Curso de Técnico em Biblioteconomia

divulgando: nova turma do curso Técnico em Biblioteconomia no Senac Consolação.

A idéia é que o curso seja oferecido a partir do dia 09/08, de 2ª à 6ª feira, das 19 às 22 horas.

É um curso profissionalizante. O aluno aprende como montar, organizar e manter bibliotecas, centros de documentação e informação e como atender os seus usuários.

(Carga horária mínima: 800)

Mercado de Trabalho
O Técnico em Biblioteconomia pode atuar em vários segmentos onde a informação seja absolutamente necessária, tais como: escritórios de advocacia, agências de publicidade, bibliotecas públicas, universitárias, escolares, órgãos públicos, indústrias, hospitais, empresas de comunicação, Ong’s, empresas de auditoria, consultoria etc.

Pré-requisitos
Ter concluído ou estar cursando a 3ª série do Ensino Médio.

Método
O aluno desenvolve cinco grandes projetos de trabalho que integram teoria e prática da profissão.

Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Programa
Projeto 1 – Conhecendo a Biblioteca (80 horas)
• Visitas, seminários, oficinas e outras atividades de aprendizagem para integrar os alunos ao mundo da informação e comunicação.

Projeto 2 – Bibliotecando (424 horas)
• Atividades e vivências para desenvolver as competências profissionais ligadas ao cotidiano das Unidades de Informação.

Projeto 3 – Criando e Recriando (76 horas)
• As experiências contidas neste projeto destinam-se a desenvolver competências relacionadas à organização, ao preparo do espaço físico e à comunicação visual das Unidades de Informação.

Projeto 4 – Fazendo e Acontecendo (80 horas)
• As vivências deste projeto permitirão o desenvolvimento de competências de gestão da biblioteca no âmbito do Técnico relacionadas a marketing, trabalho em equipe e cultura organizacional.

Projeto 5 – Deslumbrando o Usuário (140 horas)
• As atividades deste projeto irão garantir o suporte à excelência na prestação de serviços em Unidades de Informação

Certificação
Ao concluir todos os módulos e, comprovando a conclusão do Ensino Médio, o aluno recebe o diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Biblioteconomia, nas áreas de Comunicação e Gestão, válido em todo o Brasil.

Documentos para Matrícula
• Requerimento de Matrícula
• Documento de Identidade (fotocópia) com foto e validade nacional
• Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

149 respostas para “Curso de Técnico em Biblioteconomia”

  1. Avatar de maíra

    Quero obter maiores informações obre este curso, me interessei por ele.

    Obrigada!

    1. Avatar de claudia valerio da silva

      Gostaria de saber se tem esse curso em Campo grande Rio de janeiro.obrigada Claudia

    2. Avatar de suely costa oliveira silva
      suely costa oliveira silva

      sou professora mas adoro a biblioteca gostaria de fazer o curso

    3. Avatar de Cleuza
      Cleuza

      Ola,

      Excelente dica
      Onde posso encontrar esse curso aqui no estado do paraná
      Obrigado

      1. Avatar de Cleuza
        Cleuza

        Ola,

        Excelente dica
        Onde posso encontrar esse curso aqui próximo a Cidade de cascavel – Estado do Paraná
        Obrigado

  2. Avatar de Rosany
    Rosany

    Senac, maravilha, só resta saber se há alguma possibilidade de realizar esse curso à distância ou pelo menos,que tenha na região de Matinhos. Obrigada.

  3. Avatar de Dribook
    Dribook

    Fiz este curso em 2003…foi muito útil para a minha vida profissional. E determinou minha escolha para a graduacão. Recomendo!!!!

  4. Avatar de PatyConca
    PatyConca

    Como assim um curso técnico de 800horas habilita para montar, organizar e manter bibliotecas, centros de documentação e informação? Enquanto uma graduação exige mais ou menos umas 2000horas para formar um profissional bibliotecário…

    1. Avatar de Cleuza
      Cleuza

      Oi, tenho interesse em fazer o curso, mas acho que o senac da minha região não oferece (Braganey– PR). Também gostaria de saber se tem possibilidade de ser feito.
      desde já agradeço
      Cleuza.

  5. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Esse curso do SENAC é ótimo, já tem um tempo que forma bons profissionais, deveriamos ter mais cursos técnicos em biblio do que graduação, e o curso técnico deveria permitir as mesmas atividades que a graduação permite inclusive o CRB. É sem sentido a exclusividade ao “bacharel em biblioteconomia” que hoje está mais para bacharel em “qualquercoisa da informação”.

    1. Avatar de Alice
      Alice

      Acho que li aqui o maior absurdo da semana.. premio abacaxi para o senhor Gustavo que acha que eu que passei quatro anos e meio na Ufes para ser bacharel de qualquer coisa da informação.. acho comentarios assim de pessoas ignorantes um tremendo desrespeito ao bibliotecário graduado…é o mesmo que dizer que o Medico formado podesse ser substituído pelo enfermeiro ou um estudante como se toda a graduação desde o vestibular que essa seletiva que voce passa toda a dedicação não valesse nada.É por isso que o Brasil está assim cheio de gente querendo dar um jeitinho para não precisar estudar tanto, se dedicar tanto.. técnico é técnico você faz o curso para ter determinadas funções sendo gerenciados pelo Bibliotecário. Um abraço a todos os profissionais bibliotecários maravilhosos que são profissionais da informação e não de qualquer coisa como esse tal Gustavo falou.

      1. Avatar de moreno

        esse Gustavo, tsic tsic. francamente…

        1. Avatar de Juliana Almeida
          Juliana Almeida

          Faço minhas as palavras da Alice. A gente estuda tanto, se especializa tanto, pra chegar uma pessoa dessas e colocar um comentário infeliz desses. Deprimente.

