graduação.Acredito que fazer uma universidade não significa apenas aprender um conjunto de técnicas e no final retirar um diploma. A formação humanística que a Universidade oferece, o ensino à distância nunca será capaz de oferecer.

  9. Gostaria que me enviasse assim que possivel a data de inicio do curso de biblioteconomia.
    Desde ja agradeço
    Um abraço
    Cido

  10. Boa tarde,
    Tenho muito interesse em fazer o curso de Biblioteconomia EAD, mas até o momento não foi feito mais nenhuma divulgação quanto ao início do curso e já estamos no final de janeiro. Será que realmente vai começar neste semestre? Se alguém tiver alguma informação atualizada por favor, repassem, está muito difícil obter dados concretos quanto ao início so curso EAD.

  11. Excelente!!! a notícia. Farei este curso, com certeza!!!! Trabalho na área há bastante tempo. Sou da área jurídica, mas gostaria de cursar biblio. Como estudo para consurso, fazer o ensino à distância é ótimo. Mas farei o impossível, para aprender muito bem a área. Buscando orientação dos amigos profissionais do ramo.

  12. Boa tarde!

    Tenho interesse, alguem pode dar mais informações de como se inscrever no Curso Ead de biblioteconomia.
    Como vai funcionar, como será o método de ensino? por video conferencia, com aulas presenciais.. essas coisas..

    Abraço a todos!

    Jean

  13. Gostaria de saber sobre o curso de bibliotecoomia a distancia,se ja tem, onde, pois eu e uma amiga minha ja trabalhamos na área e nos interessa.
    Obrigada

  14. Gostaria de saber sobre o curso de biblioteconomia a distancia,qual cidade e a data do inicio do curso.
    Grata.
    Bárbara

  15. Gostaria de saber mais sobre o curso de Biblioteconomia a distancia, onde tem, valor de mensalidade e o que devo fazer para me inscrever.Desde já grata.

  16. Odiei!!!
    Coisinha + vaga,e certamente não formará profissionais capacitados…Não é com ensino à “Distancia” (mesmo!!!) que teremos Bibliotecários aptos para o mercado, a não ser que muita coisa mude. Mas como eu não costumo me enganar…

  17. GOSTARIA DE FAZER UMA GRADUÇÃO A DISTANCIA, POIS ATUO EM BIBLIOTECA ESTADUAL HA MAIS DE QUATRO ANOS, E ESTOU ENTERESSADA EM UM CURSO SUPERIOR PARA MINHA MELHOR QUALIFICAÇÃO NA ÁREA A QUAL ATUO,OU UM CURSO DE QUALIFICAÇÃO ONDE EU POSSA ESTAR POR DENTRO DO QUE FAÇO E DO QUE POSSO OFERECER A CADA ALUNO OU PROFESSOR QUE CHEGAM ATÉ MIM A CADA DIA, ESTOU APRENDENDO A GOSTAR DO QUE FAÇO, E GOSTARIA DE PODE CONTAR COM A AJUDA DESTA ENTIDADE. FICAREI MUITO GRATA SE FOR ATENDIDA.
    OBRIGADA!!!
    JADENIL (JADE)

  18. Olá!Sou formada e gostaria de saber se posso me cadastrar para assistir aulas on line, como aluna especial, uma vez que a literatua de nossa área é escassa em vídeo aulas disponibilizados na WEB.

    Obrigada!

  19. Sou bibliotecária a 20 anos tenho muita vontade fazer um curso de graduação a distância e não consigo, gostaria de receber informação se isso for possível via e-mail.

    1. Olá…
      Se puder me enviar e-mail quando souber de algum curso a distância…Moro no sul de Minas. Agradeço.
      Imaculada

  20. Quem não sabe do curso nao pode falar…o Carusso faz o que ADM? antes de falar da biblioteconomia se informe afinal somos nós bibliotecarios que disponibilizamos a informação se vc nao sabe…se informa para nao ficar feio para vc e esse seu pensamento pequeno sobre a profissão dos outros.

