Nesses dois últimos anos trabalhei em 2 bibliotecas públicas e visitei muitas outras. Neste período surgiram muito mais dúvidas do que respostas. Tentarei compartilhar minhas dúvidas com vocês, que podem estar com dúvidas parecidas.
Minha primeira constatação é que eu particularmente nunca vi as bibliotecas tão valorizadas como agora. Há diversas mobilizações para a melhoria das bibliotecas públicas, muitas passaram por reformas ou estão com projetos de modernização, algumas novas foram inauguradas e há um grande investimento nas bibliotecas por parte do governo federal e dos municípios.
Outra constatação é que as bibliotecas públicas não são mais a melhor opção para se fazer pesquisas escolares. Mas ainda grande parte dos recursos das bibliotecas estão mobilizadas para atender a esse público, que é cada vez menor. Com isso fica claro a necessidade de se estabelecer um novo conceito de biblioteca pública, que norteie a atuação da maioria dos profissionais que atuem nessa área. Sonho com um conceito trabalhado colaborativamente e com bibliotecários engajados, mas sei que a realidade atual não é bem essa.
Uma constatação minha é que muitos estão realizando atividades muito bacanas nas bibliotecas, mas elas são muito pouco divulgadas e os bibliotecários não se preocupam em escrever sobre suas experiências. Vi atividades de grande impacto sendo realizadas, mas como são pouco divulgadas, não serão reproduzidas por outros em outras partes e com isso, ficam limitadas a região que são realizadas.
E o contrário também é verdadeiro. Vi experiências pobres, com pouco conteúdo e pouco impacto serem muito divulgadas e copiadas.
Dessas constatações, surgem muitas dúvidas em relação a como melhorar as bibliotecas. Acho que esse é um bom início para uma troca de idéias, conforme a discussão começar a ocorrer, surgirão outros posts. Por isso, gostaria de saber um pouco da experiência de vocês. Abusem dos comentários.
Deixe uma resposta