      2. Avatar de luzia
        luzia

        Acho essa Alice muito arrogante, por se dizer profissional, mandando abacaxi para o Senhor Gustavo, se ele quer ajudar as pessoas que não tem tempo de estar estudando tempo integral, vai enfrente, conheço muitos proficionais, de competencia que estudou a distancia e são ótimos no que faz.
        ME ENTERECEI NO CURSO SOU AUXILIAR DE BIBLIOTECA, NA PREFEITURA E NÃO TEMOS NENHUMA FORMAÇÃO NA AREA, SERIA MUITO BOM SE TIVESSEMOS ESSA OPORTUNIDADE.
        MESMO NÃO TENDO QUATRO ANOS E MEIO NA UFS, EU NUNCA DEIXEI DE ATENDER AS NECESSIDADES NO MEU SETOR, SEMPRE CUMPRIR MUITO BEM O MEU TRABALHO.GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSE CURSO, O SENAC TÁ ALI É PRA NOS AJUDAR MESMO.DEIXA ESSAS PESSOAS PRA LÁ QUANTAS FACUDADES A DISTANCIA EXISTEM E NUNCA FOI INPENCILIO NA VIDA DE NENHUM PROFICIONAL.ME DE RESPOSTA ME ENTERECEI.

        1. Avatar de moreno

          não que eu me importe com a vernácula, acho competência das menores necessárias. mas esses erros de português é o que faz a turma do bibliotecários melhores que técnicos vibrar de alegria

          1. Avatar de Adriana Cervelli
            Adriana Cervelli

            Hummm… pura verdade!

          2. Avatar de Deivison
            Deivison

            Essa garota assassina o português.Pelo amor de Deus,vá estudar mais.

          3. Avatar de Maiara Ausani
            Maiara Ausani

            Meus caros, o profissional é que faz o seu sucesso buscando o conhecimento, meu chefe é autodidata em corel e photoshop, criação de sites. Cada um é responsável por si ora com o diploma de técnico ou bacharel, a Luzia disse que não tem nenhum curso na cidade onde mora e o curso de técnico de biblioteconomia do Senac supriria a necessidade. Estou prestando vestibular para técnico em biblioteconomia aqui em porto alegre pela IFRS, mas no momento que abrir as vagas para o curso de Biblioteconomia da UFRGS vou fazer também. temos que parar de menosprezar uns aos outros… Temos que respeitar as pessoas ao nosso redor…

            1. Avatar de Ângela
              Ângela

              Maiara, parabéns pela resposta! Aliás quem possui uma graduação deveria ser mais sábio em suas respostas, regadas com humildade. Concordo plenamente contigo, valeu garota!

        2. Avatar de Vania
          Vania

          Arrogante eu diria que é você Luzia e Gustavo. Primeiramente, falta de tempo pra estudar para mim é desculpa esfarrapada. Eu estudei por 5 anos, ao mesmo tempo em que cursava Bibliotoconomia trabalhei no comércio e Colégios Particulares e ainda consegui fazer todos os estágios (lembrando que existem os estágios e estágio obrigatórios) todo mundo faz sacrifícios em nome da educação, portanto não me venha com desculpinhas como quem não tem tempo de estudar. Coloque o Gustavo para gerenciar uma biblioteca sozinho e veremos como ele me sai, com um curso técnico em biblioteca (não desmerecendo o curso, muito pelo contrário é muito bom pra quem tem curiosidade e apreço pela Profissão Bibliotecário, afinal nós Bibliotecários também não somos nada sem nosso Técnicos e auxiliares). Hoje o Bibliotecário não é um mero ratinho de biblioteca e sim aquele que gere, dissemina e compartilha informação nos seus diversos meios, com seus diferntes tipos de usuários e possue uma ampla visão de educação e cultura.

        3. Avatar de Maria Vicentina
          Maria Vicentina

          Que comentário absurdo. É triste ver pessoas querendo se dar bem de qualquer jeito.Mais respeito com a ação bibliotecária, que se fosse tão simples,seria acessível a qualquer pé-de-pau, por aí.Mas isso é culpa da educação desse país, que em vez de valorizar a inteligência e quem gosta realmente de estudar,investe em “alternativos” para quem não está nem aí,mas conseguem empregos políticos,pertubando a competência dos bons, e criando os maus profissionais como esse Gustavo.My God…

        4. Avatar de Yara
          Yara

          Colega, a Alice não foi arrogante e nem desrespeitou ninguém. Ela apenas defendeu sua profissão. Coisa que todo bibliotecário de verdade,faria. Você pode ter feito um ótimo curso técnico, ser uma ótima auxiliar, mas NÃO É uma bibliotecária. Simples assim. Se quer ser bibliotecária e ser respeitada como tal, faça como todos:faça graduação. O Gustavo foi desrespeitoso,sim.

        5. Avatar de Dih Fabiano
          Dih Fabiano

          Estava lendo com atenção, mesmo do depois do “vai enfrente”.
          Parei no “ENTERECEI”.
          Agora é sério: tem espaço pra todo mundo, um não precisa desmerecer o outro como fez o Gustavo. Chamar bibliotecários de pessoas formadas em “qualquer coisa dá informação” é ofensivo e desnecessário.

          1. Avatar de monica cabral
            monica cabral

            Ofensivo e desnecessário mesmo!!! Triste isso!!!

      3. Avatar de Andréa Alves Lima

        Alice , boa resposta para Gustavo.

    2. Avatar de Amanda
      Amanda

      O blibliotecário não se transforma em “qualquer coisa da informação” por conta do exclusivismo que o bacharelado lhe impõe, apenas é direcionada uma nova visão ao profissional, a de gestor da informação, ao invés de rato de biblioteca. É essa visão nova que permite a dismistificação do nosso trabalho.

      1. Avatar de information_knowing
        information_knowing

        Acho engracado esse debate, parece que o prego esta reclamando do martelo!!!

        1. Avatar de Ângela
          Ângela

          Também acho um absurdo alguém querer reclamar ou dizer o que o outro deve estudar ou fazer. Lamentável.

    3. Avatar de Yara
      Yara

      Você deve estar de brincadeira, né? Como curso técnico deve permitir as mesmas atividades da graduação, inclusive o CRB se a graduação exige quantidade maior de horas? Tenha dó. So porque você fez o curso técnico, que na sua avaliação é bom, não deve querer ter as mesmas prerrogativas de um bibliotecário.