  21. tenho procurado tudo que encontro sobre o curso de biblioteconomia a distancia, e so encontro comentarios mas nenhuma explicação, vai o não sair o curso e quais os estados que irão oferecer alguem ja sabe ?

    1. Olá…
      Estou enviando comentários a algumas pessoas daqui pra ver se consigo mais informações.
      Aguardo notícias…
      Imaculada

  22. Sou de São José dos Campos e gostaria de saber se há a possibilidade de fazer o curso a distância de biblioteconomia.

    Desde já, agradeço a atenção.

    1. Olá…
      Também estou interessadíssima…Se souber de algo, me manda um e-mail?
      Obrigada…
      Imaculada

  23. Gostaria de ser informado sobre a formação de novas turmas para 2011. Caso positivo, informar data, duração do curso e valores.
    Agradecido,
    Frederico Falco

  24. Olá a todos. meu nome é Darlana Godoi e sou responsável na CApes pela coordenação do curso de Biblioteconomia á distância.

    O curso de Biblioteconomia encontra-se atualmente em fase de elaboração de materiais, construimos em conjunto com o Conselho Federal de Biblioteconomia o projeto pedagógico do curso e em breve daremos inicio á produção de material.

    Ainda não está definido o inicio do curso, mas posso adiantar que ele será ofertado por instituições públicas e será gratuito, ainda não definimos também em quais polos ele será ofertado, no entanto adianto que tentaremos atender o máximo de localidades possíveis.

    Qualquer dúvida estamos a sua disposição.

    darlana.godoi@capes.gov.br

  25. Boatarde!

    Gostaria de receber informções sobre duração do curso, mensalidades, forma de avaliação, conteudo de estudos, se haverá turma para 2011.
    Muito obrigado!
    Aguardo resposta.

  26. Olá, futuros bibliotecários!

    Entrei mais uma vez em contato com a Unochapecó para falar a respeito do curso de Biblioteconomia a Distância e me disseram que não está tendo muita procura. Creio que com isso a instituição nem fará muito esforço pra ofertar.
    Então façamos o seguinte: vamos nos cadastrar no site da faculdade. Agora a nossa missão é conseguir o maior número de interessados possível! Repasse esse e-mail para amigos ou conhecidos que se interessam pelo curso.

    Aqui vai o passo-a-passo para registrar nosso pedido pelo curso:

    1 – Clique no link: http://www.unochapeco.edu.br/quero-ver-na-uno

    2 – Na “caixinha” que está escrito “área de interesse”, escolha “graduação”

    3 – Na “caixinha” abaixo da “área de interesse”, clique em “sugira novo curso” e depois digitem “biblioteconomia a distância”

    4 – Clique em “avançar”

    5 – Preencha o cadastro com os seus dados e finalize o processo.

    Qualquer dúvida é só me escrever, gente.. conto com a colaboração de todos para botarmos esse curso pra funcionar! A união faz a força.. sempre!!!

    Meu e-mail é: vanessau2@msn.com

    Não esqueçam de divulgar a nossa comunidade no orkut:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105198637

    Bjs!

    Vanessa

  27. Pessoal, já fiz vários cursos à distância e presencial. O ead veio pra ficar. Mais disciplina para estudar, somente. Existem tutores capacitados para sanar as dúvidas. Dizer que um curso tem que ser presencial é pura bobagem.

  28. Preciso sber informações sobre faculdade de biblioteconomia à distância, pois tenho muito interesse já trabalho a 8 anos e tenho o curso técnico em biblioteconomia.
    Obrigada
    Maria Luzia

  29. olá, até quem fim …excelente notícia. GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA a distância. gostaria de receber maiores informações de como ingressar no curso.pois trabalho na area e sou portadora de diploma de marketing. guardo retorno.

Deixe uma resposta