Projetos sociais recebem premiação no Dia do Bibliotecário, 12 de março

Divulgo evento do CRB-8:

No Dia do Bibliotecário, o Prêmio Laura Russo será entregue aos autores dos nove melhores projetos elaborados por bibliotecários empreendedores que desenvolveram ações sustentáveis e inovadoras para benefício da coletividade. A carência de instrumentos culturais, o alto índice de evasão escolar e o aumento da violência motivaram esses profissionais a criar situações que fizessem os livros chegarem efetivamente nas mãos de pessoas carentes, como a do assentamento em Ribeirão Preto no qual as obras são transportadas como sementes em caixotes; no Jardim Ângela, zona Sul em São Paulo, em que policiais militares ajudaram a construir uma biblioteca; em Heliópolis, onde a biblioteca comunitária conta com acervo de nove mil obras para atender a 125 mil habitantes; e o projeto em seis penitenciárias paulistanas que, além de estimular a leitura, promove saraus literários desde 2004.

Iniciativa do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, o Prêmio Laura Russo foi criado em 1998 e tem como objetivo reconhecer bibliotecários, estudantes e instituições que desenvolveram ações significativas de incentivo à leitura, à pesquisa, à organização de bibliotecas e outros espaços culturais gerenciados por bibliotecários. A solenidade de entrega do IX Prêmio Laura Russo, cujo tema é o Empreendedorismo Social, ocorrerá durante a festividade no Dia do Bibliotecário, em 12 de março, às 19h, no Masp. Há exatos 30 anos, comemora-se a efeméride em todo território nacional.

Quem foi Laura Russo

Laura Garcia Moreno Russo formou-se em Biblioteconomia pela Escola Livre de Sociologia e Política e em Direito pela Universidade de São Paulo. Como bibliotecária trabalhou na Santa Casa da Misericórdia de São Paulo, na Academia Paulista de Letras e foi diretora da Biblioteca Mário de Andrade. Foi a primeira presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB 1961-1974) e do Conselho Federal de Biblioteconomia (1966-1968), editora do Boletim Informativo FEBAB (1961-1970) e da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (1973-1977). Realizou diversos estudos na França, Espanha e Argentina. Pelos seus trabalhos na biblioteconomia brasileira recebeu títulos honoríficos nos Estados Unidos e na Alemanha. Dentre os trabalhos que publicou destaca-se: A Biblioteconomia Brasileira: 1911/1962. Faleceu em 2001.

Fonte: CASTRO, César Augusto. História da biblioteconomia brasileira. Brasília: Thesaurus, 2000.

Sobre o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região tem por objetivos básicos fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário e contribuir para o aprimoramento da área e seus profissionais. A profissão de bibliotecário foi regulamentada em 30 de junho de 1962 com a publicação da Lei 4084.

O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região, que atua em todo o Estado de São Paulo, foi constituído em 16 de agosto de 1966, em uma reunião de bibliotecários, professores e representantes de escolas e de associações, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

www.crb8.org.br

Serviço

Dia do Bibliotecário e Entrega do IX Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo

12 de março, às 19h, no Masp (av. Paulista, 1.578 – Cerqueira César, São Paulo/SP)

Anexo boletim com breve apresentação dos projetos premiados.

Assessoria de Imprensa: Cristina Thimm Mirara (Mtb. 18.176)

Vale a pena conhecer os projetos vencedores.

5 pensamentos em “Projetos sociais recebem premiação no Dia do Bibliotecário, 12 de março”

  1. Parabéns a todos os profissionais de biblioteconomia e que todos continuem realizando trabalhos para a melhoria e o crescimento da nossa sociedade, pois é esse um dos objetivos da profissão, e é através dos trabalhos sociais que o profissional é visto e valorizado pelas pessoas, feliz dia do bibliotecário!

  2. Parabéns pra tds os premiados!!!
    Parabéns a tds que estiveram presente na cerimônia!
    Murakami, faltou vc lá no evento!!!abs

  3. Queridos:
    Com o maior orgulho digo que estive presente a esta maravilhosa festa e a homenagem mais do que justa a: bibliotecários(colegas), professores da FESPESP, Policia Militar e todos aqueles envolvidos com a cultura, o livro e a leitura.Sou profundamente honrada EM SER Bibliotecária Memorialista e compartilhar com meus colegas tal privilegio. Estou montando um grupo chamado Bibliotecários SEM LIMITES ( para formar pequenas bibliotecas em qualquer lugar do país.
    Forte abraço a todos desta equipe.

Deixe uma resposta