  6. Avatar de Rosana Paiva
    Rosana Paiva

    Gostei da idéia e gostaria de saber se existe a possibilidade de ser feito online (á distância) ou se a cidade de Barão de Cocais-MG, irá sediar o curso.

  7. Avatar de Jacimery gutemberg
    Jacimery gutemberg

    Oi, tenho interesse em fazer o curso, mas acho que o senac da minha cidade não oferece (São Luís – MA). Também gostaria de saber se tem possibilidade de ser feito oline.

  8. Avatar de Concebida Lima
    Concebida Lima

    Será que vai demorar ter curso técnico para medicina, direito e outros? Já que o negócio é esculhambar, como estão fazendo com a educação, avacalhem logo tudo!!!
    Isso é Brasil.

    1. Avatar de Neuza Rodrigues
      Neuza Rodrigues

      Faço minhas, com o devido respeito, as palavras de Concebida Lima: será que ainda demora a “legalização” de cursos como Engenharia, Direito, Medicina, fisioterapia e tantos outros pelo sistema EAD??? Do jeito que o ensino superior está sendo banalizado, acredito que em breve poderemos ter todos estes profissionais graduados á distância. Só me resta lamentar pelo futuro que nos espera!!!!!!!

  9. Avatar de Marco Oliva
    Marco Oliva

    @Gustavo

    Ciência da Informação está estreitamente relacionada com outras ciências (exemplos: Arquivologia; Biblioteconomia; Museologia), ou seja, oferece polivência em Gestão da Informação.

    Depois do Bacharelato, o(a) cientista da informação poderá aprofundar os seus conhecimentos (em por exemplo: Biblioteconomia) fazendo Pós-Graduação.

    1. Avatar de Marco Oliva
      Marco Oliva

      Correção: polivalência

  10. Avatar de MARCILENE IZIDORO DE ASSIS
    MARCILENE IZIDORO DE ASSIS

    MORO EM IPATINGA MG,ME FORMEI EM MATEMATICA, PRECISO URGENTE FAZER UM CURSO NA AREA DE BIBLIOTECA.MASSÓ POSSO A DISTÃNCIA.ONDE E COMO FAZER.VALOR DO CURSO??? FORMA DE PAGAMENTO.ESPERO ANCIOSAMENTEA RESPOSTAS..BJS

  11. Avatar de Ana

    Gostaria de fazer um curso de bibliotecaria.

  12. Avatar de Thais
    Thais

    Eu gostaria de saber o valor .
    Estou super interessada e gostaria de ingressar em 2011 . Desde já agradeço pela informação .

  13. Avatar de Deiriçand Gonçalves Silva
    Deiriçand Gonçalves Silva

    Olá, Gostaria de receber informações sobre o curso técnico de bibliotecomonia, do Senac SP, e se é reconhecido pelo
    MEC.
    Obrigada

  14. Avatar de Liris
    Liris

    Estou interessada neste curso pois sou bacharel em Secretáriado executivo e vejo esse curso como complemento a minha graduação, percebo que o campo vem crescendo timidamente, a perguanta é:
    Só no campus da consolação que tera este curso? qualo valor para 2011?

  15. Avatar de wallace da silva neves
    wallace da silva neves

    Gostaria de saber se esse curso está localizado em MG na região de BH. Eu me enteresei por esse curso e estou tentnado encontra o curso voltada a Biblioteconomia eu admiro muito esse trabalho. Mas, eu não terminei o estudo e pelo que li no seu perfil realmente eu fiquei desapontado com isso, mais eu quero e vou conseguir cursa esse curso é tudo o que eu preciso nesse momento.

  16. Avatar de Karin Bezerra
    Karin Bezerra

    Nova Turma!!!!
    SENAC/SP – Consolação
    Técnico em Biblioteconomia – Curso Completo
    É um curso profissionalizante. O aluno aprende como montar, organizar e manter bibliotecas, centros de documentação e informação e como atender os seus usuários.

    Aulas: Início: 14/03/2011 e término: 14/03/2012
    Horário: De Segunda a Sexta das 8:00 às 12:00
    Carga Horária: 800horas

    Maiores Informações:
    No site: http://www.sp.senac.br/
    ou
    Senac Consolação
    Rua Dr. Vila Nova, 228 – SÃO PAULO – SP
    CEP:01222-903
    Telefone:(11) 2189-2100
    Fax:(11) 2189-2150
    e-mail:co********@sp.br

    1. Avatar de Celia Maria
      Celia Maria

      Qual o valor do curso de biblioteconomia no SENAC hoje. Sei que já começou, mas estou interessada.

  17. Avatar de inacia tonaco
    inacia tonaco

    QUERIA IRFOMAÇÃO SOBRE ESSE CURSO BIBLIOTECNOMIA, MORO EM LUZ A 200KM E BH

  18. Avatar de izaédina
    izaédina

    adoraria fazer esse curso,primeiro o tecnico depois talvez a faculdade,mas queria saber se em Franca-SP, tem esse curso, pois moro em Pedregulho, e aqui é complicado,não tem nada disso, temos que nos deslocar até Franca se quiser estudar…muito obrigada!

  19. Avatar de Distinto Garcia
    Distinto Garcia

    Há interesse de 4 técnicos fazer um curso presencial sobre a gestão de bibliotecas e centros de documentação,
    Os mesmos funcionam numa empresa que está em Angola.O curso é pelo menos 15 dias.
    Gostariamos de sber vossa disponibilidade, quando e quanto custaria o mesmo.

