A imagem da biblioteca: lobby e relações públicas para bibliotecas

Dra. Hannelore Vogt (diretora da Biblioteca Pública Municipal de Colônia, Alemanha)
Palestra
Segunda-feira, dia 26 de abril de 2010, às 10h
UFRJ (Campus Praia Vermelha)
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Av. Pasteur, 250 – Praia Vermelha
Alemão com tradução simultânea
Entrada franca
Mais informações: Tel.: 3804 8204 / 3804 8203
bibl@rio.goethe.org

“Bibliotecas como fator de imagem!” é o slogan da Dra. Hannelore Vogt, diretora da Biblioteca Pública Municipal de Colônia. Quais abordagens, oportunidades e desafios para os bibliotecários se escondem por trás dessas palavras, serão apresentados e discutidos nessa palestra.

Trata-se da influência, persuasão e participação proativa dos bibliotecários nos âmbitos local, regional e internacional. Trata-se de fortalecer a percepção que se tem das bibliotecas através de suas ofertas. O que podemos fazer para promover essa influência, esse trabalho de lobby? Que possibilidades existem de fortalecer a posição das bibliotecas através da cooperação e do trabalho de lobby?

A palestrante apresenta uma introdução ao trabalho de lobby, discorre sobre a importância da imagem e sobre a construção de uma marca “Branding – a biblioteca, uma marca poderosa”. Aborda também temas como orientação ao usuário e ao funcionário, campanhas da biblioteca, criação de redes, cooperação entre os mais distintos parceiros, patrocínio, assessoria de imprensa e propaganda para a biblioteca. Apresenta uma visão prática dos serviços das bibliotecas públicas de Colônia e Würzburg, complementada com inúmeras sugestões, incluindo também o público de forma ativa.

4 pensamentos em “A imagem da biblioteca: lobby e relações públicas para bibliotecas”

  1. Essa foi a segunda palestra da Hannelore que fui. Ela continua ótima, dando um show!

    A mulher “põe a mão na massa” mesmo!
    Um exemplo de simpatia e competência.

    Sensacional!

Deixe uma resposta