Dicas para inauguração de biblioteca

Recebi um email e decidi publicar aqui, pois em vez de uma pessoa só ajudar, quanto mais dicas várias pessoas incluirem nos comentários, melhor.

“Olá. Trabalho como auxiliar de Biblioteca em Anápolis GO. Em Setembro será a inauguração e eu gostaria de umas ideias/sugestões legais de programação para uma semana de inauguração e divulgação nos bairros.”

Então é simples. Não sabemos muito sobre a biblioteca, mas imagino que seja uma comunitária, de médio porte. Dá pra imaginar. Coloquem em prática tudo o que vocês aprenderam em 4 anos de faculdade.

Se fosse com você, semana de inauguração da biblioteca, o que você faria? Use os comentários.

15 pensamentos em “Dicas para inauguração de biblioteca”

  1. Acho que seria legal promover eventos culturais durante essa semana, com pessoas da região (músicos, poetas, pintores, etc.). E organizar visitas guiadas à biblioteca, apresentando os serviços e mostrando como usar os catálogos e “surfar” as estantes. De repente seria uma boa organizar essas visitas por idade, dependendo do público. Se for mesmo uma biblioteca comunitária/pública, eu entraria em contato com as escolas da região para marcar essas visitas. Conversar com gente de organizações como Associação de Moradores, igrejas e cia. pode ser uma boa também.

    1. Boa Tarde!
      Meu nome é Marcia. Vamos inaugurar uma pequena biblioteca, de uma escola municipal, que será de uso dos 550 alunos de nossa escola. Por acaso você tem um modelo de cerimonial que possa me enviar? Dese já muito obrigada!

  2. Eu investiria numa boa programação cultural e em atividades que aproximassem a comunidade da biblioteca e do acervo. Criaria oficinas de artesanato, faria contação de histórias, apresentaria esquetes tendo como tema a importância da leitura, faria uma exposição que atraísse a comunidade, usando temas da atualidade como a copa do mundo. E o principal é pensar em atividades para todo tipo de público e faixa etária. E algo muitas vezes esquecido, mas extremamente importante seria a divulgação: divulgaria junto as escolas, centros culturais da cidade e faria um pedido de divulgação na rádio da cidade.

  3. Gostei muito das dicas acima, e acho uma ideia interessante também fazer “folders”, impressos em papel sulfite sobre a biblioteca, seu acervo e futuros serviços. A biblioteca pública de minha cidade, Guaratinguetá-SP, sempre tem eventos literários, e mesmo sabendo que a biblioteca não possui muitas verbas (sou amiga da bibliotecária e conheço a situação), a imaginação do pessoal que trabalha lá é livre para inventar qualquer tipo de coisa. Quando teve uma visita do autor Moacyr Scliar e outra do Ferreira Gullar por aqui, a bibliotecária e seus auxiliares providenciaram “folders” com papel sulfite reciclado, com informações sobre os autores e suas obras, atrás colocaram um pouco sobre a biblioteca pública, suas principais informações, amarraram uma fitinha bonita e ficou perfeito. Todos gostaram muito. É interessante fazer esse tipo de “lembrancinha” para os usuários pois os atrai para o prédio, fazendo com que se sintam mais importantes. Pois é exatamente assim que eles devem ser tratados.

  4. poderia ser feito uma atividade para crianças, incluindo personagens infantins contando histórias. seria uma maneira de começar incentivando a leitura.

    esse é meu projeto de extensão.

    miriam – UFPA

  5. Oláa tod@s, acho interessante a biblioteca oferecer empréstimo de mini-acervos para as comunidades mais afastadas. Para isto deve eleger um representante que faça o controle de circulação junto a comunidade. Bruna

  6. Se for em cidade de interior, vale a pena divulgar nas rádios locais, pois a audiência nesses meios é muito grande.

  7. adotei algumas sugestões, levarei para equipe e discutitemos, pois estamos próximo a inauguração da nossa biblioteca, e uma idéia que sugeri foi fazermos entrevistas com artista escritores de nossa terra, além de colocarmos balões no teto, para cada visitante furar e ganhar para frase para fazê-lo refleti sobre a mesma. A inauguração será dia 24/09, e estamos correndo contra o tempo. Agradeço pelas sugestões.

  8. Muito obrigada por tudo!! Adorei as sugestões práticas e bem próximas da minha realidade!

  9. Gostaria de uma sugestão para inauguração da nossa Biblioteca Pública em nosso distrito,ela e bem pequena e a cidade tbem,temos 5.000 mil abitantes,e não temos recursos para fazer inauguração.

  10. Adorei as sugestões. Estou organizando uma biblioteca em uma escola pública, cujo espaço é pequeno, porém acredito que será bem aconchegante e valioso à comunidade escolar.

  11. Adorei as sugestões. Estou organizando uma biblioteca em uma escola pública, cujo espaço é pequeno, porém acredito que será bem aconchegante e valioso à comunidade escolar.
    Maceió Al

Deixe uma resposta