    Obrigado e espero por resposta urgente

  20. Avatar de keila rodrigues
    keila rodrigues

    quero saber se nesse ano de 2011 tem esse curso no senac

  21. Avatar de Euler Santos
    Euler Santos

    Não trabalho na área de biblioteconomia, mas não é necessário para saber que em qualquer que seja a profissão existem aqueles que têm uma formação de auxiliar a um profissional um nível acima. Assim como o graduado em qualquer ramo de atividade deve submeter-se ao pós graduado, tanto na função, quanto ao salário, o que é justo, o técnico deve sim submeter-se ao graduado, o que é apenas uma questão não só de justiça, quanto de lógica. Ao invés do técnico estar engalfinhando-se com o graduado, ou vice-versa, os dois devem é procurar unirem-se em torno de um mesmo objetivo e procurarem, assim como em outras profissões, buscar, cada um aperfeiçoar-se, valorizando a atividade e buscar galgar melhor formação em prol de si mesmos e da sociedade.

  22. Avatar de Lucia Elena Arantes

    Me enteresei muito pelo,curso.gostária de saber se vai ter este ano,ja trabalho como auxiliar de bibliotecário. peço por favor me enviei se no senac de uberaba esta aberta as escrições.

  23. Avatar de Lucia Elena Arantes

    Quero fazer,desejo mais informações.

  24. Avatar de Leidi
    Leidi

    Me interessei pelo curso de biblioteconomia queria saber se no espiritoo santo ja tem no municipio de aracruz ou joao neiva? e quanto custa

  25. Avatar de FLAVIA RAMOS
    FLAVIA RAMOS

    Olá. tenho muito interesse em fazer este curso;gostaria de saber se terá a distancia pois meu Município não tem senac. Aguardo resposta. Obs acho muito chato esse bate “tecla” dos graduados com tecnicos, afinal graduados são graduados e resto é resto.

  26. Avatar de elidia dos santos

    Olá. tenho muito interesse em fazer este curso Tecnico de bibliotecario gostaria de saber se tem a distancia pois meu Município não tem senac. Aguardo respostam e mto obrigada.

  27. Avatar de fábio sousa
    fábio sousa

    Quero obter maiores informações obre este curso, me interessei por ele.
    obg..

    1. Avatar de zailde macedo dias
      zailde macedo dias

      Oi, Adriana, sou Zailde, moro em Resende R.J estou quase que na situação que voc, a diferença é que aqui tem
      SENAC, só não tem o curso.Eu preciso muito dele!um abraço fraterno
      Zailde.

  28. Avatar de ADRIANA SILVA
    ADRIANA SILVA

    tENHO INTERESSE NO CURSO TÉCNICO EM BIBLIOTECÁRIO PODE ME INFORMAR SE AS INCRIÇÕES ESTÃO ABERTA E COMO DEVO FAzer?

  29. Avatar de ADRIANA SILVA
    ADRIANA SILVA

    mas as inscrições no senac em são paulo já estão abertas?

  30. Avatar de ADRIANA SILVA
    ADRIANA SILVA

    sim sei que no senac este curos está disponmivel porém pode me dizer se as vagas foram abertas para novas incrisções no curos de bibliotecário ?

  31. Avatar de Juliana Parreira de Almeida
    Juliana Parreira de Almeida

    Gostaria de saber se esse curso está disponível em Belo HOrizonte.
    Grata.

  32. Avatar de inajá santos ferreira
    inajá santos ferreira

    OI,BOA TARDE EM 2012 VAI TER O CURSO NO SENAC.OBRIGADA

  33. Avatar de inajá santos ferreira
    inajá santos ferreira

    ERREI.E DO SENAC DE SERGIPE VAI TER.

  34. Avatar de Elaine

    Sou do Paraná, vai ter o curso de biblioteconomia porque me interessei.boa tarde.

  35. Avatar de Rita Ferreira
    Rita Ferreira

    quero sabaer maiores informações sobre este curso pois tenho muito interesse nele.valore tempo de duração etc… aguardando resposta com urgencia

  36. Avatar de CARLOS
    CARLOS

    alguem pode me ligar para medar maiores informações sobre este curso .

  37. Avatar de CARLOS
    CARLOS

    esqueci de por o numero (051)84620563

  38. Avatar de Maria Aparecida
    Maria Aparecida

    Sou auxiliar de biblioteca a 13 anos, sempre quiz fazer o curso técnico em biblioteconomia, mas não tem este curso no SENAC em Curitiba. Quando tiver sou a 1º da fila para faze-lo, também se tiver o un-line será benvindo.

  39. Avatar de Rosa Clara de paula Roriz silveira
    Rosa Clara de paula Roriz silveira

    Oi, tenho interesse em fazer o curso, mas acho que o senac da minha cidade não oferece. Também gostaria de saber se tem possibilidade de ser feito oline. Trabalho na Bibliotecade uma escola particular, sempre quiz fazer o curso técnico em biblioteconomia.

  40. Avatar de Rosa Clara de paula Roriz silveira
    Rosa Clara de paula Roriz silveira

    Sou auxiliar de biblioteca a 2 anos sempre quiz fazer o curso técnico em biblioteconomia, mas não tem este curso no SENAC em Itaperuna/RJ. Quando tiver sou a 1ºaluna da turma.também se tiver o un-line será benvindo, ficarei esperando noticias.

  41. Avatar de Maria Vicentina
    Maria Vicentina

    Sou auxiliar administrativo e responsável pela biblioteca pública de minha cidade há 22 anos. Já fui avaliada pela Fund.Getúlio Vargas e aprendi o meu ofício estudando através do autodidatismo. Mesmo assim gostaria de possuir um diploma como bibliotecário, mas só posso estudar à distância.A minha crítica é que no momento em mais de 200 bibliotecas estão sendo dinamizadas pelo governo de MG, não é facilitado cursos na área.E ainda cobram das prefeituras, o profissional formado em biblioteconomia. Como?

  42. Avatar de inajá santos ferreira
    inajá santos ferreira

    oi,boa noite quero saber do curso de biblioteconomia se vai ter no senac.

  43. Avatar de Maria da Silva
    Maria da Silva

    Quero saber quando começa o curso tecnico bibliotecomania e qual o valor do cuso

  44. Avatar de Isabela
    Isabela

    Olá, estou muito enteressada em fazer este curso, mas antes quero saber quanto é o valor e se ele também se realizará no SENAC de Pouso Alegre, MG…
    Espero uma resposta urgente!!!
    Desde de já muito obrigada!

  45. Avatar de karla
    karla

    oi,gostaria de saber quanto tempo dura? e o preço do curso?
    obrigada!!!

  46. Avatar de Angela Fatima
    Angela Fatima

    Ola,estou interessada em fazer o curso se possivel a distâcia,na minha cidade nâo tem SENAC gostaria de mais informações,obrigada!!

  47. Avatar de Graziela Cristina Vilela
    Graziela Cristina Vilela

    OLÁ,ME INTERESSEI PELO CURSO , TEM UM SENAC EM MINHA CIDADE(LIMEIRA0 MAS INFELIZMENTE NÃO TEM O CURSO DE TÉCNICO EM BIBLIOTECONIMIA.

  48. Avatar de Graziela Cristina Vilela
    Graziela Cristina Vilela

    OLÁ,ME INTERESSEI PELO CURSO , TEM UM SENAC EM MINHA CIDADE(LIMEIRA) MAS INFELIZMENTE NÃO TEM O CURSO DE TÉCNICO EM BIBLIOTECONIMIA.

  49. Avatar de Erica Cantara
    Erica Cantara

    Gostaria de saber se posso fazer o curso on line e qual a duraçaõ do curso,qual o preço da mensalidade ,moro em Barueri…

  50. Avatar de valter ferreira santos

    moro em sao jose dos campos-sp tenho interesse de fazer o curso de auxiliar de biblioteca a distancia, gostaria de saber o preço.obrigado valter

  51. Avatar de luis carlos lopes

    pessoal, estamos vivendo em mundo cheio de hipocrisia e demagogia, que importa ter ou nao graduaçao,ser bacharel ou tecnico? cada um faça o melhor que aprendeu e pronto,sejam voces mesmo, atuem deem o melhor de si nao para impressionar outras pessoas ou querer humilha-las, quem itver condiçoes de se formar como bacharel parabens,quem porem nao tiver condiçoes façam o tecnico,mas nao sejam arrogantes nem presusnçosos,aprendam a respeitar o limite das pessoas, pensem nisso, em vez de ficarem ai se alfinetando parabenizem uns aos outros, honrem uns aos outros,nao busquem seus meritos,permitam que os outros vos louve,analisem as formas brutas de tratarem seus semelhantes. certa feita li uma frase que traduz tudo que estou passando a voces,diz assim: quando voce estiver subindo nao pise em quem esta em baixo,pois podera encontra-lo quando voce estiver descendo.
    parabens aos academicos e aos tecnicos,pois sem voces nao haveria organizaçao,zelo e boa competencia,sejam o melhor em tudo mas sem pisar nos outros. ah ja ia me esquecendo nao sao as palavras ou oratorias que faz um profissional,ninguem se destaca pela seleçao verbal ou locuçao,mas pelo desempenho e profissionalismo,cada um na sua especialidade.infelizmente ha muitos analfabetos sentados em cadeiras de doutores,empunhando uma caneta destruindo vidas,infelizmente ha muitos diplomados nescios,indoutos ocupando lugares que nao sao apropriados.mas ha tambem muitos academicos como voces que nao tem uma unica oportunidade de ocupar a devida posiçao, torço pela recompensa de cada um,pois voces merecem estender o pendao da vitoria, acreditem voces ´que sao os verdadeiros herois da padronizaçao bibliotecaria. boa sorte a todos voces.

    1. Avatar de Andreia
      Andreia

      Luis Carlos Lopes,
      Gostaria de parabeniza-lo por suas palavras.Entrei neste site por curiosidade,pois sou auxiliar de biblioteca,fiquei horrorizada com tantas ofensas e guerras de poder.Se todos tivem um pouquinho do seu pensamento o mundo seria bem melhor. Um abraço!

  52. Avatar de Mauro Barcelos
    Mauro Barcelos

    GOSTARIA DE RECEBER, MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO, POR EXEMPLO O PREÇO. MUITO OBRIGADO. Mauro, Professor.

  53. Avatar de Maria Aparecida da Silva
    Maria Aparecida da Silva

    gostaria muito de fazer esse curso de bibliotecomania será que tem limite de idade.

  54. Avatar de MANOEL MOREIRA
    MANOEL MOREIRA

    Gostaria de receber todas as informações necessárias para o ingresso neste curso, onde fazer a inscrição e se o curso é ministrado à distância

  55. Avatar de marli
    marli

    Gostaria de receber todas as informações do curso.

  56. Avatar de Marta Cristina
    Marta Cristina

    Gostaria de saber quanto custa o curso de tecnico em biblioteconomia no senac.

  57. Avatar de gilda f.de carvalho kerr
    gilda f.de carvalho kerr

    gostaria de saber si eu posso fazer esse curso a distacia

  58. Avatar de marcelo ferreirade oliveira

    gostária de fazer o curso de técnico em biblioteconomia,moro em são gonçalo,no rio de janeiro,será que posso faze-lo on line.
    Marcelo ferreira.

  59. Avatar de IVETE TOLEDO MENDES
    IVETE TOLEDO MENDES

    É MEU SONHO FAZER ESTE CURSO,SOU DE PILAR DO SUL,S.P,40KM DE SOROCABA.
    ELE ESTÁ DESPONIVEL ON LINE?,POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA,MUITO OBRIGADO.

  60. Avatar de Jô

    MEU SONHO É FAZER ESTE CURSO,SOU DE SANTA MARIA MADALENA,GOSTARIA DE SABER SE ESTE CURSO
    ESTÁ DESPONIVEL ON LINE?,POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA,MUITO OBRIGADO.
    SE PUDER MANDA PRO MEU EM****************@ho*****.com

  61. Avatar de NILMA ROSA GOMES DE LIMA
    NILMA ROSA GOMES DE LIMA

    será que ainda dá tempo de me matricular? quanto me custará por mês este curso?

  62. Avatar de Joaodoapex
    Joaodoapex

    Tanta babaquice. Tantos erros ortográficos!

  63. Avatar de alexsandra
    alexsandra

    Boa tarde!
    gostaria de saber em qual unidade de jacarépagua tem este curso
    pois me interecei e gostaria de fazer
    grata.

  64. Avatar de sonia

    Enteresso em fazer o curso de bibliotecaria
    pois ja trabalho na area. Trabalho em uma biblioteca de uma instituição de cursos tecnico. Mas em minha cidade não tem este curso. por isto gostaria de ser informada de como posso obter este curso.Para mim é mto importante te-lo. So que meu horario de trabalho as vezes dificulta para que possa realiza-lo. Pois trabalho TARDE e NOITE. E meu tempo é pouco, mas como se diz: carro apertdo que se anda. Aguardo mais informações.
    Att,
    Sônia

    1. Avatar de vanessa
      vanessa

      enteressada

  65. Avatar de cleocir
    cleocir

    achei muito interessante e gostaria de saber como faco pra fazer esse curso, o material pode ser enviado para o meu email?em minha cidade nao tem disponivel esse curso.aguardo maiores informaçoes.

    att. cleo.

  66. Avatar de TANIA MARIA SILVA BURLE
    TANIA MARIA SILVA BURLE

    Por favor, eu gostaria de saber quando vai ter nova turma do curso de biblioteconomia em Belo Horizonte MG – grata

  67. Avatar de LUZIA LOURENÇO
    LUZIA LOURENÇO

    Fiquei muito enteressada no curso e gostaria de receber mais imformações. Riachinho-MG

  68. Avatar de vanessa
    vanessa

    meeeeuuuuuuuuuuuuuuu deus seus burrooooss
    enteressados no curso??? querem trabalhar com livros e nao sabem nem escrever.
    antes disso vao ler mais!!!

  69. Avatar de vanessa
    vanessa

    enteressados kkkkkkkkkkkkkkkkk

  70. Avatar de maria boguslawski
    maria boguslawski

    parabens sr.Luis Lopes,sábias palavras e aos demais,vc ?o escreve bem se for um bom leitor para quem quer se tornar um bibliotecario está faltando leitura.

  71. Avatar de Ivone
    Ivone

    Gostaria de maiores informãções sobre o Curso de Arquivista na cidade de Osasco- São Paulo. Desde já Agradeço pela atenção. Obrigada!

  72. Avatar de Carlos
    Carlos

    Gostaria de obter informações sobre o Curso de arquivista na cidade de Osasco.

  73. Avatar de MARIA CELESTE GUIMARÃESNQUEIRA JU
    MARIA CELESTE GUIMARÃESNQUEIRA JU

    GOSTARIA DE INFORMAÇÕES MAIS CONCRETAS SOBRE O CURSO DEBIBLIOTECONOMIA A DISTANCIA. SE ALGUÉM PUDER ME INFORMAR, AGRADEÇO DESDE JÁ. OBRIGADA.

  74. Avatar de claci Beatriz
    claci Beatriz

    gostaria de fazer o curso de bibliotecaria, poderiam me informar se é possivel?

  75. Avatar de Nathalia
    Nathalia

    Gostaria de receber mais informações sobre o curso, sou de belo horizonte.

  76. Avatar de Nathalia
    Nathalia

    Gostaria de receber mais informações sobre o curso sou de Belo horizonte

  77. Avatar de Nathalia
    Nathalia

    Gostaria de receber mais informações sobre o curso em de Belo horizonte

  78. Avatar de janaina da silva fernandes
    janaina da silva fernandes

    quero saber se no senac de londrina ou cambe,tem esse curso,e tambem qual o valor

  79. Avatar de maria
    maria

    trabalho como arquivista na empresa e lá tem uma biblioteca sou louca pra trabalhar lá mais tem que ter curso de biblioteconomia mais aqui no ceará não tem queria muito que o senac daqui podesse ter esse curso

    1. Avatar de maria
      maria

      gostaria muito de obter informações desse curso por email

  80. Avatar de WALNICE FERNANDES
    WALNICE FERNANDES

    BOA NOITE.
    ESTOU TRABALHANDO DE AUXILIAR DE BIBLIOTECA. MAS QUERO FAZER O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA. JA CURSEI O SEGUNDO GRAU.SOU DE MINAS GERAIS, O CURSO TEM QUE SER A DISTANCIA. QUERIA QUE ME ENVIASSE MAIS INFORMAÇOES. SE EU FIZER O CURSO EU VOU PODER ASSINAR OU ME RESPONSABILIZAR PELA UNIVERSIDADE? MUITO OBRIGADO.

    WALNICE

  81. Avatar de ziu
    ziu

    Oi eu quero muito fazer este curso. tem em Brasília? Me ajudem a encontrar.

    Obrigada!

  82. Avatar de vanuzia
    vanuzia

    Ola gostaria de receber informações sobre este curso moro em ipojuca-pe de preferencia a distancia

  83. Avatar de MariaTeresa de S.Santos
    MariaTeresa de S.Santos

    Ola gostaria de receber informações sobre este Curso de Técnico de Bibliotecaria.

  84. Avatar de Sonia
    Sonia

    Sim, gostaria de receber informações sobre o curso

  85. Avatar de MariaTeresa de S.Santos
    MariaTeresa de S.Santos

    Meu Sonho e fazer este curso.

  86. Avatar de Jane Valpassos
    Jane Valpassos

    Estamos precisando de um estagiário(a)de biblioteconomia no Campus Avançado do IFRJ em Arraial do Cabo. Caso alguém se interesse pode ligar para o tel. (22) 2622-2496.

  87. Avatar de Tamiris
    Tamiris

    Quero muito fazer esse.curso, mas aqui no Rio de Janeiro não consigo achar. Queria fazer um técnico para ver se vou gostar e depois uma graduação. Se alguém souber aonde encontro esse curso técnico aqui no RJ me avise. Obrigada! 🙂

  88. Avatar de iracema silva bezerra
    iracema silva bezerra

    Estou residindo no estado do RJ, gostaria de saber o q posso esperar deste curso à distância,pois eu terminando um curso em administração e quero aprende mais sobre biblioteconomia p a profissão. obrigada.

  89. Avatar de Miriam

    Quero mais informações sobre o curso técnico de biblioteconomia e tambem a graduação se possível, por favor
    obrigada,
    Miriam

  90. Avatar de Miriam

    Por favor, onde posso fazer o curso de bilioteconomia do estado de Minas
    gerais e também no estado do Espirito
    santo?
    favoooo, me ajudem!!!!

  91. Avatar de Paula Cristina F. Moraes
    Paula Cristina F. Moraes

    Estou fazendo o curso de biblioteconomia no Senac é ótimo, estou na área a algum tempo e estou aprendo muito mesmo para quem se indentifica e gosta recomendo!!!!!!! deveria existir outros cursos como este!!!!!!!

  92. Avatar de Miriam

    Paula Cristina F. Moraes, por favor me fala onde é a cidade que vc esta fazendo esse curso técnico de bibioteca, pois moro em minas e estou precisando fazer esse curso.
    Obrigada
    Miriam.

  93. Avatar de Laudemir
    Laudemir

    Gostaria que me informassem sobre o curso, pois, tenho muita vontade de aprender um pouco dessa profissão. Trabalho sozinho 8 horas por dia atendendo a turma de agronomia, letras e matemática há 8 anos na biblioteca da UEMS, com um acervo de quase 20 mil livros e não tenho capacitação alguma. Não tem faculdade e nem universidade que oferece esse curso aqui na proximidade de cassilândia MS. Se tiver técnico a distância, me informem como faço para entrar em contato. Admiro quem fez o bacharel em biblioteconomia, pois, gostaria de ter a mesma oportunidade que vocês tiveram, mas, esse curso é muito escasso em algumas regiões desse país.

  94. Avatar de Mario Triani

    Vou participar de uma licitação que exige um profissional de Biblioteconomia pelo período de até 10 meses. Não precisa ser integral, pode ser organizada uma agenda desde que o projeto ande. O serviço é organizar um arquivo deslizante de uma câmara municipal entre outros.A cidade fica a 50 km de Betim.
    Interessados fazer contato por e-mail para mais detalhes.

  95. Avatar de carlos andrade
    carlos andrade

    tenho interesse neste curso aqui em sao paulo capital existe algo ? se alguem tiver informacao por favor me avisem ca********@st*.br

  96. Avatar de MARISE MIGLIOLI LORUSSO
    MARISE MIGLIOLI LORUSSO

    Preciso de candidatos a estágio do Curso Técnico em Biblioteconomia (nível médio) para trabalhar comigo. Os candidatos não poderão estar cursando o último semestre.
    Solicito divulgar a vaga, que ´precisa ser preenchida com urgência.
    Muito obrigada!

  97. Avatar de RENILDES COSTA
    RENILDES COSTA

    Gostaria que me informasse mais sobre este curso de biblioteconomia,pois trabalhei como aux.de biblioteca muitos anos agora sou coordenadora mais não tenho curso tecnico muito menos superior,gostaria de fazer urgente,o que devo fazer?

  98. Avatar de RENILDES COSTA
    RENILDES COSTA

    Gostaria que me informasse mais sobre este curso de biblioteconomia,pois trabalhei como aux.de biblioteca muitos anos agora sou coordenadora mais não tenho curso técnico muito menos superior,gostaria de fazer urgente,o que devo fazer?

    1. Avatar de J.Henrique
      J.Henrique

      Bom dia senhora Renildes Costa. Olha!Não sei se és coordenadora de biblioteca, mas enfim, se for, aconselho realmente a se capacitar em Curso de graduação em Bibliotecomia, pois a qualquer momento isso pode acarretar problemas legais à sua pessoa por praticar ilicitamente função de coordenação em biblioteca. O código de ética do profissional bibliotecário proibi essa prática e pode ser enquadrado em “crime” por exercício ilegal da profissão(coordenação), se for o caso. O governo está oferecendo bolsas parcial e integral (50% até 100%)em faculdades particulares para diversos cursos, inclusive de Bibliotecomia. Já nas universidades públicas existem os sistemas de cotas, bastando para isso você se inscrever e fazer o Enem. Digite no google: Escolas de Biblioteconomia e encontrará cursos por todo o Brasil. Ok? Espero mínimamente tê-la ajudado. Ass. Bibliotecário e Documentalista. J.H.

  99. Avatar de Zaira Cristina
    Zaira Cristina

    Eu estou tento a oportunidade de atuar na biblioteca por meio de bolsa de iniciação profissinal atráves do Istituto federal fluminenses.Estou encandada com area.A minha vondade é fazer esse curso pra aproveitar a oportunidade,a mim dada e me realizar em algo que esto me encontrando.

  100. Avatar de J.Henrique
    J.Henrique

    Caro amigo Gustavo, sintetizando meu diálogo, quero dizer-lhe que realmente fostes infeliz em suas “ignorantes” palavras. A Graduação em Biblioteconomia (Bacharelado), capacita o profissional bibliotecário a atuar em gestão e/ou gerenciamento de Unidades de informação e Documentação,etc, além de outras áreas de maior complexidade. Por isso, o Técnico não tem a formação técnica/científica necessária para o desenvolvimento de habilidades nessa área. Exemplo simples e prático, é inserir um Técnico de Enfermagem dentro de um hospital como Gerente, Supervisor,Coordenador,etc, outro exemplo, é colocar um Técnico em Mecânica para gerenciar em uma indústria substituindo o Engenheiro Mecânico. Você precisa se informar melhor para diferenciar área profissional Técnica, de Superior, que exige graduação. Ass.Bibliotecário e Documentalista

  101. Avatar de Simone
    Simone

    É deprimente ver gente que não se conhece brigando por banalidades…Na minha opinião as duas profissões se complementam porque trabalhar em biblioteca é trabalhar em equipe, ninguém é melhor ou pior do que ninguém…O curso de Técnico não para gerenciarmos uma biblioteca, mas nos explica basicamente como funciona a catalogação…

  102. Avatar de Marise Santos
    Marise Santos

    Existe a possibilidade de fazer este curso à distancia?

  103. Avatar de Larissa Barbosa
    Larissa Barbosa

    Gente, eu estou cursando terceiro ano do ensino médio, pretendo fazer o curso técnico ano que vem, e depois completar meu ensino com a faculdade de biblioteconomia, só gostaria de saber os valores, alguém poderia me dizer? E se eu conseguiria fazer todos os estágios mesmo trabalhando 8 horas por dia numa loja de fotográfica. Obrigado desde ja.

  104. Avatar de Letícia
    Letícia

    Legal, para o pessoal da região SUL o IFRS oferece o curso técnico em biblioteconomia em duas modalidades: presencial e EAD.

  105. Avatar de Clarisse Maurício
    Clarisse Maurício

    Qual é o período que acontece o curso em Fortaleza em 2015?

  106. Avatar de Angela
    Angela

    Gostaria de saber porque o Senac não disponibiliza o Curso Técnico em Biblioteca à distância. Tantas pessoas estão interessadas, seria um sucesso. Eu mesma trabalho em biblioteca como recepcionista, tenho interesse em aprender mais, na minha cidade tem Senac mas não tem o curso. Fica difícil!!!

  107. Avatar de Adriane
    Adriane

    eu tb trabalho na área e gostaria de fazer o curso

  108. Avatar de adriana cruz
    adriana cruz

    Gostaria de receber mais informaÇoes..

  109. Avatar de Izabel Norberto da Silva Pereira
    Izabel Norberto da Silva Pereira

    Gostaria de receber mais informações sobre o curso.

  110. Avatar de bibliotecario feliz
    bibliotecario feliz

    Sabe qual a diferenca entre um tecnico e um biliotecario ? kkkkkk nenhuma os dois sabem classifica , cataloga e orientar o usuario , eh soh porque um eh superior e outro tecnico , mas na real mesmo se bobea o tecnico manja mais de classificacao que o doutor biblioteca , a faca o me favor ……….. se estivessemos falando de um enfermeiro e um medico , mas bibliotecario kkkkkkkkkkkkkk eh muita comedia pro meu gosto , e a respeito sou da area e ja cursei os dois e nao faco firula do curso !!!!!!!!!

  111. Avatar de Yan
    Yan

    Boa noite, onde posso fazer o curso técnico em biblioteconomia no RJ ?

  112. Avatar de Revestirlar

    Muito bom o conteúdo e artigos . Parabéns , muito enriquecedor !
    Se possível mande informações a respeito do curso .

  113. Avatar de Yara
    Yara

    Gente,pelo amor de Deus!Aqui é o lugar para discutir questões relacionadas à área, refletir sobre os problemas relacionados à nossa vida profissional,etc. Não é o lugar que oferece cursos. Não é o lugar onde você vai obter informações sobre duração e preço dos cursos do Senac. Se é esse o tipo de informação que querem devem buscar o site da instituição que estão interessados porque aqui não terão esse tipo de informação.

    E quanto ao bibliotecário feliz…Senhor, primeiro:as pessoas não estão menosprezando os técnicos.Eles são muito importantes nas unidades de informação, alíás são fundamentais. Mas para quem diz que fez os dois cursos você mostra uma ignorância muito grande quanto ao papel dos dois profissionais.

  114. Avatar de Nilton

    Ola,

    Excelente dica
    Onde posso encontrar esse curso aqui no estado de Goias
    Obrigado

  115. Avatar de renatha
    renatha

    Boa noite, onde posso fazer o curso técnico em biblioteconomia em brasilia

  116. Avatar de Alessandra Freitas

    o curso é presencial, em que local está disponível?

  117. Avatar de Paulo Prado
    Paulo Prado

    Antes de tudo, é preciso esclarecer que a Lei 13.601/2018 regulamenta a profissão de Técnico em Biblioteconomia, ou seja, o cidadão se forma em nível médio profissionalizante, assim como um Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, etc. Para explicar melhor, temos o segundo grau normal (formação geral) e agora temos, a partir da vigência da referida Lei, um segundo grau Técnico em Biblioteconomia. Não confundamos com terceiro grau, que é para quem possui graduação numa determinada área, como a Administração, a Contabilidade, o Enfermagem e a Biblioteconomia. Portanto, enquanto os Técnicos são os profissionais de níveis médios, logo, de segundo grau profissionalizante, os Graduados, são os profissionais de níveis superiores, então, quem faz terceiro grau em Biblioteconomia, se forma em bibliotecário. Porém ambos são profissionais e cada qual tem suas atividades dentro do ambiente biblioteconômico. Ou seja, aquilo que o Técnico pode ou não fazer, assim como o bibliotecário. Mas uma coisa é certa, quem pode o mais pode o menos. O bibliotecário é o profissional habilitado para gerir a unidade de informação. É ele o profissional preparado academicamente e em termos de conhecimento das técnicas e instrumentos administrativos, das linguagens documentárias adotadas para classificar os itens que irão compor o acervo da biblioteca, dos instrumentos de marketing para a promoção dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, além de várias outras atividades específicas que só se aprendem no curso de graduação para organização, armazenamento, controle e disseminação da informação. E o Técnico é o profissional que vai auxiliá-lo em algumas atividades previstas em suas competências, conforme determinação da própria Lei, que é clara ao determinar em seu art. 4º “Compete aos Técnicos em Biblioteconomia, observando-se os limites de sua formação e sob a supervisão do Bibliotecário”. Portanto, tanto os Técnicos quanto os Bibliotecários, são agentes de grande importância, nos limites de suas competências e na colaboração do processo de ensino-aprendizagem e na formação de leitores no país, sobretudo na contribuição para o desenvolvimento e crescimento da Organização a qual a biblioteca está inserida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.